Fotógrafos renomados vendem imagens por “bagatela” para ajudar a salvar oceanos

Movimento "100 for the Ocean" arrecadou meio milhão de dólares no ano passado e quer repetir sucesso em nova edição

Por: Redação -
03/06/2024
Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação

Quando um grupo de 100 renomados fotógrafos uniu forças, em 2023, para arrecadar verba focada em salvar oceanos, mais de meio milhão de dólares (ou R$ 2,6 milhões, na conversão atual) foram destinados a ONGs do setor. Agora, a ideia é repetir o sucesso e ampliar o debate sobre a defesa do ambiente marinho.

Chamado “100 for the Ocean”, o movimento disponibiliza mais de 100 fotos de 100 profissionais conhecidos ao redor do mundo a preços que partem de 100 dólares (R$ 520) — mas podem chegar na casa dos milhares.

Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação

Toda a renda obtida com a venda das imagens será destinada a apoiar organizações focadas em salvar os oceanos, sendo que, nesta segunda edição, três foram escolhidas:

  • Coral Gardeners, nascida na Polinésia Francesa e focada na restauração de corais;
  • Young Ocean Explorers, da Nova Zelândia, responsável por inspirar crianças a proteger e valorizar os ambientes marinhos do mundo;
  • Oceans Initiative, dos Estados Unidos, que reúne dados e informações científicas para combater ameaças à vida marinha.
Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação

Como salvar os oceanos com o movimento

As vendas das fotos começaram em 1º de junho e vão até o último dia deste mês. De acordo com a 100 for the Ocean, os preços a partir de 100 dólares são bem mais acessíveis do que seriam se as imagens fossem vendidas por seus autores — que cobrariam de duas a dez vezes mais.


Os interessados em se juntar ao movimento podem escolher entre mais de 100 fotos, sendo que cada uma conta apenas com algo em torno de 100 exemplares — definição que permite uma certa exclusividade aos compradores.

Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação

Confira o site oficial do 100 for the Ocean para visualizar as peças disponíveis. Nele, há registros impressionantes de jacarés famintos, baleias brincalhonas, paisagens belíssimas e diversos outros animais fotografados em momentos engraçados e delicados.

O que é tão bom no 100 for the Ocean é que é acessível a muitas pessoas que querem ajudar a proteger o nosso planeta, mas não sabem por onde começar– Cristina Mittermeier, uma das fundadoras do projeto

Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação
Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação
Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação
Foto: 100 for the Ocean/ Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Apaixonado por barcos, Ayrton Senna participou da construção de suas três embarcações

    Tricampeão de F1 encontrou nas águas um espaço de lazer e acompanhou de perto o desenvolvimento de seus barcos — um deles, ele jamais conheceu

    Linha 2027 Sea-Doo traz jet inspirado em Senna, novo modelo Spark e o motor mais potente da marca

    Modelos foram anunciados mundialmente nesta segunda-feira (17) e devem ser apresentados no Brasil durante o São Paulo Boat Show

    Inspirado em Ayrton Senna: Sea-Doo lança jet mais potente do mundo

    Modelo RXP-X Senna 350 traz cores inspiradas no icônico capacete do piloto, tem menos de 2 mil unidades produzidas e assinatura de Senna integrada a laser. No Brasil, estará no São Paulo Boat Show

    "Disneyland dos oceanos": conheça Lorient La Base, a capital mundial da vela oceânica

    Especialista em regras de regata, Ricardo Lobato conta como antiga base militar na Bretanha reúne as principais equipes e empresas que lideram a inovação no esporte

    Marinha terá sua 1ª Feira de Profissões; saiba como participar

    Evento gratuito na Escola Naval (RJ) apresentará 20 formas de ingresso e oportunidades de carreira na Força em 11 de setembro