Concurso levará estudantes para visitar moderno navio de pesquisa da Marinha do Brasil

Alunos de ensino superior, médio e fundamental podem participar de disputa de redação organizada pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro

20/06/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Imagine visitar um dos mais modernos navios de pesquisa do Brasil e conhecer, pessoalmente, os responsáveis por estender as fronteiras marítimas do país. Pois é essa a experiência que terão os vencedores do concurso de redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra).

Em sua segunda edição, a competição permite a participação dos alunos dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e Superior de todo o Brasil.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Neste ano, o tema da redação é “Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) – O Trabalho dos ‘Bandeirantes das Longitudes Salgadas’, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil”.

 

Os interessados em participar podem enviar a redação pelo site do Cembra até o dia 8 de setembro. Os detalhes sobre o concurso estão disponíveis no regulamento.

Visita ao navio de pesquisa

Os textos serão avaliados por uma comissão e os primeiros colocados de cada nível escolar ganharão um tablet, bem como a oportunidade de conhecer o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

A embarcação, pertencente à Marinha do Brasil, é considerada um dos dez mais bem equipados navios de pesquisa do mundo e realiza comissões em apoio ao LEPLAC.

 

Além disso, os autores das dez melhores redações de cada nível receberão um diploma de participação e um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”.

[A finalidade da iniciativa é] desenvolver a mentalidade marítima no seio da sociedade brasileira, despertando nas crianças, nos jovens e nos adultos o interesse por temas de valor estratégico para o Brasil– regulamento do concurso de redação

Por dentro do tema

O LEPLAC nada mais é do que o projeto que tem como objetivo expandir o tamanho do mar pertencente ao Brasil. Pela Convenção das Nações Unidas, o país tem direito a 200 milhas náuticas além da costa, mas segue estabelecendo novos limites geográficos no oceano.


Já o termo ‘Bandeirantes das Longitudes Salgadas’ refere-se às equipes que trabalham para ampliar os espaços marítimos, em referência aos antigos bandeirantes que aumentaram o território terrestre do Brasil no século 16.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio

    Peixe-leão que pode ser o maior do mundo foi capturado em Fernando de Noronha

    Animal foi encontrado por mergulhadores do ICMBio. Espécie é venenosa e representa ameaça

    Mestra vai com modelo recém-lançado e mais 5 lanchas ao Rio Boat Show 2025

    Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Fabricante dos motores Renault anuncia motor híbrido-flex para barcos de lazer

    Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)

    1º cruzeiro fluvial 5 estrelas da Austrália esconde máquina a vapor de 1907

    Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026