Concurso levará estudantes para visitar moderno navio de pesquisa da Marinha do Brasil
Alunos de ensino superior, médio e fundamental podem participar de disputa de redação organizada pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro
Imagine visitar um dos mais modernos navios de pesquisa do Brasil e conhecer, pessoalmente, os responsáveis por estender as fronteiras marítimas do país. Pois é essa a experiência que terão os vencedores do concurso de redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra).
Patrimônio mundial, santuário grego mais antigo que Jesus corre risco de desaparecer
Primeiro megaiate totalmente elétrico do mundo deverá ganhar as águas no final de 2024
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Em sua segunda edição, a competição permite a participação dos alunos dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e Superior de todo o Brasil.
Neste ano, o tema da redação é “Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) – O Trabalho dos ‘Bandeirantes das Longitudes Salgadas’, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil”.
Os interessados em participar podem enviar a redação pelo site do Cembra até o dia 8 de setembro. Os detalhes sobre o concurso estão disponíveis no regulamento.
Visita ao navio de pesquisa
Os textos serão avaliados por uma comissão e os primeiros colocados de cada nível escolar ganharão um tablet, bem como a oportunidade de conhecer o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”.
A embarcação, pertencente à Marinha do Brasil, é considerada um dos dez mais bem equipados navios de pesquisa do mundo e realiza comissões em apoio ao LEPLAC.
Além disso, os autores das dez melhores redações de cada nível receberão um diploma de participação e um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”.
[A finalidade da iniciativa é] desenvolver a mentalidade marítima no seio da sociedade brasileira, despertando nas crianças, nos jovens e nos adultos o interesse por temas de valor estratégico para o Brasil– regulamento do concurso de redação
Por dentro do tema
O LEPLAC nada mais é do que o projeto que tem como objetivo expandir o tamanho do mar pertencente ao Brasil. Pela Convenção das Nações Unidas, o país tem direito a 200 milhas náuticas além da costa, mas segue estabelecendo novos limites geográficos no oceano.
Já o termo ‘Bandeirantes das Longitudes Salgadas’ refere-se às equipes que trabalham para ampliar os espaços marítimos, em referência aos antigos bandeirantes que aumentaram o território terrestre do Brasil no século 16.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu