Entenda o mistério por trás do sumiço de tubarões-brancos na África do Sul

Até agora, nenhuma das teorias apresentadas convenceu a comunidade científica

06/08/2024

Desde 2017, o número de tubarões-brancos tem caído drasticamente na África do Sul, construindo um roteiro misterioso ao redor do desaparecimento do animal. Isso porque, até agora, nenhuma das teorias apresentadas sobre a diminuição da espécie na região convenceu a comunidade científica.

A primeira delas, dada a partir de um estudo, sugeriu que os tubarões-brancos estavam fugindo da África do Sul por conta de ataques severos de baleias orcas. A teoria ganhou força quando carcaças dos animais começaram a aparecer nas praias sul-africanas no mesmo momento em que o número de tubarões diminuía na região.

A percepção dos pesquisadores é de que os tubarões-brancos estavam fugindo das orcas em direção ao leste. Mas essa teoria não convenceu a comunidade científica como um todo. Assim, em março de 2024, um novo estudo questionou os métodos e a conclusão do trabalho anterior.

 

Estudiosos alegaram que “se toda a população de tubarões-brancos fosse, de fato, regionalmente estável e os tubarões observados anteriormente no Ocidente tivessem se redistribuído em direção ao Cabo Oriental, seria de se esperar que o número de tubarões-brancos na Baía de Algoa fosse cerca de dez vezes maior do que o registrado hoje”.


Outro contra-argumento do estudo mais recente toma como base o fato de que a queda no número dos animais começou muito antes dos primeiros ataques de orcas registrados e defende que, na verdade, a diminuição dos tubarões-brancos na África do Sul está ligada a questões ambientais.

 

Mudanças climáticas, pesca excessiva e baixa diversidade genética são alguns dos argumentos apresentados, mas que ainda não determinam, de fato, o que está acontecendo.

Tubarões-brancos são atração na África do Sul

A África do Sul é um dos lugares mais famosos do mundo para observar tubarões-brancos, especialmente na área conhecida como Shark Alley, uma estreita faixa de água entre Dyer Island e Geyser Rock, famosa pela alta concentração de tubarões-brancos, uma vez que a presença de colônias de focas nas ilhas atrai muitos deles para a área.

É justamente por lá que turistas do mundo inteiro se aventuram no famoso mergulho em gaiola, que permite aos mais corajosos a experiência de ver um tubarão-branco de pertinho, separados apenas pelas grades.

 

Além dos mergulhos, outras atrações envolvendo o animal são populares na região. Entre elas, estão passeios para observação, museus e até um oceanário.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aloha Náutica recebe prêmio internacional por melhor estande no Rio Boat Show 2024

    Representante no Brasil da marca de catamarãs Excess concorreu com 45 dealers de todo o mundo e repetiu o feito conquistado pela primeira vez em 2022

    Em busca de um jet? Confira os modelos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Evento náutico exibirá diversas opções de diferentes marcas até 24 de setembro, além da atração Museu da Moto Aquática

    Confira os motores náuticos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Sete das principais marcas do mercado atracarão no salão, que vai desta quinta-feira (19) até 24 de setembro, no São Paulo Expo

    Guia digital do São Paulo Boat Show 2024 já está disponível no app de NÁUTICA

    Material reúne tudo o que os visitantes precisam saber sobre o evento, desde informações principais a grandes destaques

    São Paulo Boat Show 2024: Confira os mais de 40 barcos que serão lançados

    Novas embarcações de estaleiros consagrados do setor atracam no salão que acontece de 19 a 24 de setembro