Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

Por: Redação -
17/04/2024

O Ministério do Turismo abriu vagas ilimitadas para o curso de Condutor de Turismo Náutico. Dividido em seis módulos, o programa é gratuito e conta com 12 horas-aula, todas virtuais e gravadas.

Criada em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a formação abordará técnicas de atendimento aos turistas no ambiente náutico e formas de gerar renda dentro da profissão, com conteúdos relacionados à segurança dentro das embarcações, acessibilidade, possibilidades de negócio, ambientes de mercado e marketing digital.

Interessados em realizar o curso de Condutor de Turismo Náutico devem ter qualificação de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP). As inscrições vão até o dia 18 de agosto, pelo site da Qualifica Turismo.

Como é o curso de Condutor de Turismo Náutico

Por ser assíncrono — ou seja, sem necessidade de interação em tempo real com professores ou tutores –, o programa permite que os alunos decidam quando e onde completarão as aulas. Basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar os conteúdos gravados.


O aluno pode progredir em seu próprio ritmo, mas precisa completar todas as atividades de um módulo para seguir para o próximo. A jornada de aprendizado está dividida da seguinte maneira:

  1. Embarcações e tipos de serviços de turismo náutico;
  2. Processos de serviços de turismo náutico;
  3. Empreendedorismo;
  4. Análise de mercado;
  5. Divulgação e vendas;
  6. Desenvolvimento de pessoas.

Dentre os materiais disponibilizados, há videoaulas, apostilas, jogos e questionários de autoavaliação — que requerem uma nota mínima para que o acesso aos conteúdos seguintes seja liberado.

 

Ao chegar ao final, o aluno receberá um certificado de conclusão do Curso de Condutor de Turismo Náutico, emitido pelo Ministério do Turismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca