Fita-Azul

Por: Redação -
14/10/2014

O veleiro Carioca, um Soto 40, foi o fita-azul na 69ª Regata Escola Naval, realizada neste domingo (12), na Baía de Guanabara. A maior prova náutica da América Latina contou com a participação de mais de 700 barcos. Organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, a regata reúne desde grandes veleiros de oceano aos monotipos. O resultado anunciado neste domingo é apenas parcial. Como aos participantes cabem protestos, a organização só divulgará as colocações oficiais na próxima semana.

A competição também contou com a presença de representantes estrangeiros. Na disputa das marinhas amigas, a primeira colocação ficou com o Brasil. O Chile foi o segundo colocado e a Itália ficou em terceiro lugar.

Aberto ao público, o evento levou à Ilha de Villegagnon cerca de quatro mil visitantes. A programação contou com diferentes atrações, como exposições de grande variedade de material militar da Marinha, incluindo equipamentos de mergulho e paraquedismo, helicópteros, mísseis, carros de combate e barracas de um hospital de campanha. Foram montadas tendas de exposição de organizações militares da Marinha e de empresas parceiras do evento. Destaque também para as apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, além de várias atividades esportivas e recreativas para as crianças.

Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cellier Alimentos, Transpetro, Poupex, Libra Terminais Rio, Brancante Seguros, SKM, FEMAR, Mackenzie, Capemisa Seguradora, Emgepron e 1492 Azeite Extra Virgem Premium.

A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 20, na Escola Naval.

Foto: Fred Hoffmann/Divulgação   / Informações: assessoria de imprensa

 

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    Swan 105

    Por: Redação -
    13/10/2014

    O Swan 105 RS é um dos mais recentes lançamentos da Nautor’s Swan — estaleiro finlandês referência na construção de veleiros de alto desempenho. Com 31,7 metros de comprimento, o veleiro é um projeto de German Frers em parceria com Beiderbecke, que desenhou interior do veleiro.

    Beiderbecke apostou nos espaços amplos e personalizáveis na cabine para atender os gostos pessoais de cada proprietário e oferecer mais espaço nos momentos a bordo. Exemplo da cabine do proprietário que se abre para a plataforma de popa integrando os espaços internos e externos do ambiente.

    O cockpit do veleiro alia áreas cobertas e descobertas para o conforto nas travessias.

    Veja as fotos deste incrível veleiro:

    Fotos: Divulgação

     

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      Na Bahia

      Por: Redação -

      A segunda Club Med Sailing Week, que começou na sexta-feira, dia 10, reuniu diversos esportes aquáticos em uma semana de competições no resort de Itaparica, Bahia. A primeira classe a entrar na água foi o kitesurf que contou com atletas de diversos estados.

      No domingo, último dia de competições para os atletas que estavam disputando a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurf Race, os riders foram conhecer outras raias da Ilha de Itaparica. A praia escolhida foi a de Ponta de Areia, que conta com uma excelente área para a prática da vela.

      Foram realizadas quatro regatas no último dia, com destaque pra Wilson Bodete, da Paraíba, que venceu a etapa apresentando uma boa regularidade em todas as provas. Em segundo Bruno Ferreira do Maranhão confirma sua ótima fase, após ser terceiro colocado no Rally dos Ventos ele agora se junta a elite do Kite Racing nacional com esse resultado na Ilha de Itaparica.

      Outro destaque, também da Paraíba, Ian Barbosa ficou em terceiro e já desponta no cenário nacional na modalidade Kite Racing.

      Roberto Veiga, de Santa Catarina, mostrou estar em forma velejando de igual pra igual com os tops do circuito e conquistou a quarta colocação na etapa.

      Outro destaque foi Arthur Veloso, o “Bodetinho”, ele foi o campeão Junior e deu trabalho aos mais velhos demonstrando muita técnica em suas regatas. Filho do campeão Bodete, Arthur já mostra que vai seguir os passos do pai.

      No mesmo dia tivemos uma clínica especial de Optmist e Stand Up, e os participantes receberam medalhas por empenho em aprender novos esportes náuticos.

      O Club Med Sailing Week continua suas atividades com clínicas de Kitesurf, Stand Up e Optimist, tudo isso no primeiro Resort do Brasil, o Club Med Itaparica.

      Fotos: Gisa de Paula / Informações: assessoria de imprensa

       

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        Anjo da Água

        Por: Redação -

        O iate conceito Bairim, ou Anjo da Água,  foi desenhado por Timon Sager, um designer suíço que já desenhou aviões e helicópteros com design bastante inovador, tem formas únicas e um visual pra lá de futurista. O iate conceito foi projetado para navegar muito rápido mesmo em água mais agitadas.

        O projeto prevê enormes janelas no costado que proporciona uma vista deslumbrante para os ocupantes da cabine. O interior tem amplos espaços, pé-direito alto e o conceito de grandes espaços abertos está presente em todo o projeto.

        O cockpit é coberto por teca e o acesso para a cabine é feito por uma grande escada central. O posto de comando é central e fica no flybridge do iate.

        Ainda não há previsão para a construção deste iate surpreendente.

        Imagens: Divulgação

         

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          SUP no Sul

          Por: Redação -

          O iate clube Veleiros do Sul, de Porto Alegre, sediou neste fim de semana a primeira edição do Campeonato Gaúcho de Stand Up Paddle (SUP). Com realização da Federação Gaúcha de Stand Up Paddle, a competição contou com a participação de 30 atletas nas modalidades Race e Funrace. Embora o céu tenha permanecido nublado, a chuva não apareceu, garantindo aos competidores boa visibilidade e boa mobilidade com o vento fraco e a corrente calma fluindo na raia do Cristal. A largada das duas modalidades ocorreu na frente do farol do VDS com um intervalo de cinco minutos.

          Participaram da modalidade Race sete atletas que remaram em um percurso de quase 9 quilômetros com três voltas entre a boia de largada e a boia do Estaleiro Só. Na categoria Feminino e Feminino 12.6 Lessara Barbosa de Aguiar (Walea Canoa) foi a campeã. No masculino 12.6, André Torelly (Iate Clube Guaíba) foi o vencedor. Na classificação Geral venceu Eduardo Braz Carrard (CDJ), com Leonardo Rancich (GetSup/Walea Canoa) em segundo e André Torelly em terceiro lugar.

          Após, houve a largada agitada da modalidade Funrace com 23 empolgados remadores disputando o melhor lugar entre as boias. O percurso foi de quase 3 quilômetros com apenas uma montada de boia. O estreante mais rápido foi Nicola de Araújo Fiedler e o Master foi vencedor Rafael Coelho Machado. Na Gran Master o Veleiros do Sul levou uma medalha com Ricardo Titoff Salvador. No feminino Ariane Lautert (Kitesul/GetSup) foi a vencedora com Maju Erst (Kitesul/GetSup) em segundo e Cláudia Ribeiro Freitas (SAVA) em terceiro. Na categoria Geral, Matheus Rodrigues Albernaz (Kitesul/GetSup) foi o campeão com Cristiano de Oliveira Roeche (Kitesul/GetSup) em segundo e Jerônimo Roveda em terceiro. Confira aqui todos os tempos cumpridos pelos atletas participantes.

          O Veleiros do Sul tem apoiado sistematicamente a prática do SUP e a realização do evento foi uma iniciativa do associado pioneiro na prática do esporte no VDS, atual Diretor de SUP Geraldo Gomes da Silveira. “É um evento marcante na história do SUP no Rio Grande do Sul, uma vez que é o primeiro campeonato gaúcho após a constituição oficial da Federação Gaúcha de Stand Up Paddle. Para nós do VDS representa uma experiência interessante, integrando o SUP, o esporte náutico que mais cresce no mundo, à estrutura de um grande clube náutico”, ressaltou. O primeiro Campeonato Gaúcho de Stand Up Paddle contou com apoio de GET SUP, Art in Surf, AB Esportes de Praia e SupReis.

          Foto e informações: assessoria de impressa

           

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            Regata Mormaii

            Por: Redação -

            Neste final de semana, o Iate Clube de Santa Catarina organizou a 13ª Regata Mormaii, válida como sexta etapa da Copa Veleiros de Oceano e o Zeus Team foi o fita-azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada) da competição. A equipe comandada por Inácio Vandressen percorreu o trecho entre Florianópolis e Bombinhas em 3h38m10s.

            A largada da 13ª Regata Mormaii ocorreu defronte ao Trapiche da Av. Beira-Mar Norte com boas condições. De lá, os veleiros partiram sentido a Bombinhas, percorrendo aproximadamente 31 milhas náuticas. Atuais campeões da Ilhabela Sailing Week, principal semana náutica da América Latina, a tripulação do Zeus Team largou muito bem e no final foi o primeiro a completar a regata, mostrando um grande desempenho da equipe.

            Ainda pela Classe C30, o Corta Vento foi o segundo a completar a regata, seguido por Katana e Kaikias. Na RGS “A” o grande campeão foi o Garrotilho, enquanto na ORC o Melody 5 foi o mais veloz, com o Ataw completando a regata na segunda posição.

            Na RGS Cruzeiro, a regata foi muito disputada com pouco mais de quatro minutos separando o primeiro do terceiro colocado. O Carino foi o grande campeão na categoria. O Jurerê Mirim foi o vice-campeão da Classe e Taura I completou o pódio.

            Fechando a regata, o Maskote venceu na Classe Proa Rasa seguido pelo Longitude na segunda colocação.

            Foto e informações: assessoria de imprensa

             

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              Mythos

              Por: Redação -
              12/10/2014

              O Fort Lauderdale International Boat Show acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro e será o palco da estreia da nova Riva 122 Mythos, um iate de 122 pés e casco de alumínio inspirado na Riva 86, grande sucesso do estaleiro que pertence ao Ferretti Group.

              O iate é um resultado da cooperação entre o designer Mauro Micheli e Sergio Beretta da Officina Italiana Design, escritório responsável pela linha Riva. Além das belas linhas externas e o grande conforto da cabine, a 122 Mythos tem flybridge com banheira de hidromassagem, sofá confortável e espreguiçadeiras para banhos de sol.

              No interior são três opções de arranjo, 3, 4 ou 5 camarotes para convidados.

              O iate, equipado com dois motores de 3510 hp cada, chega a velocidade máxima de 28,5 nós e cruzeiro de 26 nós.

              Imagens: Divulgação

               

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                Regatta Yacths

                Por: Redação -
                11/10/2014

                Os corredores do Transamérica Expo Center, em São Paulo, abrigaram durante seis dias, compradores, amantes do universo náutico e imprensa que prestigiaram a 17ª edição do São Paulo Boat Show. Lanchas e embarcações vendidas pela Regatta Yatchs, dealer oficial da Sessa Marine no Brasil, foram alguns destaques no evento.

                Grande aposta para o mercado brasileiro no verão 2015, o Sessa Cruiser 42 foi um dos modelos mais visitados pelo público. A arquiteta Camila Klein (foto), que marcou presença no evento, personalizou o interior do barco com peças da Regatta Casa e Regatta Tecidos nas cores azul e laranja.

                A Regatta Yachts registrou crescimento de 7% nas vendas em relação à última edição, em 2013. “A expectativa de vendas é sempre boa, gera prospects e estamos muito bem posicionados no mercado. As entregas dos barcos estão sendo feitas desde o início do ano e se mantiveram”, conta Marcelo Galvão Bueno, sócio-diretor da Regatta Yachts.

                O maior salão náutico indoor da América Latina reuniu R$ 140 milhões em novidades do setor, além de produtos voltados para o mercado de luxo.

                Foto e informações: assessoria de imprensa

                 

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                  Porto Alegre-Pelotas 2014

                  Por: Redação -

                  Com o patrocínio da Vipal, Delta Yachts e Equinautic, no próximo dia 1° de novembro o Veleiros do Sul de Porto Alegre e o Veleiros Saldanha da Gama de Pelotas realizam a Regata Porto Alegre-Pelotas 2014. A mais longa regata da vela gaúcha convida as tripulações de barcos das Classes Cruzeiro (bico de proa), Classe Delta, ORC Internacional e BRA RGS para participarem do desafio e contará com apoio da Marinha do Brasil, Rio Grande Yacht Club, Clube dos Jangadeiros e Iate Clube Guaíba. A velejada cruzará a Lagoa dos Patos enfrentando os ventos e testemunhando imagens únicas e a beleza que o estuário reserva aos navegantes.

                  Serão aceitas inscrições até 30 de outubro às 19h30min ao custo de R$ 30 por tripulante.

                  Foto e informações: Ricardo Pedebos/VDS

                   

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                    Largou!

                    Por: Redação -

                    O principal evento de vela oceânica do mundo já começou. Neste sábado (7), sete modernos barcos partiram para a primeira etapa da Volvo Ocean Race 2014-15. Os espanhóis, que sediam a abertura do evento, fizeram muita festa para dar energia aos velejadores que partiram rumo ao Atlântico Sul. O trecho entre Alicante, na Espanha, até a Cidade do Cabo, na África do Sul, terá quase 12 mil quilômetros e deverá ter duração de no mínimo 23 dias. A flotilha irá enfrentar ventos fortes na passagem por Gibraltar, as famosas zonas de baixa pressão nos Doldrums, a Linha do Equador e toda a passagem pela costa brasileira, incluindo Fernando de Noronha, waypoint obrigatório para os barcos.

                    “A meteorologia indica que serão difíceis os primeiros quilômetros da regata”, indicou André ‘Bochecha’ Fonseca, brasileiro que compete pelo espanhol MAPFRE. Realmente, as primeiras 24 horas de regata terão bastante variação de ventos, começando com intensidade média. Durante a madrugada, a velocidade vai subir para quase 40 km/h. Os barcos devem acessar o Oceano Atlântico apenas na madrugada de segunda-feira (13).

                    “Eu acho que a saída de Gibraltar deve ser bastante complicada. Acredito que a estratégia das equipes será evitar que um barco se desgarre da flotilha. Normalmente, quem sai primeiro tem a vantagem de entrar no vento antes, abrindo vantagem para os demais. A regata pode ser definida nesse trecho”, disse André ‘Bochecha’ Fonseca.

                    O MAPFRE do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca ficou no meio da flotilha após os primeiros quilômetros de regata. A liderança provisória desde a largada está com o Team Brunel, da Holanda. Na cola dele está o Abu Dhabi.

                    A edição 2014-15 é a mais humana da história da Volvo Ocean Race. Pela primeira vez, os barcos são rigorosamente iguais, ou seja, o vencedor será a tripulação que tomar as melhores decisões ao longo dos nove meses de regata. Serão ao todo 71.745 quilômetros por todos os continentes.

                    Foto: Volvo Ocean Race

                     

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                      Velocidade no wake

                      Por: Redação -
                      10/10/2014

                      Equipado com motor silencioso e movido a energia elétrica, o Radinn Electric Wakeabord não precisa de barco para puxá-lo. Construída em fibra de carbono, ela pesa menos de 30 quilos e pode ser usado em canais de água doce.

                      A bateria de lítio tem vida curta, cerca de 30 minutos, e alimenta o motor elétrico que leva esta prancha a improváveis 46 km/h.

                      O produto está entrando em pré-venda e deve chegar ao mercado até o fim deste ano.

                      Foto: Divulgação

                       

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                        Bons resultados

                        Por: Redação -

                        Após mais uma participação no São Paulo Boat Show, a Regatta comemora os resultados positivos do maior salão náutico indoor da América Latina. A 17ª edição do evento reuniu convidados, amantes do universo náutico e imprensa no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

                        O estande da Regatta apresentou alguns produtos exclusivos que foram sucesso de vendas. Uma das grandes apostas foram os coletes salva-vidas para crianças da Galinha Pintadinha. Produto de grande sucesso entre o público infantil, o lançamento contava com uma versão do personagem de quase dois metros de altura, e que foi o centro das atenções das crianças que visitaram o evento.

                        “A Regatta apresentou um estande muito bem montado que se destacou dentro do salão. Ficamos satisfeitos com a estratégia que adotamos para o evento. Os lançamentos e evidência adotada para os produtos lifestyle foi um dos nossos diferenciais”. Destacou Marcelo Galvão Bueno, sócio-diretor da Regatta.

                        Outra novidade apresentada pela Regatta foi a prancha de stand up paddle inflável assinado por Carlos Burle, surfista de ondas gigantes. O design moderno do produto chamou a atenção dos amantes da prática do SUP, que se surpreenderam com o material usado na confecção da prancha.

                        O caiaque inflável da Mormaii, a boia motorizada Sea-Doo e os botes CBR, marca exclusiva da Regatta, também agradaram ao público que passou pela feira. Colocados estrategicamente na parte da frente do estande, chamaram a atenção durante todos os dias de evento.

                        Os motores de popa da marca japonesa Tohatsu também fizeram sucesso. A diretoria da empresa, do Japão e América Latina, esteve presente para conferir a parceria com a Regatta, representante de vendas nas regiões nordeste e sudeste. O vice-presidente da Tohatsu na Argentina, Dario Curatóla, contou que as expectativas da marca com o mercado brasileiro são grandes.

                        “Precisávamos de uma marca consolidada para poder vender os produtos da Tohatsu. Estamos impressionados pela dimensão do mercado brasileiro e as expectativas que temos são grandes. Nosso objetivo é crescer significativamente mercado brasileiro”, completou

                        Além desses produtos, o lançamento do óleo selante da Teka com base de água foi sucesso no estande. Apresentado por profissionais preparados, os clientes puderam tirar suas dúvidas e ter mais conhecimento sobre o produto, que pode ser aplicado em acabamento de madeiras nobres, seja em embarcações ou deques de piscina.

                        Foto: Fernando Monteiro

                         

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                          Boa notícia

                          Por: Redação -

                          É oficial. Os familiares dos tripulantes do veleiro Tunante II, desaparecido desde o fim do mês de agosto na costa brasileiro, receberam um comunicado oficial informando que as buscas estão sendo retomadas. A decisão veio após as imagens de satélite do dia 28 de setembro.

                          A imagem mostra uma forma muito parecida com a do veleiro argentino e, segundo parentes, há sinais de vida a bordo.

                          A Argentina vai disponibilizar um avião para voos exploratórios. As buscas serão no Sul do país, na região de Florianópolis.

                          Foto: Divulgação

                           

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                            No Oriente

                            Por: Redação -

                            A partir da próxima segunda-feira, 12, Qingdao, na China, sedia a primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2014/2015, e o velejador Bruno Fontes será o representante do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha na competição. Ocupando atualmente a sexta colocação no ranking mundial, Bruno tem uma boa oportunidade de conquistar uma pontuação importante, uma vez que as etapas de Copa do Mundo distribuem 200 pontos.

                            “Essa é a minha quinta passagem pela China, mas é a primeira vez que vou ter a oportunidade de competir nessa etapa da Copa do Mundo de Vela. Será um grande evento e com vários dos melhores atletas do mundo na raia em Qingdao. Espero sair daqui com mais um grande resultado”, explica Bruno Fontes.

                            Antes de embarcar para a etapa da Copa do Mundo de Qingdao, Bruno teve outras quatro passagens pela China. Antes das Olimpíadas de Pequim, em 2012, o velejador do Iate Clube de Santa Catarina disputou dois eventos na raia dos Jogos e no ano passado participou de uma série de treinamentos a convite da Federação Chinesa, para passar conhecimento aos atletas do país.

                            A etapa de Qingdao abre o calendário de eventos da Copa do Mundo 2014/2015, que terá etapas ainda em Melbourne (Austrália), Miami (EUA), Hyéres (FRA) e Weymouth & Portland (Grã-Bretanha). O formato de competição segue os moldes olímpicos com dez regatas mais a Medal Race.

                            “As etapas da Copa do Mundo de Vela são evento muito importantes e tradicionais, e, consequentemente, atraem os melhores velejadores do mundo. Competir aqui é importante para velejar ao lado destes atletas é mais uma grande oportunidade para ver como está o meu desempenho com relação aos melhores velejadores”, encerra Bruno.

                            Bruno Fontes viaja para a China através da Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina.

                            Foto: Divulgação

                             

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                              Por: Redação -

                              Será dada a largada para a 12ª edição da Volvo Ocean Race. Neste sábado (11), sete equipes partem de Alicante, na Espanha, para uma aventura de tirar o fôlego. Serão 71.745 quilômetros pelos mais temidos mares, nove meses de disputa, zero conforto a bordo, várias nações envolvidas e o Brasil como país estratégico. O principal evento de Volta ao Mundo terá uma etapa brasileira em abril de 2015, na cidade catarinense de Itajaí. Para aumentar ainda mais a importância dessa parada, o atleta olímpico André ‘Bochecha’ Fonseca está escalado para velejar no MAPFRE. Bochecha é de Florianópolis. “A Volvo Ocean Race é uma regata especial. Só os melhores e mais bem preparados conseguem vencer. Estou bastante concentrado para esse desafio”, contou André ‘Bochecha’ Fonseca.

                              O País também tem uma brasileira de coração na regata: Carolijn Brouwer do Team SCA, um time só de mulheres. A holandesa morou quase 10 anos no estado do Rio de Janeiro, aprendendo a modalidade na Baía de Guanabara. “Foi em Niterói que comecei a velejar. Tinha a família Grael como referência. O Brasil tem ótimos atletas que estão até hoje fazendo a modalidade crescer. Será especial pra mim chegar com o time feminino em Itajaí”, disse Carolijn Brouwer em perfeito português. Será a segunda Volvo Ocean Race da atleta.

                              Outro brasileiro na Volvo Ocean Race é Joca Signorini. O atleta, dessa vez, foi escalado para ser o treinador do time feminino do Team SCA. Ele disputou as últimas três edições, sendo campeão, ao lado de Torben Grael, em 2008-09. “A recepção que vamos ter no Brasil será especial. Peço aos fãs da vela que dividam a torcida entre o Bochecha no MAPFRE e o Team SCA”.

                              Além da parada brasileira, a Volvo Ocean Race terá outras etapas. A primeira está ocorrendo em Alicante, na Espanha. A sequência de países visitados será a seguinte: África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Nova Zelândia, Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Holanda e Suécia.

                              Antes de chegar a Itajaí, os barcos terão a primeira etapa, que parte de Alicante, na Espanha, com destino a Cidade do Cabo, na África do Sul. Serão aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Mediterrâneo e o Atlântico. Numa conta simples, o trajeto representará 17% de toda a competição. Os times serão obrigados a passar por Fernando de Noronha antes de cruzar a linha de chegada na cidade africana. A previsão é de, pelo menos, 23 dias de travessia. “A primeira etapa é sempre uma das mais difíceis. Vamos pegar menos vento, segundo a previsão, e estaremos ainda aprendendo a entender o funcionamento do barco”, comentou o campeão olímpico Iker Martínez, comandante do espanhol MAPFRE.

                              O desgaste pelas mais de 550 horas de velejada gera uma perda média diária de 6.000 calorias por atleta. E não há nada de luxo a bordo, pois o peso da embarcação faz a diferença na navegação. Cada velejador leva apenas uma bolsa com pouca roupa, produtos de higiene pessoal e mais nada. Contato com o mundo exterior será quase raro. “Nós treinamos seis meses para esse desafio e a hora chegou”, contou Ian Walker, comandante do Abu Dhabi.

                              Os barcos desta edição são rigorosamente iguais, ou seja, quem velejar melhor vence! Não há vantagem para nenhum time. Os veleiros foram construídos pela própria Volvo Ocean Race em parceria com quatro estaleiros. São modelos de 65 pés com toda tecnologia de comunicação via satélite para ninguém perder nada.

                              A largada da regata será às 9h (Horário de Brasília) e poderá ser acompanhada pelo site da competição (www.volvooceanrace.com).

                              Hoje os comandantes das equipes participaram de uma coletiva de imprensa, confira o que cada um disse:

                              Sam Davies – Team SCA
                              “Me perguntaram sobre a diferença entre o barco feminino e o masculino. A única coisa que consigo apontar é o sutiã esportivo”.

                              Ian Walker – Abu Dhabi Ocean Racing
                              “Minhas duas medalhas olímpicas são especiais, mas a Volvo Ocean Race faz parte da minha vida nos últimos anos. Vencer a regata significará muito”.

                              Bouwe Bekking – Team Brunel
                              “Para o holandeses, a Volvo Ocean Race é um fenômeno. Na última edição não tivemos representação. Agora temos um barco”.

                              Charles Caudrelier – Dongfeng Racing Team
                              “Os chineses estão sentindo a pressão da estreia, mas são fortes… Eu levo comigo um card do Pokemon. Meu filho me deu para dar sorte”.

                              Charlie Enright – Team Alvimedica
                              “Vencer a In-port – regata local – de estreia nos encheu de moral, mas nada disso pode ser usado na perna até a Cidade do Cabo. Nós mudamos o foco para a África do Sul”.

                              Iker Martínez – MAPFRE
                              “Estou mais relaxado do que nunca. Eu não sei explicar o motivo. Agora nós teremos 25 dias para descansar a bordo”.

                              Chris Nicholson – Team Vestas Wind
                              “A primeira perna será tática. Serão quilômetros e quilômetros de oportunidades para navegar. Nosso objetivo é pegar pódio”.

                              Fotos: María Muiña e Ainhoa Sanchez

                               

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                                Por: Redação -

                                Quatro amigos e sócios apaixonados por esportes radicais estão trazendo ao Brasil o Jet boat, um barco de turismo de aventura que nasceu na Nova Zelândia. Edson Cardoso, Fábio Monteiro, Mauricio Salvucci e Roberto Monteiro experimentaram o “brinquedo” em Portugal e agora trazem a novidade para o Brasil.

                                O modelo JetBoat 6.2 litros, construído integralmente em alumínio naval, tem características amigas do ambiente por ter um sistema de propulsão a jato de água que promove a micro oxigenação da água podendo até navegar em santuários ecológicos.

                                Novidade por aqui, o conceito surgiu na Nova Zelândia na década de 1950, quando Sir William Hamilton desenvolveu um sistema de propulsão de água para substituir as hélices das embarcações que emperravam nos leitos rochosos, marcantes naquelas águas. Sua grande diferença para as lanchas tradicionais ou barcos a motor é que, ao invés de usar hélice embaixo d’água ou na parte traseira, o jet boat é movido por um jato de água atrás da embarcação – que puxa a água sob o barco, graças a uma bomba em seu interior, e a expele através de um bico na popa. Idealizado para atuar em águas rasas, logo ganhou atenção de embarcações de entretenimento – uma vez que permite também manobras mais rápidas – e passou a operar em como barco de transporte, patrulha marítima e salvamento.

                                E assim nasceu também o próprio jet boat, com a finalidade de turismo aquático. Recentemente, o barco conquistou os europeus e desde seu lançamento soma mais de 3 milhões de passageiros aventureiros.

                                O modelo comporta até onze passageiros em um único passeio e faz manobras radicais que proporcionam muita adrenalina e diversão – chegando a atingir 55 milhas náuticas correspondendo aproximadamente a 90 km/h.

                                O jet boat pode circular em qualquer superfície aquática – lago, mar, represa ou rio. Cada uma delas oferece uma nova sensação ao passageiro. Por isso, uma volta de jeat boat nunca é igual à outra.

                                Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                 

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                                  História

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                                  Os espanhóis colocaram o primeiro e único barco brasileiro na Volvo Ocean Race num pedestal. O histórico Brasil 1 de Torben Grael, terceiro colocado na regata de 2005-06, virou peça de museu e pode ser visitado na Vila da Regata de Alicante, cidade da largada da Volta ao Mundo. Depois de sofrer avarias e quase ter perda total, a organização do evento resolveu remodelar a embarcação. A saudade do Brasil 1 e o desejo de repetir uma campanha verde e amarela um dia são compartilhadas pelos velejadores. “Eu passei e ele abanou o rabo pra mim”, brincou Torben Grael.

                                  “O barco ficou conhecido na época por ter uma tripulação quase toda nacional e ter sido construído no País. Muita gente torceu pelo nosso time. Agora é bom ver que o Brasil 1 está disponível para o público”.

                                  Torben Grael acredita que os brasileiros envolvidos com o barco nacional tiveram as portas abertas na vela oceânica e principalmente na Volvo Ocean Race. “Espaço tem. O mais complicado é obter a primeira experiência nesse tipo e regata e os brasileiros tiveram. As equipes internacionais são formadas geralmente por indicação ou levando em conta a experiência do velejador”.

                                  Além de Torben Grael, que na edição de 2008-09 foi campeão da Volvo Ocean Race, outros velejadores se destacaram na própria Volvo. André ‘Bochecha’ Fonseca, por exemplo, está na disputa atual a bordo do MAPFRE. Joca Signorini correu as últimas três edições e hoje é treinador do Team SCA, equipe 100% feminina.

                                  “Sem o Brasil 1 não estria aqui. Pude correr a Volta ao Mundo e outros eventos de alto nível por causa dele”, disse Joca Signorini. “O barco me traz só boas lembranças e memórias especiais. Na parada de Itajaí, em abril, vamos nos reencontrar e comemorar os 10 anos dessa campanha”.

                                  Para André ‘Bochecha’ Fonseca, está na hora de ter mais um barco brasileiro. “Fico feliz por representar o Brasil mais uma vez, mas sei que para disputar uma Volvo Ocean Race é preciso ter uma experiência passada. Por isso, temos tudo para ter um barco na regata e voltar com força”.

                                  O espanhol Roberto ‘Chuny’ Bermúdez, outro tripulante do Brasil 1, integra atualmente o Abu Dhabi. Entre os estrangeiros, o maior salto foi do norueguês Knut Frostad, que hoje é CEO da Volvo Ocean Race.

                                  O Brasil 1 foi vendido ao Telefónica em 2006 após a 9ª edição. Segundo o próprio Torben Grael, os espanhóis deram ‘um mole’ após um vendaval e o barco sofreu avarias. A embarcação ficou no porto espanhol até a revitalização da Volvo Ocean Race.

                                  Sobre o Brasil 1
                                  Edição: 2005-06
                                  Comandante: Torben Grael (BRA)
                                  Classificação final: 3º lugar
                                  Modelo: Volvo Open 70
                                  Projeto naval: Farr Yacht Design
                                  Tamanho: 21,5 m
                                  Peso total: 14 toneladas
                                  Local de construção: Indaiatuba (SP)
                                  Ano: 2005

                                  Foto: Divulgação

                                   

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                                    Por: Redação -
                                    09/10/2014

                                    Com largada em Florianópolis e chegada em Bombinhas, litoral norte de Santa Catarina, acontece neste sábado a 13ª edição da Regata Mormaii, umas das mais tradicionais provas oceânicas do estado de Santa Catarina. Com organização do Iate Clube de Santa Catarina, a regata vale como sexta etapa da Copa Veleiros de Oceano e terá sua largada em frente ao trapiche da Av. Beira-Mar Norte, às 10h deste sábado, dia 11.

                                    A Regata Mormaii terá nas disputas as classes ORC, C30, RGS “A”, RGS “B”, RGS “C” e Proa Rasa, sendo que o percurso é o mesmo para todas as categorias.

                                    “Essa é uma regata muito importante dentro do nosso planejamento, pois ajuda a mostrar um pouco da Vela para o nosso público. É importante incentivar a prática da modalidade e é com esse ideal que nós estamos juntos há 13 anos neste evento. Bombinhas é um local muito bonito e que tem incentivado bastante o esporte náutico, além disso a Regata Mormaii serve também como uma abertura de verão e é bastante aguardada por todos os velejadores. Esperamos centenas de pessoas na competição e convidamos a todos para apreciar a largada na Avenida Beira-Mar Norte, no sábado. Será um espetáculo muito bonito”, comentou Luis Schaefer, patrocinador do evento.

                                    A competição deverá reunir aproximadamente trinta embarcações, mostrando a força da Vela Oceânica de Santa Catarina, uma das mais competitivas do país. Até o momento, as disputas da Copa Veleiros de Oceano estão bem acirradas com cinco etapas realizadas e mais três até o final do ano. Além da Regata Mormaii, serão disputadas a Regata Marejada, no mês de novembro, e a tradicional Volta à Ilha, que encerra o calendário de competições do Iate Clube de Santa Catarina no mês de dezembro.

                                    Foto: Gabriel Heusi-Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                     

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                                      Ter um jet de competição requer muito mais que breves conhecimentos sobre o equipamento, hoje é um grande negócio que reúne grandes profissionais da área. Num mercado competitivo e onde a busca de ganho das MPH é constante, cada centímetro conquistado é sinal de competência atingida. Os preparadores de jet buscam um constante aperfeiçoamento, querendo tirar o máximo de suas máquinas.

                                      Para falar sobre o assunto fui consultar a referência na preparação de motores no Brasil, Fábio Zampolli.

                                      Conhecido como Fabinho da Fracing, é o nome mais cobiçado quando o assunto é preparação de jets no Brasil. Com uma experiência que transcende o Atlântico, esse paulista, de quase 48 anos, começou sua história no jet em 1989, quando um amigo comprou um e acabou alucinado pela máquina.

                                      No Brasil, a Fracing é sinônimo de vitórias, com conquistas no campeonato Brasileiro e paulista de Jet, Zampolli coleciona uma 3ª e 8ª colocação e décimos lugares no mundial de Lake Havasu.

                                      Preparar jet hoje em dia é caro? Não, na verdade, é muito caro. Não basta apenas trocar 2 ou 3 peças, mexer no módulo e PRONTO. Os chamados motores “mexidos” e preparados quebram muito, isso é fato, e basta ir numa competição para ver as quebras. Mas há uma receita para evitar isso e porque quebram tanto?

                                      Fabinho explica que todo motor preparado sai fora de padrões originais e isso ocasiona quebras, pois as modificações buscam atingir o limite do motor. Evitar as quebras é um outro desafio, mas um item importante da receita é a famosa manutenção. É preciso desmontar tudo depois da corrida e trocar peças que sofrem desgaste.

                                      A qualificação para mexer nessas máquinas foi um aprendizado precoce para o profissional, um conhecimento que recebeu do pai, o “Zezo” como é conhecido. Depois Fabinho aperfeiçoou a técnica com Sr. Franco Dettoti, Fhil Cohen e Pit da Motec. Hoje, tem no currículo trabalhos realizados no Peru, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos.

                                      E, em se tratando de velocidade máxima e performance, Fabinho conta que nos Estados Unidos teve um jet de arrancada, o Miss Geico, com turbo de carro e Nitro com mais de 100 MPH.

                                      Conclusão, para preparar um bom jet de competição e estar entre os primeiros colocados é necessário trazer peças de fora do país, além de ferramentas de precisão. Fabinho ainda salienta que não basta apenas reprogramar o módulo do jet para se obter o máximo em performance, mas um conjunto de acertos é necessário para atingir o objetivo de alcançar a potência máxima de cada equipamento.

                                       

                                      Ricardo Fuchs é fotógrafo da JetSkiNworld & Photojetski e viaja o mundo atrás das impressionantes imagens das competições de jets

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                                        Por: Redação -

                                        André ‘Bochecha’ Fonseca terá a missão de representar o Brasil na Volvo Ocean Race 2014-15. O catarinense integra o time espanhol do MAPFRE sendo único atleta do País que irá navegar. Por isso, faltando menos de 48 horas para a largada da regata, o velejador se prepara psicologicamente e fisicamente para o primeiro desafio, que será de aproximadamente 12 mil quilômetros entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. “Vou levar uma bandeira do Brasil sempre comigo no barco”, disse André ‘Bochecha’ Fonseca. “Fico feliz por manter essa tradição das últimas edições de sempre ter um velejador brasileiro competindo. É importante para o desenvolvimento da modalidade”.

                                        Focado no desafio, André ‘Bochecha’ Fonseca fará basicamente duas funções a bordo. A de timoneiro, aquele que conduz a embarcação, e a de chefe de turno. Durante as travessias, os velejadores se revezam em grupos.

                                        “Fui convidado para ser um dos timoneiros do barco e também chefe de turno em algumas etapas. Primeiro quero me concentrar no timão, ser rápido quando estiver operando e suprir a expectativa da minha equipe. O chefe de turno precisa ter experiência, saber o que irá acontecer nos próximas horas, tentar antecipar uma mudança das condições climáticas naquele momento e definir as novas velas a serem usadas nesta ocasião”.

                                        O atleta tem experiência de sobra para fazer bonito e ser campeão. Assim como os espanhóis, que acabaram perdendo a edição anterior nas regatas finais, e agora querem recuperar o prejuízo. “Nós entramos para ganhar. O MAPFRE tem uma tripulação muito forte e agora depende de nós. O novo barco dá igualdade de condições às equipes. Vence quem tiver a melhor tática e velejador bem”.

                                        O currículo de Bochecha é extenso na modalidade com participações em Olimpíadas, Mundiais e regatas oceânicas pelo mundo. Foram duas campanhas na Volvo Ocean Race. Em 2005-06, o velejador esteve no barco Brasil 1. Anos depois, em 2008-09, fez parte do holandês Delta Lloyd.

                                        Outro brasileiro na Volvo Ocean Race é Joca Signorini. Após três participações seguidas como velejador, ele resolveu aceitar o desafio de ser treinador do time 100% feminino na regata, o Team SCA. Enquanto as meninas navegam Joca fica em terra e por isso Bochecha será o único velejador brasileiro a bordo de um veleiro durante a travessia.

                                        Foto: Maria Muiña e Rick Tomlinson

                                         

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                                          A MCP Yachts, estaleiro especializado em construção de grandes lanchas de alumínio, acaba de lançar ao mar a 106 Limited Edition, um iate transoceânico de três deques. Com 32,31 metros de comprimento e 7,22 metros de boca, o 106 LE foi projetado para quem busca espaço a bordo e velocidade.

                                          Com 5 suítes, o iate acomoda até 12 pessoas em pernoite e 30 em passeios diurnos. A embarcação também tem três camarotes para tripulantes que podem ser de 5 a 6 pessoas.

                                          O iate tem amplas janelas cobrindo quase todo o deque principal que oferece visões panorâmicas, inclusive da suíte máster, e ainda tem uma varanda rebatível em vidro no salão.

                                          O novo modelo já passou por testes de mar e, segundo o estaleiro, superou a velocidade de projeto alcançando 26 nós com de 89% da potência total dos dois motores CAT C32 de 1825 hp cada.

                                          O 106 Limited Edition tem interior totalmente personalizável e é construído na sede do estaleiro no Guarujá, litoral de São Paulo.

                                          Fotos: Divulgação

                                           

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                                            69ª edição

                                            Por: Redação -

                                            No próximo dia 12, o Rio de Janeiro recebe a 69ª edição da Regata Escola Naval, um dos maiores eventos náuticos da América Latina. Cerca de 700 embarcações, desde grandes veleiros de oceano aos monotipos, participam da tradicional regata organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval. Além dos velejadores brasileiros, estarão presentes representações de Marinhas estrangeiras, já tendo confirmado presença a Argentina, o Chile e o Equador. Durante o evento, serão realizadas também competições de Canoagem e Veleiros Rádio Controlados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Grêmio de Vela da Escola Naval (gven.org.br) ou no próprio dia da Regata, até às 11h, nos postos de inscrição montados na Escola Naval e nos clubes coirmãos.

                                            O público pode assistir ao evento e participar de inúmeras atividades na Ilha de Villegagnon, onde está localizada a Escola Naval. Entre visitantes e atletas, são esperadas cerca de 5 mil pessoas. Para a garotada, é uma excelente oportunidade para aproveitar as exposições e brincadeiras no Dia das Crianças. Estão programadas várias atividades esportivas e recreativas, como cama elástica, tobogã, mini-parquinho e fazendinha. Entre as atrações, haverá exposição de grande variedade de material militar da Marinha, incluindo equipamentos de mergulho, helicópteros, mísseis, carros de combate e um hospital de campanha. Destaque também para apresentações de dança, artes marciais, nado sincronizado, feira de artesanato e feira de livros, que ocorrerão ao longo do dia. Durante o evento, se apresentam, ainda, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, a Banda Marcial do Colégio Dom Otton Mota, a Retreta da Banda de Música da Escola Naval e a Banda dos Aspirantes do Grêmio de Música da Escola Naval.

                                            No dia 12, a primeira largada será dada às 8h30, com a realização da 25ª Meia-Maratona de Canoagem Oceânica. Às 9h, os competidores iniciam a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe RG65) e, às 13h, será dada a largada para a principal competição do dia, a 69ª Regata Escola Naval, reunindo barcos de diferentes classes. Nesse mesmo horário, acontece a Regata de Veleiros Rádio Controlados (Classe IOM). A premiação dos vencedores será realizada no dia 20 de outubro, durante uma confraternização na Escola Naval.

                                            Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cellier Alimentos, Transpetro, Poupex, Libra Terminais Rio, Brancante Seguros, SKM, FEMAR, Mackenzie, Capemisa Seguradora, Emgepron e 1492 Azeite Extra Virgem Premium.

                                            Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                             

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                                              Por: Redação -

                                              Torben Grael tem um currículo invejável. Cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, pódios em mundiais e um título da Volvo Ocean Race. Sem contar outros tantos. Um dos maiores nomes da vela mundial, o velejador brasileiro esteve em Alicante, na Espanha, para apoiar o Team SCA, equipe 100% feminina que disputará a Volta ao Mundo.

                                              Orgulhoso do sucesso que a filha Martine Grael faz na classe olímpica 49erFX, o pai Torben Grael acredita que a velejadora poderá um dia ser comandante na Volvo Ocean Race. Convite não faltou. “O pessoal da Suécia botou pressão. A Martine foi até procurada pela equipe SCA para fazer um teste, mas ela está envolvida na campanha olímpica de 49erFX com a Kahena Kunze. Uma coisa poderia atrapalhar a outra. Certamente ela tem qualidade para ser até comandante de um barco, mas em outro momento”.

                                              Martine Grael e Kahena Kunze são líderes do ranking mundial da classe 49erFX e foram indicadas ao prêmio de melhores do ano na modalidade. No mês passado, em Santander, a dupla conquistou o título mundial da categoria, primeiro da história do País entre as mulheres. “As duas formam um time fortíssimo. A temporada delas é excelente. Quem sabe depois da Olimpíada ela dispute uma edição da Volta ao Mundo”, disse o brasileiro Torben Grael, que foi campeão em 2008-09 comandando o Ericsson 4. O barco era de bandeira sueca, mesmo país do Team SCA. “Eu disputei a Volvo Ocean Race de 2008-09 por causa da Martine. Ela adora regatas desse tipo”

                                              Hoje, Torben Grael está como coordenador técnico da equipe brasileira de vela visando a Rio-2016.

                                              Foto: Rick Tomlinson / Team SCA

                                               

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                                                08/10/2014

                                                O projeto de desenvolvimento sustentável do turismo náutico catarinense, elaborado pelo Sebrae de Santa Catarina e pela Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), ganhará força com o termo de cooperação técnica que será assinado em março de 2015. Quem vai subscrevê-lo também será a Assonautica (Associação Náutica Italiana, associada da Acatmar no Brasil). As negociações foram consolidadas durante o Salão Náutico de Genova, na Itália, encerrado na última semana.

                                                O intuito desse termo é acelerar a inovação e a competitividade da economia do mar por meio de capacitações e visitas técnicas específicas para as demandas do mercado náutico nacional. “O Brasil tem muito a aprender com a experiência do mercado italiano e europeu em geral. Nossa proposta é inédita no cenário nacional”, destaca o consultor do Sebrae e da Acatmar, Álvaro Ornelas. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, “a Assonautica é uma importante entidade que, em conjunto, ajudará no fortalecimento do turismo náutico catarinense”.

                                                Na foto, Mané Ferrari e Matteo Grinaldi, executivo da Assonautica.

                                                Foto: Baltazar Sobierajski / Informações: assessoria de imprensa

                                                 

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                                                  Escolher um construtor para fabricar um barco grande é — como se diz no Facebook — assumir um relacionamento sério com uma pessoa. Você namora, sai para jantar, toma drinks, convida para passear, faz planos, até que em certo momento você pede a mão dela em casamento.

                                                  Se você encontrou aquela pessoa que acredita realmente ser a certa para passar com ela o resto de sua vida, mas ainda tem alguma dúvida, minha sugestão é a seguinte: compre duas passagens de avião e escolha destinos que são difíceis de chegar e ainda mais difíceis de ir embora. Se você, depois de muito tempo viajando, retornar com ela de onde você saiu, então case com ela no aeroporto!

                                                  Existe uma sabedoria por trás disto.

                                                  Viajar com alguém e dividir tudo por um bom tempo é difícil, especialmente se for com uma pessoa que você ainda não conhece muito bem, e talvez mais difícil se for uma pessoa que você está interessado em conhecer, pois pretende dividir boa parte do resto da vida com ela. Terminar uma viagem com esta pessoa e viver experiências inéditas irá fazer você se apegar a ela para sempre.

                                                  Mas o que isto tem a ver com a construção de um barco?

                                                  O negócio é o seguinte: antes de contratar alguém que vai construir o seu novo barco, onde você irá passar dias inesquecíveis no mar ou na costa, sozinho ou com sua família e amigos, pergunte a si mesmo se seria capaz de fazer uma viagem longa, lado a lado com ela, dividindo quarto, banheiro, refeições e tudo mais.

                                                  Se a resposta for não, então desista do negócio agora, mas se for sim, siga meu conselho e assine o contrato de compra do seu novo barco no aeroporto!

                                                  Foto: Divulgação

                                                   

                                                  Jorge Nasseh é especialista em construção e composites e costuma viajar os quarto cantos do mundo em busca de novidades no meio náutico

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                                                    Por: Redação -

                                                    A parceria entre Marina Ubatuba e Real Power Boats continua e ambas empresas convidam seus clientes e amigos para uma nova edição do Real Day no Litoral Norte de São Paulo, neste final de semana, dias 11 e 12 de outubro, a ser realizado nas dependências da marina, na Praia da Enseada, em Ubatuba.

                                                    A ideia do evento é promover uma grande confraternização e proporcionar aos clientes e interessados a oportunidade de fazer Test Drive com os produtos do estaleiro carioca.

                                                    O principal objetivo desta edição é apresentar o Hydrolift System em ação para todos que se interessaram por ele durante o São Paulo Boat Show 2014. O sistema permite o aumento de até 35% de largura no barco, aproveita o deslocamento da embarcação para aumentar a sustentação, o que reduz expressivamente o arrasto hidrodinâmico. O casco trabalha mais fora da água, resultando numa navegação muito mais suave mesmo em mares mais agitados.

                                                    A atração principal será a Real 260 Open, desenvolvida com a nova tecnologia. O barco irá de Angra dos Reis até Ubatuba pilotado pelo fundador do estaleiro, projetista do Hydrolift System, Paulo Renha.

                                                    Para mais informações sobre o evento ligue 12/3248-0170

                                                    Fotos: Informações / Texto: assessoria de imprensa

                                                     

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                                                      Dymitr Malcew, arquiteto de Singapura, desenvolveu, a pedido da empresa H2orizon, um escritório especializado em projetos arquitetônicos sobre a água, uma casa flutuante que os moradores podem levar para onde quiserem.

                                                      A casa é construída sobre uma plataforma flutuante, e pode ser facilmente transferida de um lugar para outro o que dá uma grande flexibilidade de localização. Além disso, o arranjo interno da casa, incluindo tamanho, programa, materiais e acabamentos podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente.

                                                      A casa de 128 m² tem visual moderno, dois quartos, dois banheiros, uma cozinha e sala, mas o que mais atraí olhares é mesmo o terraço que rodeia toda a construção.

                                                      Imagens: Divulgação

                                                       

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                                                        Único velejador brasileiro da Volvo Ocean Race 2014-15, André Fonseca, aderiu à campanha “Eles Estão Voltando” promovida pela organização da regata em Itajaí (SC). Bochecha esteve em Santa Catarina antes de voltar para a Espanha e integrar seu time, a equipe espanhola Team MAPFRE. A primeira perna da Volta ao Mundo larga no próximo sábado, dia 11. As equipes já disputaram a regata local, a In-Port Race, o Team MAPFRE ficou na terceira colocação entre as sete equipes que disputam a Volvo.

                                                        Foto: Divulgação

                                                         

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                                                          O velejador irlandês Damian Foxall, que geralmente está no Brasil participando de campanhas na Volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre, registrou um momento especial em São Francisco, nos Estados Unidos, durante a Big Boat Series da Rolex. A foto do atleta mostra um leão-marinho devorando um pequeno tubarão-leopardo. A regata ocorreu no mês passado reunindo barcos clássicos e enormes.

                                                          Foto: Damian Foxall

                                                           

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                                                            Por: Redação -
                                                            07/10/2014

                                                            A Dinamarca sediará um evento de alto nível e inédito da vela: a Champions League Sailing. A Liga dos Campeões da Vela ocorre de 17 a 19 de outubro de 2014, em Copenhague. O número de inscrições só cresce com 23 clubes até o momento. As regatas de curta duração serão disputadas em veleiros J/70. “Estamos esperando 25 clubes de pelo menos 17 países”, disse Oliver Schwall, diretor do evento.

                                                            Veja quem está inscrito:

                                                            – Áustria: Union-Yacht-Club e Yacht Club Bregenz

                                                            – República Tcheca: Yacht Club Cere

                                                            – Dinamarca: Hellerup Sejlklub , Kerteminde Sejlklub e Kongelig Dansk Yachtklub

                                                            – França: Sport Nautique de l’Ouest

                                                            – Alemanha: Norddeutscher Regatta Verein, Verein Seglerhaus am Wannsee e Württembergischer Yacht-Club

                                                            – Grã-Bretanha: Royal Thames Yacht Club

                                                            – Itália: Circolo Cannottieri Aniene e Yacht Club Costa Smeralda

                                                            – Mônaco: Yacht Club de Monaco

                                                            – Noruega: Royal Norwegian Yacht Club

                                                            – Omã: Oman Sail

                                                            – Polônia: Chojnicki Klub Żeglarski

                                                            – Rússia: Royal Yacht Club Moscow e Saint Petersburg Yacht Club

                                                            – Espanha: Real Club Náutico de Gran Canaria

                                                            – Suécia Royal Gothenburg Yacht Club

                                                            – Suíça: Thunersee Yachtclub

                                                            – Estados Unidos: St. Petersburg Yacht Club

                                                             

                                                            Foto: Lars Wehrmann

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