Iate retrô tem popa que remete aos runabouts italianos dos anos 1950
Novo conceito de estúdio português carrega elementos de design clássicos, como vigias circulares e longos balanços


Está cada vez mais moderno ser retrô. Novo conceito compartilhado pelo estúdio português Christian Oliver Design, o Project Connoisseur reflete o melhor dos dois mundos: um iate que mistura a beleza do passado com a navegabilidade do futuro.
Iate vintage por R$ 22,3 milhões: Black Pepper, um clássico de meio século
Elegância atemporal supera o futurismo da moda em nova superiate da italiana Baglietto
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Mesmo com aparência moderna, o iate de 120 pés (36,7 metros de comprimento) carrega elementos inspirados nos clássicos barcos runabouts italianos da década de 1950. Logo, o formato arredondado e inclinado da popa, típico das embarcações de lazer antigas, não é por acaso.


Inclusive, a charmosa popa foi projetada para estar sempre acessível, tanto com a porta levantada quanto abaixada. A área leva uma plataforma de mergulho sempre acessível por meio de degraus molhados suavemente integrados, além de um espaço para banho de sol.


E as características que remetem ao passado não param por aí! O iate retrô ostenta uma silhueta elegante com linhas amplas da proa à popa e muitos elementos de design clássicos, como vigias circulares, madeira envernizada e longos balanços.
Sou apaixonado por design clássico de iates interpretado sob uma perspectiva moderna– declarou Christian Oliver


“Embora eu acolha a inovação, acredito na longevidade em vez de tendências. Muitos designs recentes são ousados apenas por serem diferentes, mas eu me esforço para criar um trabalho elegante, atemporal e duradouro”, completou o designer.
Um iate retrô e atemporal
O conceito do Project Connoisseur revela uma sala de comando elevada pensada para velejadores que apreciam barcos clássicos, porém modernos. De estilo retrô-contemporâneo, o barco acomoda cinco cabines de hóspedes num “tamanho razoável, sem sacrificar o estilo”, segundo a construtora.


Apesar do seu tamanho, o iate retrô foi projetado para parecer proporcional. Logo, o barco demonstra um foco maior em aberturas, para que entre luz natural e deixe o ambiente ainda mais arejado. Além disso, o Connoisseur foi feito para o proprietário que deseja explorar portos e baías menores.
Para mim, o design de iates tem a ver com conexão: entre espaços internos e externos, entre tradição e inovação, e entre pessoas– acrescentou Oliver
Assim como muitos iates de luxo, este também apresenta uma cabine do proprietário voltada para a proa, no convés principal. A área é equipada com portas de bombordo e estibordo, que criam uma passagem de ar que deixa o ambiente no quarto ainda mais fresco.


O projeto também conta com quatro cabines de hóspedes no convés inferior. Por lá, as amplas janelas do casco — no estilo retrô de vigias circulantes — permitem muita luz natural e vistas amplas para o horizonte. Ainda há espaço para três cômodos para a tripulação. Ao todo, o Connoisseur acomoda até 10 pessoas no pernoite.
Viva o barco
Mais do que navegar, os visitantes a bordo do iate retrô são convidados a viver cada detalhe do barco. Não à toa, ele oferece amplos espaços externos para descanso, convívio ao ar livre e entretenimento. Cada áreas está equipada com espreguiçadeiras, protetores de sol ou algum outro tipo de assento.


Inclusive, há um deque projetado só para relaxamento, com espaço para um vasto banho de sol — tudo isso sobre um cockpit inspirado num “runabout esportivo”. A área foi projetada para acomodar diferentes configurações de jantar e possui teto retrátil.


A proa adiciona outro espaço para descanso — com espreguiçadeiras e tudo o que há direto. O convés principal carrega consigo áreas de convivência e interação social, como um salão elegante e uma área de jantar que pode ser aberta para a cozinha ou fechada com uma porta veneziana — para refeições mais privativas.


Mais detalhes do projeto estarão disponíveis aos visitantes do Mônaco Yacht Show. O evento apresentará o iate retrô com variações de cores e pinturas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!




