Entenda o mistério por trás do sumiço de tubarões-brancos na África do Sul

Até agora, nenhuma das teorias apresentadas convenceu a comunidade científica

06/08/2024

Desde 2017, o número de tubarões-brancos tem caído drasticamente na África do Sul, construindo um roteiro misterioso ao redor do desaparecimento do animal. Isso porque, até agora, nenhuma das teorias apresentadas sobre a diminuição da espécie na região convenceu a comunidade científica.

A primeira delas, dada a partir de um estudo, sugeriu que os tubarões-brancos estavam fugindo da África do Sul por conta de ataques severos de baleias orcas. A teoria ganhou força quando carcaças dos animais começaram a aparecer nas praias sul-africanas no mesmo momento em que o número de tubarões diminuía na região.

A percepção dos pesquisadores é de que os tubarões-brancos estavam fugindo das orcas em direção ao leste. Mas essa teoria não convenceu a comunidade científica como um todo. Assim, em março de 2024, um novo estudo questionou os métodos e a conclusão do trabalho anterior.

 

Estudiosos alegaram que “se toda a população de tubarões-brancos fosse, de fato, regionalmente estável e os tubarões observados anteriormente no Ocidente tivessem se redistribuído em direção ao Cabo Oriental, seria de se esperar que o número de tubarões-brancos na Baía de Algoa fosse cerca de dez vezes maior do que o registrado hoje”.


Outro contra-argumento do estudo mais recente toma como base o fato de que a queda no número dos animais começou muito antes dos primeiros ataques de orcas registrados e defende que, na verdade, a diminuição dos tubarões-brancos na África do Sul está ligada a questões ambientais.

 

Mudanças climáticas, pesca excessiva e baixa diversidade genética são alguns dos argumentos apresentados, mas que ainda não determinam, de fato, o que está acontecendo.

Tubarões-brancos são atração na África do Sul

A África do Sul é um dos lugares mais famosos do mundo para observar tubarões-brancos, especialmente na área conhecida como Shark Alley, uma estreita faixa de água entre Dyer Island e Geyser Rock, famosa pela alta concentração de tubarões-brancos, uma vez que a presença de colônias de focas nas ilhas atrai muitos deles para a área.

É justamente por lá que turistas do mundo inteiro se aventuram no famoso mergulho em gaiola, que permite aos mais corajosos a experiência de ver um tubarão-branco de pertinho, separados apenas pelas grades.

 

Além dos mergulhos, outras atrações envolvendo o animal são populares na região. Entre elas, estão passeios para observação, museus e até um oceanário.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro