Sede da abertura da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Miami é também forte destino náutico

Cidade dispõe de insfraestrutura de ponta e conta com um clima tropical durante todo o ano

12/06/2025
Foto: SeanPavone / Envato

A cidade de Miami Gardens, na região de Miami, recebe neste sábado (14) a estreia da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A primeira partida do torneio será no Hard Rock Stadium, entre Al Ahly e Inter Miami. Essa região da Flórida, além de requisitada quando o assunto são os esportes, também é uma ótima aposta para passeios sobre as águas.

Reconhecida como um dos principais destinos náuticos do mundo, a região do sul da Flórida é banhada pelo oceano Atlântico e tem fácil acesso ao mar do Caribe e às Bahamas. Miami ainda dispõe de um clima tropical durante todo o ano — quase um chamado para a navegação.

Foto: bilanol / Envato

Como se não bastasse, a região de Miami ainda é referência em infraestrutura náutica, com centenas de marinas, píeres e docas bem equipadas — não à toa, muitos estaleiros e outras empresas do mercado náutico têm sede ou representantes no local.

Miami: um destino náutico de tirar o fôlego

São muitas as opções em Miami e região para aproveitar a cidade da perspectiva mais charmosa: a do mar. Mas aqui vai uma lista de cinco das principais delas, para sentir um gostinho do que essas águas podem oferecer em um misto de calmaria, agito, beleza urbana e gastronomia.

Biscayne Bay

Tida como o “coração náutico de Miami”, a Biscayne Bay (Baía de Biscayne) é, na verdade, uma laguna, com 56 km de extensão e uma área total de 1.110 km². Ela banha Miami, Miami Beach e outras localidades.

Foto: kiko_jimenez / Envato

A região proporciona passeios de barco em águas calmas e cristalinas, com vista para os modernos skylines de Brickell e Downtown. Vale também a visita a ilhas artificiais, como Venetian Islands, Star Island e Palm Island. Se a ideia for ancorar, próximo ao Museum Park o fim de tarde promete um pôr do sol memorável.

Haulover Sandbar

Ideal para encontrar outros amantes da náutica e se inteirar à comunidade de loucos por barcos em Miami Beach, o Haulover Sandbar é um banco de areia no meio da Intracoastal Waterway — hidrovia de 4.800km que permite navegar pela costa leste dos EUA, sem precisar entrar no Oceano Atlântico.

Foto: Brian Pengelly / Reprodução

O local, que surge na maré baixa, é famoso pelas festas náuticas e se sagrou como um ponto de encontro de embarcações e jets. Aos fins de semana, inclusive, uma “party vibe” tem barcos lado a lado, música e até food boats (barcos que vendem comida).

No Name Harbor, em Key Biscayne

Para quem prefere passar um pernoite a bordo, o No Name Harbor, na cidade de Key Biscayne, é o refúgio natural ideal na região de Miami.

Foto: Tamanoeconomico / Wikimedia Commons / Reprodução

Dentro do Bill Baggs State Park, o local é protegido para ancoragem e fornece boas opções para refeições. Ao fim do dia, a dica é caminhar até o farol histórico Cape Florida Lighthouse.

Miami River

Imperdível, o Miami River é um rio urbano que corta o centro de Miami conectando a Baía de Biscayne a bairros como Brickell e Little Havana. Suas águas charmosas se encontram com vários restaurantes com píer, o que faz dele uma ótima pedida para um passeio que garante a mistura de paisagem natural, urbana e cultural.

Foto: Daniel Christensen / Wikimedia Commons / Reprodução

Oleta River State Park

Fechando a lista da região de Miami como destino náutico, a cidade de North Miami Beach abriga o Oleta River State Park, próximo a Sunny Isles e Haulover Inlet. Este é o maior parque urbano da Flórida.

Foto: Daniel Di Palma / Wikimedia Commons / Reprodução

Seus rios e manguezais navegáveis o fazem ideal para explorar de caiaque, stand-up paddle ou em um barco pequeno. Cercado por uma natureza preservada e rica em fauna, por lá é comum ver peixes-boi e aves aquáticas.


Região de Miami no centro dos esportes

A 1ª Copa do Mundo de Clubes da FIFA será disputada nos Estados Unidos, em Miami Gardens e  em mais 10 cidades, reunindo 32 dos principais times de futebol do planeta. Com moldes semelhantes ao torneio mundial de seleções, o campeonato acontecerá a cada quatro anos.

 

Além do torneio inédito, a região de Miami tem sido requisitada para outras modalidades de esportes, que acabam levando mais pessoas a conhecer, também, o seu potencial como destino náutico.

Miami é o tipo de destino náutico que se integra à vida urbana. Foto: foremankelly / Envato

Em 2022, a cidade de Miami Gardens também recebeu pela primeira vez um GP de Fórmula 1 e, desde então, o evento ocorre anualmente no início de maio.

 

Entre 2023 e 2024, grandes nomes do futebol levaram os holofotes da modalidade à região de Miami: Messi e Luís Suárez — que, inclusive, estarão na inédita competição da FIFA. Ainda falando em futebol, o grande destaque é a Copa do Mundo de 2026, em que Miami será uma das 16 cidades‑sede do torneio.

 

Miami também brilha em outros grandes eventos de diversas modalidades, como UFC, tênis, futebol americano e basquete, com a NBA.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Paris verde e amarela: Brasil ganha praia artificial às margens do Rio Sena

    Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países

    Empresa de cruzeiros prepara 1º navio movido a hidrogênio

    Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana