Feita à mão e minimalista: veja como é a casa flutuante Koroc V

São 28 pés muito bem aproveitados nesta embarcação que também é uma casa compacta e ecológica

27/05/2023
Fotos: Divulgação

Originalmente projetada e feita à mão por Richard Daigneault, a casa flutuante minimalista Koroc V (Holiday Series) é uma maneira compacta e minimalista de navegar. Apesar de medir apenas 28 pés de comprimento e 8,5 de largura, a embarcação é uma verdadeira casa sobre as águas.

A pequena moradia flutuante foi feita por uma empresa com sede no Quebec, chamada Daigno. Compacta, mas preocupada com o conforto, a embarcação foi construída sobre uma estrutura de alumínio com base de compensado e revestida por uma membrana especial para impermeabilização.

Essa embarcação navega sobre três pontões de alumínio de grau marítimo, cada um com 25 polegadas de diâmetro, feito com vigas de cedro branco de origem sustentável e madeira compensada forte. O cedro branco é um material leve que ajuda a manter o peso baixo.

 

A casa flutuante minimalista possui ainda telhado de metal, janelas e portas de alumínio e um motor de 140 cavalos de potência.


Dividida em duas partes quase idênticas em tamanho, a casa flutuante Koroc V proporciona um ambiente confortável dentro de um espaço compacto. De um lado, possui um posto de comando, enquanto do outro, uma pequena sala de jantar com duas cadeiras giratórias com apoio para os pés.

Dois sofás grandes e confortáveis ​estão virados um para o outro, criando uma área de descanso. Um grande bimini cobre quase todo o convés para garantir sombra aos tripulantes.

 

A varanda na proa, contudo, é o principal destaque da casa flutuante minimalista. Equipado com móveis à prova d’água, a área tem ainda uma cabine e uma rede que paira sobre as águas.

As portas deslizantes do pátio levam para dentro da cabine, em que outro ponto chama atenção: o trabalho em madeira feito à mão dentro da casa flutuante minimalista.

 

Apesar do tamanho pequeno, o interior apresenta um conjunto de comodidades, incluindo cozinha, mesa de jantar e uma segunda mesa com bancos ​​que se convertem em um espaço para dormir. Há também um banheiro com vaso sanitário de compostagem Nature’s Head, chuveiro e pia.

Dentre as regalias da casa flutuante minimalista, ressaltam-se ainda um painel solar de 300 W no telhado e duas baterias AGM de 6 V para eletricidade, um aquecedor de propano, uma bomba para puxar água do lago ou rio (para usar nos chuveiros) e um tanque de água doce de 56 litros.

Quem quiser ter a experiência de viver sobre as águas precisará desembolsar cerca de 180 mil dólares canadenses — aproximadamente R$ 660 mil (valores convertidos em maio de 2023).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória