Maior túnel subaquático do mundo ligará países em apenas 7 minutos
Com 18 km de extensão, túnel Fehmarnbelt ligará Dinamarca à Alemanha e usará aço suficiente para construir 50 Torres Eiffel
Em quantos lugares você consegue chegar em sete minutos? Por meio do maior túnel subaquático do mundo, essa quantidade de tempo será suficiente para te transportar a outro país.
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Batizado de Túnel Fehmarnbelt, o projeto de 18 quilômetros de extensão interligará Rødbyhavn, na Dinamarca, a Fehmarn, na Alemanha. Atualmente, o percurso só é possível por meio de balsa e leva 45 minutos.
A viagem poderá ser feita tanto de trem, com duração de sete minutos, quanto de carro, com duração de dez minutos. A rota traçada pelo fundo do Mar Báltico também será a mais curta entre a região da Escandinávia e o resto da Europa.
A construção do maior túnel subaquático do mundo começou em 2020 no lado dinamarquês e em 2021 no lado alemão. A previsão é de que ele fique pronto em 2029.
Confira abaixo como será o projeto quando ficar pronto:
Fehmarnbelt Tunnel – lt – Closer together. New opportunities. from Femern A/S on Vimeo.
Como é feito o maior túnel subaquático do planeta
Imponente, a obra requer 360 mil toneladas de aço, equivalente ao necessário para construir 50 Torres Eiffel iguais a do mais famoso cartão postal de Paris. Cerca de 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo estão sendo dragados para acomodar o Fehmarnbelt.
No mar, centenas de marinheiros trabalham para submergir as partes construídas do túnel, dividido em 79 seções padrão e 10 especiais. Cada uma delas pesa 73 mil toneladas e tem 217 metros de comprimento.
Esses pedaços são montados e fundidos em terra firme para, em seguida, serem posicionados no fundo do mar com o auxílio de barcos. De acordo com o site do projeto, algo em torno de 60 a 70 embarcações foram empregadas para esse fim.
Quando a estrutura estiver completa, equipes de instalações técnicas e mecânicas trabalharão simultaneamente para equipar o maior túnel subaquático do mundo com trilhos ferroviários, ventilação, câmeras, sinalizações, pinturas, entre outros. Há também um portal que interliga a parte submersa com a ferrovia e estrada em terra firme.
A expectativa é de que o Fehmarnbelt opere por pelo menos 120 anos. Além de reduzir o tempo de viagem entre os países europeus, o projeto visa reduzir emissões de CO2 ao oferecer uma rota mais curta e rápida, bem como diminuir o engarrafamento nas estradas.
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