Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

17/04/2024

O Ministério do Turismo abriu vagas ilimitadas para o curso de Condutor de Turismo Náutico. Dividido em seis módulos, o programa é gratuito e conta com 12 horas-aula, todas virtuais e gravadas.

Criada em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a formação abordará técnicas de atendimento aos turistas no ambiente náutico e formas de gerar renda dentro da profissão, com conteúdos relacionados à segurança dentro das embarcações, acessibilidade, possibilidades de negócio, ambientes de mercado e marketing digital.

Interessados em realizar o curso de Condutor de Turismo Náutico devem ter qualificação de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP). As inscrições vão até o dia 18 de agosto, pelo site da Qualifica Turismo.

Como é o curso de Condutor de Turismo Náutico

Por ser assíncrono — ou seja, sem necessidade de interação em tempo real com professores ou tutores –, o programa permite que os alunos decidam quando e onde completarão as aulas. Basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar os conteúdos gravados.


O aluno pode progredir em seu próprio ritmo, mas precisa completar todas as atividades de um módulo para seguir para o próximo. A jornada de aprendizado está dividida da seguinte maneira:

  1. Embarcações e tipos de serviços de turismo náutico;
  2. Processos de serviços de turismo náutico;
  3. Empreendedorismo;
  4. Análise de mercado;
  5. Divulgação e vendas;
  6. Desenvolvimento de pessoas.

Dentre os materiais disponibilizados, há videoaulas, apostilas, jogos e questionários de autoavaliação — que requerem uma nota mínima para que o acesso aos conteúdos seguintes seja liberado.

 

Ao chegar ao final, o aluno receberá um certificado de conclusão do Curso de Condutor de Turismo Náutico, emitido pelo Ministério do Turismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada