A Sterling Yachts, em parceria com a Barcos Mogi Mirim, tradicional fabricante de barcos de alumínio, anuncia o novo Sterling CHB 400.
Trata-se de uma embarcação híbrida, fabricada em alumínio, mas com acabamento
em madeira. Ideal para os clientes que demandam um barco funcional e resistente, porém com aparência, charme e elegância dos tradicionais barcos de madeira do início do
século passado.
A embarcação entra na linha de produtos da empresa, com modelos de 4 a 7 metros de comprimento, com propulsão a remos, vela ou motor de popa com preços a partir
de R$ 9 900.
Acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de setembro, a Feipesca 2017, maior feira internacional de pesca esportiva na América Latina. O grande encontro do segmento vai apresentar um painel de palestras exclusivas conduzidas por alguns dos principais profissionais da área.
Reforçando seu compromisso na difusão de informação sobre a pesca esportiva consciente, a Feipesca abre a grade de atividades com o tema ‘Exploração Sustentável da Pesca Esportiva’, no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 16 horas, com Carolina Sayuri Teramoto, mestre em Ciência Ambiental. No dia 22 de setembro (sexta-feira), o destaque fica por conta das palestras ‘Pescaria de Salmão no Chile’, com o apresentador Betinho Oliveira, às 17 horas; e ‘Spey casting: A Origem da Técnica e sua Evolução’, conduzida pelo especialista Gerson Kavamoto.
No sábado, 23 de setembro, será realizado, das 14 às 16 horas, um workshop sobre ‘Cutelaria no Brasil e Dicas de manutenção e afiação de facas’, com Silvana Mouzinho e Flavio Duprat. Domingo, 24 de setembro, Luiz Felipe, da Associação Brasileira de Pesca com Mosca, fala sobre a ‘Evolução da Pesca Com Moscas no Brasil’.
As inscrições para as atividades paralelas são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento: www.feipesca2017.com.br.
Além das palestras, a Feipesca 2017 vai apresentar as novidades do segmento e proporcionar experiência, diversão, conhecimento e conscientização sobre a pesca esportiva para pescadores esportivos, amadores e mirins através de atrações como o Pesque & Solte, as Pistas de Arremesso Seca e Molhada, o Teatro do Pesquinha e o Clube da Pesquinha.
Uma das mais tradicionais classe da vela, o campeonato Sulbrasileiro de Snipe tem início nesta quinta-feira (7), no Clube dos Jangadeiros, com a previsão de participar cerca de 80 velejadores de São Paulo, Rio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O evento terá encerramento no sábado (9) e irá premiar, às 18h30, na Escola de Vela Barra Limpa, as seguintes categorias: Geral (1º ao 5º Lugar), Júnior (1º, 2º e 3° lugar), Master (1º e 2º), Feminino (1º lugar) e Misto (1º lugar).
O título de campeão mundial de Snipe Júnior foi recentemente conquistado, na Espanha, pela dupla do Jangadeiros, Tiago Brito e Antônio Rosa.
Uma mega operação está sendo preparada para transportar o Veleiro ECO, o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, do Sapiens Parque, em Canasvieiras, onde foi construído, até o estaleiro Schaefer, na cabeceira continental da Ponte, onde a embarcação vai ser colocada na água pela primeira vez.
Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, para retirar o veleiro do estaleiro no Sapiens e o colocar em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada da quarta-feira, 06 de setembro.
Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,40m de largura, uma grande logística foi preparada. Equipes de apoio seguem a frente da carreta retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito como semáforos e demais fios e sinalizações.
Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a Ponte e chegar ao estaleiro Schaefer, o veleiro ECO será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu para a instalação do mastro e finalização dos testes.
No dia 30 de setembro parte para Itajaí onde no dia 03 de outubro ocorre a solenidade de batismo e o lançamento oficial do veleiro ECO UFSC. De Itajaí vai para a primeira expedição com destino às Ilhas São Paulo e São Pedro e Trindade.
Fotos: Divulgação/Veleiro ECO
O veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil é também o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira, a Federal de Santa Catarina. O projeto iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país.
Com 60 pés, o veleiro é feito de alumínio naval – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar comodamente até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.
Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas pouco exploradas pelas ciências nacional e internacional.
O veleiro ECO vem para ampliar e aprimorar a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da nossa Amazônia Azul.
Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia. A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas.
O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A promoção “Ofertas a Bordo”, da Volvo Penta, continua neste mês de setembro com ofertas de mais de 100 itens da marca. A ação, totalmente digital, oferece a praticidade e o conforto dos usuários não precisarem se deslocar ou telefonar para os centros autorizados para solicitar produtos, peças ou serviços da Volvo Penta.
São peças e acessórios genuínos que trazem o que há de melhor em segurança, navegabilidade e tecnologia para sua embarcação, tudo com dois anos de garantia se instalado por um centro autorizado. As vantagens sobre os preços normais são grandes e valem apenas para o período da campanha, que termina no dia 30.
Os visitantes do São Paulo Boat Show 2017 poderão conhecer uma grande novidade para o meio náutico. A uFrog é um calçado especial desenvolvido para garantir conforto, maleabilidade e, principalmente, segurança aos pés durante a prática de atividades na água. Criado por uma velejadora, a uFrog é o único calçado térmico do Brasil e apropriado para o uso em superfícies lisas e molhadas. É indicada para o dia a dia no iate, em barcos de pesca, para velejar, andar de jet e também praticar esportes náuticos. A confecção do calçado em neoprene e solado especial de borracha garante que a temperatura dos pés se mantenha e também evita deslizamento no barco. A maior feira náutica do país acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
“Originalmente a ideia foi desenvolvida por uma velejadora de Santa Catarina, que sentia necessidade de um calçado mais maleável e antiderrapante dentro do barco. A partir daí o Grupo Prodata vislumbrou uma grande oportunidade para diversas atividades, como práticas indoor e demais esportes aquáticos, como SUP, jet ski, uso em botes. Outros nichos que atuamos além do esportivo, é de crianças, bebês e também idosos, pois a uFrog é confortável e segura evitando assim quedas e resfriamento dos pés”, conta Jeferson Javorsky do Grupo Prodata.
A uFrog possui várias opções de cores em dois modelos – fit e doll – para bebês, crianças e adultos. Possui cores lisas e mais clássicas como o xadrez, além das divertidas estampas coloridas para as linhas infantil e adulto.
Os produtos uFrog são feitos em Neoprene Air, nome comercial do elastômero sintético, que é uma borracha de alta qualidade revestida com tecidos dos dois lados. É um material altamente resistente, que possui grande maleabilidade e mantém a temperatura dos pés estável, mesmo em ambientes molhados. Possui uma tecnologia de perfuração da borracha interna no neoprene, permitindo maior circulação do ar e facilitando a transpiração dos pés. O solado aderente de borracha foi inspirado nos pneus de chuva dos automóveis, que não desliza em pisos molhados e lisos.
A uFrog está disponível para venda em lojas físicas espalhadas por todo o Brasil e pelo site.
O Grupo Náutica participou do I Salão de Negócios de Turismo, que aconteceu no último dia 30, em Angra dos Reis. O encontro reuniu investidores em potencial e empresas do setor com o propósito de aquecer o turismo local.
O salão recebeu mais de 500 visitantes por dia, e logo em sua abertura os corredores dos estandes ficaram lotados, assim como na cerimônia de lançamento do evento que contou com a participação de muitas autoridades do município, como o prefeito Fernando Jordão, secretários, vereadores, e representações do setor turístico da cidade, do estado e do país, que foram prestigiar o I Salão de Negócios de Turismo de Angra dos Reis.
O evento foi dividido em três ambientes: expositores, rodada de negócios e mini-palestras de temas específicos do turismo, voltados para o cenário de mercado de Angra e de Ilha Grande. Empresários locais tiveram a oportunidade de entrar em contato, em um mesmo ambiente, com um grande número de investidores, compradores e fornecedores do segmento turístico nacional e até internacional.
O evento tem a organização do Angra e Ilha Grande CVB (Convention & Visitors Bureau), em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), e apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira das Agências de Viagens, do Sebrae e dos hotéis Angra Beach, Promenade Angra, Vila Galé Angra e Samba e a promoção da Rádio Costa Azul FM.
O estaleiro pernambucano Royal Mariner está investindo na fundação de sua nova fábrica em Suape, em Pernambuco. O novo espaço contará com um galpão de 12 mil m² com acesso direto ao mar e pretender empregar 300 trabalhadores de diversos níveis operacionais, segundo a empresa.
A Royal Mariner iniciou suas atividades em 2008 com a fabricação de embarcações de esporte e lazer. Hoje, conta com sete modelos, 150 funcionários e capacidade de produção de 15 unidades mensais.
Entre os investimentos em andamento, o estaleiro está desenvolvendo projetos e novas linhas de produção. A empresa é uma das confirmadas na próxima edição do São Paulo Boat Show, com as novas lanchas RM 300, RM 350 e RM 390. Já para o ano que vem, a marca pretende lançar as RM 400 Fly e RM 480 Fly.
Martine Grael e Kahena Kunze mais uma vez estão entre as melhores do mundo. O Campeonato Mundial das classes 49er FX e 49er terminou neste sábado (2), na cidade do Porto, em Portugal, com as brasileiras de novo no pódio. As atuais campeãs olímpicas desta vez ficaram com a medalha de prata, com 39 pontos perdidos, atrás somente das dinamarquesas Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen (30 p.p.) e à frente das neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech (49 p.p.).
As três duplas mantiveram seu domínio na classe, já que formaram o pódio também nos Jogos Rio 2016, com as brasileiras no topo. A competição chegou ao fim com uma programação cheia no último dia. Só na 49er FX, foram disputadas cinco regatas: duas pela fase de classificação e três na série da medalha. Martine e Kahena mostraram regularidade, ficando sempre no top 5. No fim, só não superaram as velejadoras da Dinamarca, medalhistas olímpicas de bronze, recompensadas por um desempenho quase perfeito numa semana ora sem ventos, ora com rajadas muito fortes.
A prata no Mundial coroa um ano brilhante para Martine Grael e Kahena Kunze. A dupla brasileira conquistou de forma inapelável a Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), com três ouros nas três etapas disputadas: Miami, nos Estados Unidos; Hyères, na França; e Santander, na Espanha. E agora encerra a campanha repetindo o vice-campeonato mundial que teve em 2015. As duas já foram campeãs mundiais de 49er FX em 2014.
A partir de agora, Martine volta seu foco momentaneamente para a disputa da Regata de Volta ao Mundo, mas sem deixar de lado a campanha olímpica. Kahena estará presente nesta segunda-feira (4) em Recife, para participar, a partir de 11h, de uma clínica da classe 29er na Copa da Juventude, na subsede Maria Farinha do Cabanga Iate Clube.
Classificação geral
49er FX
1 – Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen (DIN), 30 pontos perdidos
2 – Martine Grael e Kahena Kunze (BRA), 39 p.p.
3 – Alexandra Maloney e Molly Meech (NZL), 49 p.p.
49er
1 – Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell (GBR), com 19 pontos perdidos
2 – James Peters e Fynn Sterritt (GBR), 23 p.p.
3 – Benjamin Bildstein e David Hussl (AUT), 28 p.p.
20 – Carlos Robles e Marco Grael (BRA), 83 p.p.
36 – Dante Bianchi e Thomas Lowbeer (BRA), 94 p.p.
40 – Robert Scheidt e Gabriel Borges (BRA), 102 p.p.
Entre as lanchas já confirmadas da Triton Yachts para a 20ª edição do São Paulo Boat Show, o destaque será a nova Triton 440 HT, de 13,4 metros de comprimento. De 21 a 26 de setembro, a marca brasileira apresentará em primeira mão aos visitantes do São Paulo Expo a versão com teto solar (hardtop – HT) do seu modelo de 44 pés. Também estarão em exposição dois recentes lançamentos da marca, a Triton 340 e a Triton 360 HT.
“A Triton 440 HT, além do design que chama atenção pelas linhas esportivas, também surpreenderá os visitantes devido à amplitude dos espaços internos. É o caso do pé-direito dos camarotes e dos banheiros que varia entre 1,9m a 2m de altura. Já a cozinha possui pé-direito duplo. São configurações que geram conforto aos convidados e familiares do proprietário e que fazem muita diferença em uma embarcação dessas dimensões”, avalia o diretor da Triton Yachts Allan Cechelero.
“Apresentaremos também outros dois modelos que têm chamado atenção do público. A Triton 340, de 34 pés, que foi lançada no início deste ano ao público carioca, e a Triton 360 HT, de 36 pés, que é sucesso em vendas”, complementa.
A Triton 340, uma atualização do modelo de 33 pés da marca, pode acomodar até 12 convidados durante o dia e 4 para pernoite.
Sucesso em vendas no país, a Triton 360 HT também é presença confirmada no salão náutico paulista.
Fotos: Divulgação
A nova Triton 440 HT é um convite para curtir bons momentos a bordo com familiares e amigos. Devido ao teto solar (hard top) garante proteção durante dias de sol forte como também em tempo chuvoso. Sua plataforma de popa (parte traseira) é ampla e pode receber espaço gourmet com grill e pia. A plataforma pode ainda, dependendo da escolha do cliente, ser fixa ou submergível. Mesa para refeições com sofá e geladeira são características da praça de popa. No pavimento inferior, possui dois camarotes e acomoda confortavelmente 4 pessoas para pernoite. Pode ser equipada com dois motores D6 330 HP ou IPS 500 HP.
A Triton 340 chegou ao mercado em abril deste ano como uma atualização do modelo de 33 pés da Triton Yachts e já é sucesso entre os apreciadores da marca. Com melhor aproveitamento dos espaços, a embarcação, com mais de 10 metros de comprimento, pode acomodar até 12 convidados durante o dia e 4 para pernoite. No exterior, possui espaço gourmet com grill e pia além de espaçoso cockpit. Posto de comando moderno e solário na proa para banhos de sol são mais atrativos. Duas amplas cabines fazem parte da configuração interna que possibilita receber até 4 pessoas para pernoite. Uma das camas pode ainda se transformar em um sofá criando uma área de estar. Cozinha e banheiro são mais características.
A Triton 360 HT, um dos modelos mais vendidos pela Triton Yachts no país, também estará no São Paulo Boat Show. No pavimento principal, está uma área de convivência com mesa para refeições e sofá, além de posto de comando e área para relaxamento e banhos de sol. Em seu interior está localizada a cozinha, espaço para refeições além de cabines e banheiro com box. Móveis, revestimentos e acabamentos são alguns dos itens que poderão ser customizados na embarcação conforme o gosto do cliente.
A Nautispecial, empresa que há mais de 20 anos produz, em São Paulo, itens à base de matérias primas biodegradáveis para limpeza e conservação de barcos de fibra, acaba de anunciar que fará o lançamento de oito novos produtos durante o São Paulo Boat Show, entre os dias 21 e 26 de setembro. São eles: limpa estofados limpeza pesada, limpa anti-derrapante, protetor de capotas, lava louças, linha velejador, silicone com Teflon e graxa azul em spray. Os lançamentos vêm para deixar a linha náutica da marca – que já conta com produtos como limpa teca, limpa porão, buchas, graxa náutica, lava lancha, entre outros – ainda mais completa.
Com mais de 1 300 unidades produzidas desde o seu lançamento, em 1996, o Dumar 499 é a menor e mais vendida embarcação do estaleiro Dumar Wellcraft, de São Paulo. Afinal, por cerca de R$ 10 mil, pode-se comprar um casco de fibra versátil, de 5 m (16,5 pés), com a possibilidade de ser rebocado pelas estradas por qualquer automóvel com motor 1.6 e que, pronto para navegar, não custa muito mais que R$ 30 mil, já com uma carreta rodoviária.
É verdade que, para passear, um bote oferece bem menos conforto que uma lancha, mas trata-se de uma embarcação muito prática para cobrir pequenos trechos na água com cargas diversas a bordo, já que o cockpit espartano facilita a acomodação de pessoas ou objetos. Além disso, um bote deste tamanho é muito usado por pescadores e mergulhadores, tanto pelo baixo custo quanto pela facilidade na movimentação a bordo e a capacidade de abrigar equipamentos.
O Dumar 499, de 180 kg e boca de 1,53 m, tem três bancos transversais para acomodar até seis pessoas sentadas, caixa para âncora, paióis sob os bancos e opção de instalar uma capota. Testamos o Dumar 499 em duas etapas nas águas do Canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Na primeira, o vento leste soprou a mais de 15 nós, condição difícil para avaliar qualquer barco deste porte. Nesta situação, com muitas ondas baixas e sequenciais, tivemos que navegar em velocidade reduzida, em torno de 7 nós, contra as vagas e, mesmo assim, de vez em quando o casco batia mais duro contra as ondas — apenas lanchas com casco em V profundo (o Dumar 499, como a maioria dos botes, possui a proa em V, mas o fundo do casco é quase chato para garantir a estabilidade, que é boa neste barco) teriam condições de navegar com certo conforto contra as ondas.
Já com as vagas de través e pela popa, o Dumar 499 foi muito bem nas águas agitadas, impulsionado por um Evinrude de 25 hp. A medição da velocidade máxima só foi possível uma semana depois, com as águas do Canal de São Sebastião mais calmas: registramos a média de 24,4 nós, com uma pessoa a bordo, 20 litros de combustível no tanque portátil e a capota esticada. Um bom resultado, considerando o porte do barco, a potência do motor e o fato de que algumas lanchas de 19 pés com motor de popa de 90 hp navegam apenas 5 nós mais rápido que o conjunto testado.
No modelo avaliado, sentimos falta de uma proteção na parte interna do espelho de popa, para evitar que a água proveniente das ondas e da própria marola do barco entre a bordo, o que aconteceu navegando em mar agitado. Além disso, falta também uma grelha de ventilação no compartimento de popa, usado para acomodar o tanque de combustível portátil, revestimento de EVA no compartimento da âncora (para diminuir o barulho das correntes e da própria âncora em contato com a fibra) e criar porta-objetos nas extremidades dos bancos, o que é sempre muito útil. Nada, porém, que tire os méritos do parrudo Dumar 499, que disputa o mercado com os botes de alumínio, líderes disparados neste tipo de embarcação, mas leva vantagem no acabamento e não sofre problemas de infiltração de água, desconforto quase presente em barcos de alumínio rebitado.
A Riostar está construindo um novo iate de 83 pés desenhado por Fernando de Almeida Yacht Design. Com amplo espaço interno, o modelo terá salão principal com 60 m², lounge com TV e mesa de jantar para oito pessoas. A cozinha ficará localizada na popa, com acesso para o salão e para a área de serviço, onde estarão as acomodações de marinheiro e casa de máquinas.
A Riostar 83 contará com flybridge com 45 m² de área equipado com hartdtop, posto de comando duplo, bar com pia, churrasqueira, geladeira e ice maker, sofá com áreas de refeição e solário, além de vir equipada com motores Caterpillar de 1925 hp, geradores Kohler, dessalinizadores, ar condicionado com sistema chiller e estabilizador Seakeeper, para promover mais conforto a bordo.
Com 50% dos processos finalizados na fábrica da marca, a previsão é de que o barco seja lançado oficialmente no Rio Boat Show 2018.
Lançado em julho de 2017, o iate de 37 metros M / Y Clorinda fará a sua estreia mundial no Cannes Yachting Festival e no Mônaco Yacht Show 2017.
Clorinda pode acomodar 10 pessoas em cinco camarotes, entre eles a suíte do proprietário, localizada à proa do convés principal. Conta, ainda, com espaços de estar e de refeições propícios para reunir a família e os amigos em momentos de descontração.
Fotos: Divulgação
O modelo possui jacuzzi, solário e é alimentado por três motores M96 MTU 16V 2000. Esta combinação proporciona muita maneabilidade e conforto, segundo a empresa, que acrescentou que a velocidade de cruzeiro de Clorinda é de 27 nós, chegando a velocidade máxima de 34 nós.
Yachting Cannes Festival
De 12 a17 de Setembro de 2017
O estaleiro Rossini confirmou participação no São Paulo Boat Show 2017 com sua nova lancha de 26 pés com proa aberta. Com 7,80 m de comprimento, a Rossini 260 tem capacidade para 12 pessoas e pode ser equipado com motor de centro-rabeta de 220 a 350 hp. Confira algumas imagens da lancha:
Fotos: Divulgação
O São Paulo Boat Show 2017 ocorrerá entre 21 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, ocupando três pavilhões deste moderno espaço, que fica às margens da Rodovia dos Imigrantes, a apenas 3 km do aeroporto de Congonhas e próximo do Rodoanel — o que viabiliza o transporte de barcos sem a necessidade de passar pelas vias da metrópole. A expectativa é que um total de 40 mil pessoas visitem o maior salão náutico indoor da América Latina, que será histórico, chegando à sua 20ª edição. Fique de olho e confira todas as novidades do salão náutico paulista no portal de Náutica.
O novo estaleiro italiano Heron Yacht lançará seu primeiro modelo no Cannes Yachting Festival, que acontece no fim deste mês na França. Trata-se da Heron 56, uma embarcação de 17,9 m projetada pelo arquiteto naval Massimo Picco, da Picco Yacht Design.
De acordo com a empresa, o casco exclusivo do modelo garante um arrasto mínimo, menor consumo de combustível e bons níveis de desempenho com motores com potência moderada. Heron será equipado com dois motores Volvo Penta IPS 600, de 435 hp, mas também poderá receber uma combinação de transmissões e motores alternativos.
O modelo conta com suíte do proprietário à proa, com banheiro dividido em duas áreas, duas suítes para hóspedes com camas individuais à meia-nau, além de acomodações para a tripulação na popa – esta tem acesso direto ao convés, para garantir a total privacidade do proprietário e de seus convidados.
O estaleiro Okean Yachts, por meio de sua revenda para a região Sul Nauticlass, comercializou a primeira unidade de seu fast trawler de 50 pés, lançado durante a última edição do Rio Boat Show, na Marina da Glória.
Com 15,12 metros de comprimento, Okean 50 foi projetado pelo italiano Paolo Ferragni e chama atenção pelo seu design. O modelo conta com flybridge e aberturas nas laterais, formando duas espécies de varandas sobre o mar, e pode ser equipado com motorização Volvo IPS.
O estaleiro pernambucano Royal Mariner acaba de divulgar as primeiras imagens do seu novo modelo, RM 300. Com lançamento previsto para a próxima edição do São Paulo Boat Show, a lancha de 9,15 metros de comprimento vem com solário de proa, espaço gourmet na popa e cabine com acomodações para quatro pessoas em pernoite, além de banheiro. De dia, acomoda até 13 passageiros, além do piloto, a bordo. Pode ser equipada com um ou dois motores de centro-rabeta de 350 a 430 hp ou de 170 a 250 hp.
O São Paulo Boat Show 2017 ocorrerá entre 21 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, ocupando três pavilhões deste moderno espaço, que fica às margens da Rodovia dos Imigrantes, a apenas 3 km do aeroporto de Congonhas e próximo do Rodoanel — o que viabiliza o transporte de barcos sem a necessidade de passar pelas vias da metrópole. A expectativa é que um total de 40 mil pessoas visitem o maior salão náutico indoor da América Latina, que será histórico, chegando à sua 20ª edição. Fique de olho e confira todas as novidades do salão náutico paulista no portal de Náutica.
As águas baianas ficarão agitadas no próximo dia 9 de setembro com a 48ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento promete reunir mais de 100 barcos inscritos, entre veleiros de oceano, saveiros e escunas a vela, no seu percurso ímpar, que inclui mar e rio – metade do percurso é realizado nas águas da bela Baía de Todos os Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu.
A competição terá três largadas para as diversas classes inscritas, a partir das 10 horas da manhã, na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e Ilha de Maré. Participam mais de 1 500 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina.
Grandes nomes da vela já participaram da regata como os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov, Julio Estevez, dentre outros e sempre que podem, marcam presença na competição.
Com a chegada dos velejadores em Maragojipe a festa está completa! A cidade celebra o seu santo padroeiro, São Bartolomeu, e durante todo o mês de agosto permanece em clima de euforia. A regata oferece um jantar aos participantes até às 21h e logo em seguida inicia-se a Cerimônia de Premiação nas proximidades do cais de Maragojipe, com muita alegria, comemoração e sensação de dever cumprido. Encerrada a premiação, os velejadores seguem para a praça central da cidade para juntar-se ao grande público a fim de prestigiarem as apresentações de grandes nomes da música baiana e brasileira em um palco montado ao lado da Igreja Matriz. Os velejadores pernoitam em seus barcos e no domingo tem o seu retorno livre para Salvador.
Preocupados com as questões ligadas à preservação ambiental, em particular com a escassez de água, a Regata Aratu-Maragojipe, lança em paralelo à realização do evento, a campanha “Quem é do mar sabe economizar”. Ter água limitada a bordo faz com que os velejadores criem automaticamente uma cultura de economia e uso racional dela.
A filial brasileira do estaleiro italiano Azimut Yachts divulgou novas imagens da Azimut Grande 30 Metri, embarcação de 95 pés (30 metros de comprimento e 110 toneladas), que já está com mais de 50% de seus processos finalizados na fábrica da marca em Itajaí. Isso representa o término de uma superestrutura que inclui um casco de 30 metros de comprimento, três conveses e divisão de interiores. Parte da construção da primeira unidade foi realizada na matriz italiana para garantir exatamente o padrão mundial da marca.
O time da filial brasileira, que passou por amplo treinamento junto aos profissionais italianos, já segue os trabalhos incluindo pintura, acabamentos, instalação de motores e componentes de elétrica, eletrônica, hidráulica e mecânica. Nos próximos seis meses também serão realizados os acabamentos finais e depois ocorrerão os testes de navegação. A previsão é de que o projeto seja totalmente concluído no primeiro semestre de 2018 e uma das duas unidades já encomendadas por clientes brasileiros seja entregue.
São 30 metros de comprimento, três pavimentos e mais de 300 m² de área no total. Apenas o pavimento superior (flybridge) possui uma área de mais de 65 m², incluindo jacuzzi para 8 pessoas, amplo espaço de relaxamento e de refeições, e segundo posto de comando. O ambiente, estilo lounge, da proa também impressiona assim como as áreas internas, que conta com 5 suítes, grande salão principal com sala de estar, jantar e cozinha equipados, além de posto central de comando com poltronas ergonômicas em couro italiano.
A embarcação possui dois motores MTU 16V2000 M84. Pode chegar a velocidade máxima de 28 nós e 22 nós no modo cruzeiro, segundo a empresa.
São raros os salões náuticos que acontecem nos lugares mais propícios para se ter um barco. Tampouco nem sempre eles costumam oferecer ofertas e promoções que realmente resultam em bons negócios. Em ambos os casos, no entanto, o Ilhabela Boutique Boat Show, realizado no mês passado, no Saco da Capela — o maior reduto de barcos da ilha mais bonita do litoral paulista —, superou as expectativas.
O evento, promovido pela prefeitura de Ilhabela e organizado pela mesma equipe que cuida dos Boat Shows de São Paulo e Rio, se revelou uma agradável surpresa, tanto para visitantes quanto expositores. Mais do que isso, por conta do local escolhido, o salão de Ilhabela revelou-se um gostoso programa familiar de fim de semana, ao mesmo tempo em que ofereceu reais boas oportunidades para quem quer ter um barco, mesmo em tempos de crise. E que lugar poderia mais melhor para comprar um barco do que em uma ilha?
Fique por dentro de tudo o que rolou no primeiro Ilhabela Boutique Boat Show na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.
O estaleiro MCP Yachts está construindo seu novo projeto de iate a motor de 36,5 metros, projetado pela empresa de design holandesa Vripack. De acordo com o diretor criativo da Vripack, Bart Bouwhuis, a construção de Seaview, de 120 pés, levará cerca de 18 meses, com entrega prevista para o verão de 2019.
O layout do modelo inclui dois camarotes de hóspedes no convés principal, além da suíte do proprietário à proa. O convés superior é projetado para a vida familiar e apresenta uma ampla sala de observação voltada para a proa.
Segundo Manoel Chaves, presidente e CEO da MCP, a Vripack projetou um novo casco que permite alto nível de conforto mesmo em situações mais difíceis, além de desempenho. Proporcionará um longo alcance dentro de um período mais curto enquanto os passageiros aproveitam o que o iate oferece.
Também está em construção na MCP o projeto 92.5 THP, que começou no fim do ano passado. O modelo sofreu algumas mudanças de design durante sua construção e agora está assumindo uma forma muito mais agressiva do que seu design original.
Acredite: ao toque de um botão, ele pode mudar de forma mesmo em movimento! E assumir várias facetas (sete, para ser exato). Projetado por uma empresa austríaca, o Kormaran K7 causou alarde ao ser apresentado em uma das edições do Monaco Yacht Show. Não só pelo design futurista, mas, principalmente, pelo que é capaz de fazer. Tal qual um Transformer das águas, esta espécie de barco-robô, que leva em sua composição fibra de carbono e titânio, enquanto os revestimentos internos são de teca e couro, tem basicamente três configurações de casco (monocasco, catamarã e trimarã).
Contudo, o brinquedinho de 21 pés tem, ainda, acessórios para assumir os modos “banho” (em que o casco se desdobra em uma ampla plataforma), de “voo” (quando a embarcação é suspensa) e “noturno” (no qual luzes de led iluminam as partes externa e interna do casco). Tudo ao toque de um botão. E o Kormaran K7 também é rápido. Impulsionado por dois motores (ao todo, são 500 hp de potência!), pode chegar perto dos 40 nós de velocidade. E, para melhorar a eficiência da navegação, hidrofólios fazem o casco se descolar da água, reduzindo o arrasto e proporcionando autonomia para navegar por mais de 100 milhas, diz o fabricante.
Enquanto o legado dos Jogos Olímpicos de 2016 é objeto de críticas, a vela sacramentou, na última semana, o repasse dos equipamentos usados nas regatas olímpicas para as federações estaduais. Há de aparelhos de gps a âncoras e bandeiras, entre outros materiais — muitos deles básicos, porém imprescindíveis, para a realização de competições.
Os itens usados na Rio-2016 foram doados para a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), por meio da parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que os repassou às federações com a finalidade de desenvolver a modalidade em todo o território nacional.
Para comemorar o aniversário de Vitória (ES), celebrado em 8 de setembro, acontecerá a Volta à Ilha de Vitória, competição nacional de canoagem oceânica que fará uma remada de 30 quilômetros ao redor da ilha e passará por paisagens consagradas como as três pontes que ligam a capital ao município de Vila Velha, a Ilha do Boi, o Porto de Vitória, a Ilha das Caieiras e por um dos maiores manguezais em área urbana do Brasil, o Manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.
O evento inédito, que será realizado no dia em que a capital capixaba comemora 466 anos, tem a expectativa de reunir mais de 100 atletas e cerca de 40 embarcações de diversas modalidades e portes. Entre os participantes, estarão canoeiros e atletas nacionais e internacionais. São presenças já confirmadas o atleta paralímpico de canoagem e tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes; o campeão e o vice-campeão, respectivamente, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica Individual 2017, os atletas paulistas José Marcos Mendes Filho e David Levi; o francês Loïc Boireau, representante do Clube BAC canoë kayak de Paris; e a peruana Frida Condo Paniagua, representante do clube Inkanoa Va’a.
Realizada pela primeira vez este ano, a Volta à Ilha é inspirada em um evento que ocorreu em 1985. “Na década de 80 foi feita a Taça da Cidade de Vitória, que também realizou uma remada ao redor da cidade. Foi o único evento com o formato de volta ao redor da ilha e, agora, ele veio como inspiração. A Volta à Ilha será realizada anualmente, sempre no aniversário de Vitória, com o intuito de exaltar a nossa capital e suas belezas”, conta o idealizador e realizador do evento, Carlo de Castiglioni Teodoro.
A competição terá categorias por idade – Júnior, Open, Master, Super Master, Golden Master – e por sexo – Masculino, Feminino e Mista. As modalidades da disputa serão Canoas Va’a (canoa polinésia) OC1, V1, OC2, OC6, V6; Surfski com caiaques oceânicos simples e duplo; Remo Olímpico Single Skiff e Double Skiff; e Stand Up Paddle Solo e Revezamento (dupla).
A largada única da disputa será às 10h30, na Curva da Jurema, em Vitória, com o repasse do briefing obrigatório e alinhamento das embarcações a partir das 8h. A previsão de tempo de percurso das embarcações mais rápidas é de 2h40, podendo chegar a mais de 4 horas entre os competidores mais lentos.
O evento tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Iate Clube do Espírito Santo, Associação Brasileira dos Canoeiros (Abraca), Landspride, Kreato Tecnologia, AlwaysMore, Ticket Digital, Gráfica JEP, GL Circuito Funcional, Nutrata Suplementos, Hotel Golden Tulipí e Don Camaleone, 364 Café e Inspire Estúdio Multimidia.
Para quem deseja participar, as inscrições devem ser feitas no site www.voltaailhadevitoria.com.br. No dia da competição, os interessados também pode se inscrever na bilheteria do evento, montada na curva da Jurema. O ingresso pode ser parcelado no cartão de crédito.
Ações ambientais
A Volta à Ilha de Vitória também vai chamar a atenção para o meio ambiente. Durante o trajeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá coletar o lixo encontrado para pesar ao final do evento. Este material também será utilizado para montar uma baleia em tamanho real nas areias da Curva da Jurema na Gincana do Lixo comandada pelo coordenador do Projeto Pegada, Rafael Braga.
Para fazer o mosaico nas areias da Curva da Jurema, Rafael já está recolhendo isopor, garrafas pet e outros rejeitos que encontra nas praias e no manguezal de Vitória. “A expectativa é recolher uma tonelada de lixo total. Depois, o lixo que puder ser reaproveitado será encaminhado para reciclagem e o que estiver contaminado será descartado adequadamente”, explica.
A Semmam ainda fará o plantio de restinga na região onde ocorre a competição e aproveitará o trajeto do evento para ampliar os pontos de coleta de água para análise, estendendo o teste por todo o trajeto da competição. Os novos pontos serão analisados anualmente e incluídos em uma nova série histórica de análise da água que será iniciada pela Prefeitura de Vitória.
Programação cultural
Ao longo do dia, a arena montada na Curva da Jurema, onde será a largada e a chegada da Volta à Ilha de Vitória, estará aberta ao público e contará com diversas atividades. A programação inclui apresentação de banda de congo, as atividades ambientais, circuito funcional com o educador físico Glênio Luiz e luau de encerramento.
No local, também será possível acompanhar a transmissão ao vivo da competição, com narração do apresentador Cristiano Ramos e do locutor Fernando Bonfá, reconhecido nacionalmente.
Documentário Remando Forte pela Natureza
A competição Volta à Ilha de Vitória será registrada e se tornará um documentário. Intitulado “Remando Forte pela Natureza”, os registros para o filme serão feitos por lanchas, drones e equipe em terra e mostrarão, além da competição, as belezas da ilha e as questões ambientais encontrados pelo caminho. Com produção de Carlo de Castiglioni Teodoro, o documentário terá trilha sonora assinada por Fábio Carvalho, que trará músicas de seu novo CD Quintal-AfroCongoBeat.
Premiação
Todos os participantes que completarem a Volta à Ilha de Vitória irão receber uma medalha de participação, que será um hei matau de madeira, um anzol que para o povo da polinésia tem o simbolismo de prosperidade e segurança. A premiação geral será entregue para primeira embarcação que cruzar a linha de chegada, tanto no Masculino quanto no Feminino. Os competidores mais velozes irão receber os prêmios Fita Azul e Fita Rosa, que serão troféus de madeira em formato de hei matau com uma pedra preciosa, assinado por Vitor Paganotto, e um remo. Já o primeiro lugar no Stand Up Paddle receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00.
Está chegando a 20ª edição do São Paulo Boat Show! Entre os dias 21 e 26 de setembro, o público paulistano poderá conferir de perto alguns dos modelos de embarcações mais cobiçados do mercado no São Paulo Expo.
As principais marcas de embarcações, motores, acessórios, equipamentos, eletrônicos e muito mais em um único lugar, com grandes destaques e lançamentos do setor para você. Confira nove modelos que estarão no maior salão náutico indoor da América Latina:
Azimut Verve 40
A embarcação esportiva da Azimut Yachts é sucesso de vendas nos Estados Unidos e já teve duas unidades recentemente comercializadas a Dubai, nos Emirados Árabes. O desempenho dos 3 motores de popa Mercury Verado de 350 HP cada é atrativo aos amantes de velocidade sobre as águas. O iate de 40 pés, que pode superar 40 nós de velocidade, segundo a marca, se destaca pelo seu design esportivo e sofisticado. O pavimento principal é aberto, protegido por hard top (similar ao teto solar) e conta com três poltronas ergonômicas esportivas revestidas em couro italiano.
Espaço para refeições, estilo gourmet, na praça de popa, e áreas para relaxamento e banhos de sol na proa são mais características. Mesmo com o foco em esportividade e lazer, o pavimento inferior também impressiona pela grandiosidade e arquitetura – ampla cabine iluminada com banheiro, cozinha e sala de jantar compõe a área que carrega a excelência da marca no mobiliário, eletrodomésticos e acabamentos.
Armatti 480 Fly
Com 14,65 m de comprimento, a lancha de 48 pés possui 3 pavimentos e pode receber até 14 passageiros durante o dia. O espaçoso flybridge (pavimento superior) abriga segundo posto de comando, além de sofás e espreguiçadeiras para relaxamento. A embarcação ainda conta com solário na proa para banhos de sol e espaço gourmet com grill. A praça de popa impressiona por sua amplitude e está integrada ao salão principal facilitando o contato com o interior, assim como a sala de estar, cozinha equipada com eletrodomésticos embutidos e pia reversível em balcão.
O posto de comando principal também faz parte do ambiente e permite o contato do comandante com os convidados. No convés inferior, estão três camarotes para receber até 6 convidados para pernoite e a embarcação também conta com cabine e banheiro separados para a tripulação. Em termos de motorização, dependendo das configurações escolhidas, pode ser equipada com 2 motores de 370 HP cada ou com dois motores de 435 HP com IPS 600.
Armatti 360 Coupe
A embarcação é conhecida pelo amplo cockpit que permite receber até 12 convidados de maneira confortável. Protegido pelo hard top (similar ao teto solar), é possível aproveitar a navegação independentemente do tempo, ou seja, protege tanto em dias de chuva ou de frio assim como nos dias de sol. A área externa da Armatti 360 Coupe é um convite para aproveitar agradáveis momentos a bordo, seja através de banhos de sol na proa ou no preparo de uma refeição no espaço gourmet na plataforma de popa. A embarcação ainda conta com cozinha, mesa para refeições, banheiro e duas cabines para pernoite.
Fishing 330 ST
A Fishing 330 Saint-Tropez é um convite para curtir a vida a bordo, seja em cruzeiros de longa distância ou em breves passeios. Com motorização de alto desempenho e características construtivas que garantem resistência, é uma embarcação de performance ideal também para esportes náuticos.
O conforto é mais uma característica marcante – a embarcação possui cama de casal, solários e mesa removível para refeições.
Fishing 375 Solarium
Um projeto desenvolvido pelos Estaleiros Fishing em conjunto com o renomado estúdio Donald Blount Naval Architects and Marine Engineering, detentores do recorde de travessia do Atlântico (Blue Ribon).
A embarcação incorpora um solarium e uma cama de casal ao console central, aproveitando os espaços de circulação, criando a combinação entre lazer e aventura – ideal para um passeio ou pesca/mergulho.
Triton 440 HT
O modelo com teto solar e 13,4 m de comprimento da Triton Yachts conta com pé-direito de 2 m de altura nos camarotes e banheiros. Já a cozinha possui pé direito duplo que pode chegar a 4m de altura. Em seu exterior, há ambientes reservados para relaxamento e refeições como é o caso do espaço gourmet.
A plataforma de popa, dependendo da necessidade do cliente, pode ser fixa ou substituída por uma submergível. Outros itens também poderão ser customizados como é o caso dos acabamentos, pintura do casco e até mesmo a motorização.
Intermarine 62
A embarcação de 151,14 m² foi criada por um dos mais conceituados escritórios de design náutico do mundo, assinada pelo arquiteto Luiz de Basto. Inova ao ser a primeira em águas brasileiras a oferecer duas plataformas laterais retráteis (batizadas de “beach club” e instaladas ao lado da tradicional plataforma de popa), que se abaixam quando o barco está parado e oferecem uma nova área para curtir os passeios. O beach club privativo oferece uma experiência incomparável ao ar livre; o lounge com 18 m² no nível do mar está localizado na popa. Ao ancorar a embarcação, duas plataformas laterais no costado abrem-se e conectam-se à plataforma de popa central, com 2 metros de comprimento e 4,60 m de largura.
Somando-se às duas plataforma laterais com 2,20 m x 1 m cada, cria-se uma nova área de convivência para desfrutar, com muito mais espaço que qualquer outra embarcação. A plataforma de popa central possui ainda lift hidráulico, para utilizá-la como uma praia particular a bordo ou içar um bote ou jet-ski. O espaço gourmet é equipado com churrasqueira elétrica, pia e espaço para o preparo de alimentos.
FS 180
Lancha de entrada, ideal quem busca pela primeira embarcação para reunir a família e amigos. A FS 180 foi desenvolvida para navegar segura e confortavelmente, tudo isso por um preço acessível. O modelo já acompanha o mastro de esqui de série: seu casco possui uma hidrodinâmica tanto para passeio como para a prática de esportes aquáticos – wakeboard, esqui aquático ou mesmo rebocar uma boia inflável.
A proa sextavada aumenta a embarcação para quem a vê de fora, mas também aumenta o espaço interno para quem se senta na proa.
FS320 Elite
Maior embarcação da linha FS Yachts, conta com design futurista, confortável espaço de convés para 14 pessoas durante o dia e uma cabine com 1,91m de pé-direito, cozinha, banheiro completo e 3 camas de solteiro (conversíveis em 2 camas de casal). A embarcação oferece um espaço gourmet completo, com pia, torneira, churrasqueira a carvão e tábua de madeira, tudo isso estrategicamente localizado na plataforma – maior plataforma de mergulho da categoria.
O convés da embarcação favorece a circulação de pessoas a bordo sem tropeços, e acesso fácil à cabine e à proa. O modelo ainda conta com ducha, armários e tudo o que se instalar confortavelmente em alto mar.
Os ingressos para o São Paulo Boat Show 2017 já estão à venda pelo site oficial do evento.
20ª edição do São Paulo Boat Show
Data: de 21 a 26 de setembro
Horários:
21 de setembro (quinta-feira/abertura) – das 16hs às 22hs
22 e 25 de setembro (sexta e segunda) – das 13hs às 22hs
23 e 24 de setembro (sábado e domingo) – das 12hs às 22hs
26 de setembro (terça-feira/encerramento) – das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo, km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes
No último dia 26, sábado, a concessionária Villa Náutica reuniu clientes e amigos em evento náutico em Goiás. A partir das 10h da manhã, os 80 participantes – entre lanchas e jets – seguiram até a prainha na represa de Itumbiara, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, onde ficaram até as 15h, retornando ao hotel Lago das Brisas para o almoço. À noite, um animado show encerrou o dia de festa. Confira algumas imagens do evento:
A Ativa Náutica lançou uma linha de coletes infantis com desenhos coloridos. A Monstros do Mar é composta por coletes classe V, homologados pela Marinha do Brasil. Desenvolvidos especialmente para crianças, são ideais para uso em águas calmas e abrigadas, como piscinas e lagos. Estão disponíveis em quatro cores com estampas de monstros divertidos, para crianças de até 25 kg. Custa cerca de R$ 90, a unidade.
Inspirada na herança náutica da marca, a nova coleção de relógios LACOSTE CAPBRETON traz dois novos modelos com um design focado nos códigos do universo marítimo, combinando cores e ícones fortes, como o número 33, emprestados das coleções têxteis para serem ancorados no estilo de vida diário do aventureiro urbano.
Os modelos, ambos com caixa de aço inoxidável de 46 mm, vêm nas cores preto com azul e azul marinho com amarelo, possuem mecanismo quartzo com multifunção, resistência de 5 ATM, vidro de cristal mineral e o icônico crocodilo estampado no index de 3h, bem como a pulseira de silicone com textura petit piqué.
Foto: Divulgação
A história da Lacoste com os esportes náuticos é de longa data, não apenas porque Jean-Jules Lacoste, pai de René (o fundador da marca), foi um membro da Sociedade Náutica de Bordeaux e um remador campeão. Ao longo dos anos, a grife francesa tem apoiado marinheiros e velejadores, patrocinando aventuras ou trabalhando com eles em um design inovador e vestuário técnico. Em 1985, por exemplo, a Lacoste lançou seu próprio veleiro rápido, o L.42, uma embarcação única de desempenho de alto nível.
Todos os modelos da linha estão sendo vendidos no Brasil exclusivamente pela Vivara, nas lojas físicas da joalheria e pelo Vivara online, por R$ 790.
A luxuosa Azimut 74, que começou a ser fabricada no Brasil pela filial do grupo italiano Azimut-Benetti, será uma das grandes atrações do São Paulo Boat Show 2017. O modelo tem como inovação o uso de fibra de carbono 100% pura em parte de sua superestrutura, mesmo material utilizado em carros de corrida de Fórmula 1. A tecnologia é aplicada em toda a casaria da embarcação e no flybridge, o que possibilita uma redução de cerca de 30% do peso de sua estrutura se comparado a um modelo do mesmo tamanho.
Isso significa áreas maiores, volumes ampliados além de melhorar a estabilidade. Graças à redução do peso foi possível oferecer um espaço de um iate de uma categoria superior, como, por exemplo, um flybridge de cerca de 40m² de área. O uso do carbono possibilitou ainda o aumento considerável das superfícies de vidro, que praticamente contornam o pavimento principal, do chão ao teto, além de grandes janelas de vidro no pavimento inferior, especialmente, na cabine do proprietário. Estabilidade e dinamismo são mais diferenciais com a utilização desse elemento graças ao aumento do seu volume e hard top.
“A Azimut Yachts foi precursora no mundo a utilizar a fibra de carbono e temos o orgulho de trazer ao Brasil esta inovação ao setor náutico. Através de nosso Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, na Itália, conseguimos traduzir esse elemento ampliando espaços, aumentando volumes e melhorando ainda mais a estabilidade. Além disso, a utilização de vidros de alta tecnologia, com grandes janelas no pavimento principal e, inclusive, na área de cabines, é mais um pioneirismo da marca o que possibilita a invasão de luz natural e o maior contato com o exterior, com o prazer da navegação”, destaca o diretor comercial da Azimut Yachts Francesco Caputo.
Com mais de 22,5 metros de comprimento, o modelo, amplamente equipado e mobiliado, conta com 3 pavimentos, 4 suítes e uma área total aproximada de 225 m². Em outro espaço reservado, a tripulação conta com duas cabines, um banheiro e uma lavanderia.
Apenas o flybridge, pavimento superior da embarcação, tem cerca de 40 m² com áreas de relaxamento, espaço gourmet, bar, sala de jantar e segundo posto de comando, além da proteção do hard top que pode ser aberto através de comando eletrônico.
A proa também foi planejada para receber os convidados com conforto e qualidade. É equipada com grandes almofadas para banhos de sol e sofá com capacidade para até seis pessoas.
A praça de popa é um convite para reunir amigos e familiares incluindo mesa e poltronas que acomodam até seis pessoas, além da plataforma para banhos de mar.
O salão principal integra cozinha, sala de estar, jantar e posto de comando, incluindo bela cristaleira e vários espaços para armazenamento. Trata-se de uma área ampla e aberta contornada por grandes janelas, do chão ao teto, o que garante uma visão 360º do exterior.
Outro destaque e diferencial dessa embarcação é a projeção do salão principal em um único nível, o que gera amplitude e integração entre as áreas de convivência.
Acabamentos e mobiliário nobres em todas as áreas são características da marca. Mármore e couro natural, madeiras especiais para navegação, eletrodomésticos de alto padrão são alguns dos exemplos.
Seguindo o conceito da nova gama de modelos internacionais da Azimut Yachts, a 74 traz em seu interior uma decoração elegante marcada por cores suaves que contrastam com elementos escuros, projetada pelo designer italiano Carlo Galeazzi. O designer exterior, assinado pelo italiano Stefano Righini traz esportividade, imponência, amplo uso de vidros e os contornos que possibilitam identificar a marca Azimut Yachts mesmo à distância.
A Azimut 74 possui dois motores MAN V12 de 1400HP cada. Em velocidade de cruzeiro pode atingir 26 nós e na velocidade máxima pode chegar a 32 nós, segundo a marca.
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