Designers lançam sofá flutuante para quando o nível do mar subir

Projeto da agência Mother faz crítica ao aquecimento global e seus efeitos na mudança climática

25/05/2023
Fotos: Divulgação

Poderia um mero sofá ser polêmico? Criação da agência Mother, um sofá flutuante estaria preparado para o futuro do planeta, já que teria a habilidade de lidar com o aumento dos níveis do oceano, ao mesmo tempo em que acompanha um kit de sobrevivência — com drink incluído.

A peça, que leva o nome de Bliss (“bênção”, em tradução livre), é na verdade uma crítica ao aumento dos níveis do mar em decorrência das mudanças climáticas no mundo.

 

O móvel foi apresentado durante o festival NYCxDesign ‘23, que acontece até esta quinta-feira (25) em uma galeria de arte e design na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Como funciona o sofá flutuante Bliss

Quando a água atinge a marca crítica no indicador do nível do mar do Bliss, o móvel deixa de ser um sofá atraente e passa a funcionar como um bote de segurança.

 

Feito à mão, o sofá é um item de segurança completo: acompanha remo, sinalizador de foguete e estroboscópio de emergência. Além disso, há um manual do usuário, protetor solar e, para completar a sátira, um kit de mixologia de martíni completo — inclusive com azeitonas.

Levando em consideração a sustentabilidade como parte do processo de fabricação, a estrutura do sofá Bliss foi construída com pinho recuperado de 200 anos, tecidos Sunbrella resistentes à água e projetados para alta durabilidade e uso em várias ocasiões.

Entenda como surgiu o sofá flutuante

Com as mudanças climáticas causando o derretimento das calotas polares da Terra, e colocando os humanos em perigo, a Mother resolveu chamar atenção com uma crítica em forma de sátira.

O time da agência resolveu então, ao invés de entrar em pânico, “sentar, relaxar e continuar sem fazer nada” no sofá flutuante Bliss. Isso porque o móvel foi projetado para boiar quando o nível do mar subir.


Apesar de toda a ironia, a obra de arte da marca pretende evidenciar os problemas causados pelas mudanças climáticas e mostrar o desequilíbrio — que já existe — em tempos de catástrofe, entre os que têm dinheiro e os que não têm.

Saiba quanto o sofá flutuante vai custar

Provocativa, a obra de arte está de fato à venda. E, para contribuir de forma efetiva para a causa, parte da renda obtida será destinada para a ACNUR, a agência da ONU para refugiados. Dessa forma, o Bliss vai beneficiar pessoas deslocadas no contexto das mudanças climáticas.

 

O preço do sofá flutuante é de US$ 100 mil — ou pouco mais de R$ 500 mil (valores convertidos em maio de 2023).

 

Segundo a própria marca explica em seu site, a Mother é uma “instituição criativa e multidisciplinar que busca melhorar o mundo, mesmo que apenas de maneiras tolas e marginais”. O site oficial da Mother tem mais detalhes sobre o Bliss. E a página da ACNUR explica o trabalho da instituição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do terceiro dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Confira as palestras do dia 30 no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show

    De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas