Robô submarino encontra lula com ovos gigantes no fundo do mar

Cientistas acreditam tratar-se de nova espécie do animal, capaz de botar ovos com o dobro do tamanho comum

18/06/2024
Foto: MBARI/ Divulgação

Não é segredo para ninguém que o oceano é lar de inúmeras criaturas ainda não conhecidas pelo homem. Mas imagine a surpresa dos cientistas ao perceberem que, dentre tantos animais, justamente uma lula foi flagrada com ovos de tamanho nunca antes vistos — ao menos, para a espécie.

Um robô submarino encontrou o animal agarrado aos ovos gigantes nas profundezas do Golfo da Califórnia, localizado no México. A descoberta foi apontada como uma nova espécie da família Gonatidae.

 

 

O Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI, na sigla em inglês) foi o responsável por operar o robô submarino.

 

A pouco mais de 2,5 mil metros de profundidade, o equipamento encontrou a lula, que protegia com seus tentáculos em torno de 30 a 40 ovos. O detalhe é que o tamanho deles era praticamente o dobro do esperado para criaturas como essa que habitam o fundo do mar.

 

Enquanto os ovos comuns de lulas costumam ter até 6 milímetros de diâmetro, os descobertos pelo robô chegavam a 11,7 milímetros.


Descoberta da lula com ovos gigantes

O registro do robô, chamado Doc Ricketts — em homenagem ao pioneiro da ecologia marinha, aconteceu em março de 2015, mas os cientistas só publicaram o estudo na revista Ecology em maio deste ano.

Foto: MBARI/ Divulgação

Além do tamanho incomum dos ovos, a atitude protetora da mãe lula também causou estranhamento aos pesquisadores. Isso porque esses animais costumam largar os ovos no fundo do oceano ou simplesmente deixar a água levá-los, em vez de embalá-los consigo.

 

De uma forma ou de outra, os cientistas apontam que as lulas que nascem de ovos gigantes têm maior chance de sobreviver nas profundezas do que as provenientes de ovos menores — o que indica o possível sucesso desses seres flagrados pelo robô submarino.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após cancelamento, SailGP dá detalhes do calendário de 2026 com etapa no Rio

    Além das localidades da próxima temporada, campeonato revelou planos de acrescentar novas equipes à lista

    Barcos nazistas podem ter sido encontrados na costa da Argentina

    Tese é de pesquisador que há 30 anos se dedica a provar que submarinos alemães desembarcaram fugitivos do regime em praias argentinas

    Veleiro que pertenceu à Rainha Elizabeth precisou ser rebocado no Reino Unido

    Embarcação de 1936 passou por um pequeno apuro na costa de Norfolk. Conheça sua história

    Especializada em manutenção de equipamentos, Maqdiesel estará no Rio Boat Show

    Marca que opera há 24 anos vai expor um motor Steyr Motors em seu estande, de 26/04 a 04/05, na Marina da Glória

    Dragão azul: espécie rara de lesma do mar é avistada no litoral de SP

    Flagra foi registrado em Peruíbe, na Baixada Santista. Animal raramente ultrapassa os 4 cm e "rouba" veneno de outros seres