Feita à mão e minimalista: veja como é a casa flutuante Koroc V
São 28 pés muito bem aproveitados nesta embarcação que também é uma casa compacta e ecológica
Originalmente projetada e feita à mão por Richard Daigneault, a casa flutuante minimalista Koroc V (Holiday Series) é uma maneira compacta e minimalista de navegar. Apesar de medir apenas 28 pés de comprimento e 8,5 de largura, a embarcação é uma verdadeira casa sobre as águas.
Designers lançam sofá flutuante para quando o nível do mar subir
Vem aí o Marina Itajaí Boat Show! Conheça detalhes do evento
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A pequena moradia flutuante foi feita por uma empresa com sede no Quebec, chamada Daigno. Compacta, mas preocupada com o conforto, a embarcação foi construída sobre uma estrutura de alumínio com base de compensado e revestida por uma membrana especial para impermeabilização.
Essa embarcação navega sobre três pontões de alumínio de grau marítimo, cada um com 25 polegadas de diâmetro, feito com vigas de cedro branco de origem sustentável e madeira compensada forte. O cedro branco é um material leve que ajuda a manter o peso baixo.
A casa flutuante minimalista possui ainda telhado de metal, janelas e portas de alumínio e um motor de 140 cavalos de potência.
Dividida em duas partes quase idênticas em tamanho, a casa flutuante Koroc V proporciona um ambiente confortável dentro de um espaço compacto. De um lado, possui um posto de comando, enquanto do outro, uma pequena sala de jantar com duas cadeiras giratórias com apoio para os pés.
Dois sofás grandes e confortáveis estão virados um para o outro, criando uma área de descanso. Um grande bimini cobre quase todo o convés para garantir sombra aos tripulantes.
A varanda na proa, contudo, é o principal destaque da casa flutuante minimalista. Equipado com móveis à prova d’água, a área tem ainda uma cabine e uma rede que paira sobre as águas.
As portas deslizantes do pátio levam para dentro da cabine, em que outro ponto chama atenção: o trabalho em madeira feito à mão dentro da casa flutuante minimalista.
Apesar do tamanho pequeno, o interior apresenta um conjunto de comodidades, incluindo cozinha, mesa de jantar e uma segunda mesa com bancos que se convertem em um espaço para dormir. Há também um banheiro com vaso sanitário de compostagem Nature’s Head, chuveiro e pia.
Dentre as regalias da casa flutuante minimalista, ressaltam-se ainda um painel solar de 300 W no telhado e duas baterias AGM de 6 V para eletricidade, um aquecedor de propano, uma bomba para puxar água do lago ou rio (para usar nos chuveiros) e um tanque de água doce de 56 litros.
Quem quiser ter a experiência de viver sobre as águas precisará desembolsar cerca de 180 mil dólares canadenses — aproximadamente R$ 660 mil (valores convertidos em maio de 2023).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com turismo náutico em ascensão, especialista Bianca Colepicolo discute como guiar o desenvolvimento do setor
Salão vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor
A 24ª regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro; saiba como participar
Com imóveis cada vez mais caros, viver a bordo tem se tornado uma boa opção para quem vive no país
Com estreia ainda em 2024, nova SR170 Viper é opção para quem procura pelo primeiro barco com recursos multifunções