Estaleiro alemão revela nova lancha com design futurista, mas inspirada nos anos 80

Na mescla entre modernidade e o clássico, Mayla GT foi uma das novidades apresentadas em evento na Alemanha

11/02/2024
Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

É isso que acontece quando o futuro e o passado se alinham. Em homenagem às lanchas de alta velocidade estilo da série Miami Vice, dos anos 1980, a startup alemã Mayla Yachts revelou o Mayla GT, que promete proporcionar as emoções de uma lancha combinada ao aspecto futurista.

O lançamento foi apresentado em janeiro deste ano na Alemanha, no Düsseldorf International Boat Show. Esta embarcação, ao mesmo tempo que busca trazer um design mais futurista, carrega consigo um ar dos anos 80 com pitadas de automobilismo.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Este super barco de fibra de carbono de alta qualidade incorpora nossa dedicação em redefinir barcos a motor de luxo– Mayla Christopher Gelsdorf, fundador da Mayla

A semelhança com designs do automobilismo não é coincidência, já que a equipe da construtora tem uma vasta experiência em produção de automóveis esportivos. Ao mesmo tempo em que busca oferecer o luxo e conforto de um iate, o Mayla GT deseja proporcionar toda agilidade de uma lancha.

Uma lancha feita para correr

Com o objetivo de permanecer elegante sem deixar de lado a agilidade, foi montado um barco angular e rápido. Além do design aumentar a eficiência, o estaleiro utilizou fibra de carbono no casco com V profundo, que também melhora a dinâmica na água.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Segundo a Mayla Yachts, o casco com degraus transversais ajudam a introduzir bolhas de ar abaixo do barco, que impulsionam sua velocidade máxima.

 

Inclusive, o monocasco se assemelha mais com um barco a motor de corrida do que com um barco de recreio. A lancha futurista vem equipada com dois motores Corvette V8 de 650 hp (cada) a gasolina, no entanto, o dono do barco pode optar por motorização a gasolina, diesel, elétrica e híbrida, incluindo motores V8 de até 1.500 hp.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Embora a velocidade máxima desta embarcação varie de acordo com o motor, o estaleiro afirma que, na configuração top de linha, os 3.000 cv de potência podem impulsionar o Mayla GT a uma velocidade de 100 nós!

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Segundo a marca, estes fatores — junto com a grande potência — , colaboram com o “sprint” da Mayla GT — num efeito semelhante a de um estilingue.

Não se vive só de velocidade

No entanto, o Mayla GT e seus 44 pés (13,5 metros) de comprimento não se resumem apenas a rapidez. A lancha com pegada futurista não podia deixar de ter uma área de cockpit aberta e funcional, que conta com duas espreguiçadeiras deslizantes, churrasqueira, mesa dobrável para refeições e um bar molhado.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

A plataforma de popa abriga um beach club e o acesso à garagem (com abertura elétrica) — com capacidade para pequenos barcos de apoio ou jets. E, para dar ainda mais charme à embarcação nas navegações noturnas, o Mayla GT conta ainda com sistema de iluminação subquática.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Na parte interna, uma luxuosa cabine ocupa a proa. Mas, não podemos esquecer que ainda se trata de uma lancha na faixa dos 40 pés. Por isso, a cabine é configurada com cama de casal, sofá lounge, guarda-roupa, chuveiro e um salão aberto, além de um sistema de entretenimento completo.

Foto: Mayla Yachts/ Divulgação

Ainda se tem poucas informações de quando o barco estará a venda e o preço da Mayla GT também não foi divulgado. Entretanto, os testes no mar estão programados para ter início na primavera de 2024, na Europa — ou seja, no outono do Hemisfério Sul.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda