Naufrágio do século 19 carregado com garrafas de champanhe é encontrado na Suécia

Mergulhadores se depararam com a embarcação cheia da bebida no Mar Báltico, acompanhada de porcelanas e água mineral de 170 anos atrás

01/08/2024
Foto: Tomasz Stachura/ Baltictech / Divulgação

O Mar Báltico, no interior norte da Europa, é conhecido por carregar águas salobras, sem grandes marés e com uma profundidade máxima de 459 metros. Apesar disso, estima-se que por lá se escondam 100 mil naufrágios e, o mais recente deles, do século 19, foi descoberto por mergulhadores poloneses com uma surpresinha: 100 garrafas de champanhe, acompanhadas de porcelanas e água mineral de 170 anos.

A descoberta se deu por acaso, fruto de um mergulho motivado por pura curiosidade. “Eu mergulho há 40 anos e muitas vezes acontece de haver uma ou duas garrafas. Descobrir um naufrágio com tanta carga é uma novidade para mim”, disse Tomas Stachura, líder da equipe de mergulho Baltictech, à AFP.

Foto: Tomasz Stachura/ Baltictech / Divulgação

A embarcação, identificada como um navio mercante, foi encontrada a 37 quilômetros ao sul da ilha de Öland, na costa sueca. As garrafas, mais do que um achado curioso, ajudaram a identificar o período do barco através do rótulo, pertencente à empresa alemã Selters — provavelmente da metade do século 19.

Foto: Tomasz Stachura/ Baltictech / Divulgação

O Báltico é um tipo de mar que oferece boas condições para a preservação de artefatos, graças a, justamente, suas águas salobras (que apresentam mais sais dissolvidos do que a água doce e menos do que a água do mar).

Foto: Marek Cacaj/ Baltictech / Divulgação
Foto: Tomasz Stachura/ Baltictech / Divulgação
Foto: Marek Cacaj/ Baltictech / Divulgação

Tendo em vista que garrafas de champanhe estão sendo levadas para envelhecer no fundo do mar — devido à qualidade de bebidas encontradas em um outro naufrágio –, era de se esperar que essas teriam um futuro semelhante.


Contudo, conforme informações do The Guardian, os mergulhadores notificaram as autoridades regionais sobre o achado, que informaram que a recuperação das garrafas ainda levará tempo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Chegou o grande dia! Começa hoje o São Paulo Boat Show 2024

    Maior evento náutico da América Latina vai desta quinta-feira (19) até 24 de setembro, no São Paulo Expo; veja o que o visitante encontra por lá

    Aloha Náutica recebe prêmio internacional por melhor estande no Rio Boat Show 2024

    Representante no Brasil da marca de catamarãs Excess concorreu com 45 dealers de todo o mundo e repetiu o feito conquistado pela primeira vez em 2022

    Em busca de um jet? Confira os modelos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Evento náutico exibirá diversas opções de diferentes marcas até 24 de setembro, além da atração Museu da Moto Aquática

    Confira os motores náuticos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Sete das principais marcas do mercado atracarão no salão, que vai desta quinta-feira (19) até 24 de setembro, no São Paulo Expo

    Guia digital do São Paulo Boat Show 2024 já está disponível no app de NÁUTICA

    Material reúne tudo o que os visitantes precisam saber sobre o evento, desde informações principais a grandes destaques