Passeio do Itaipu Parquetec é finalista em concurso de turismo sustentável no Brasil

Refúgio Biológico Bela Vista coloca o Turismo Itaipu entre as melhores práticas sustentáveis no Prêmio Braztoa 2024

04/11/2024
Foto: Turismo Itaipu/ Divulgação

O turismo sustentável no Paraná segue colhendo frutos. Com o passeio “Refúgio Biológico Bela Vista”, o Itaipu Parquetec é finalista, por meio do Turismo Itaipu, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Atitudes que Transformam o Turismo, principal reconhecimento do setor no Brasil.

O prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), visa incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destacam como as melhores práticas sustentáveis em toda a cadeia do turismo nacional.

 

O projeto do Itaipu Parquetec concorre na categoria Experiência/ Produto, com o slogan “Uma experiência turística que impulsiona a sustentabilidade e transforma seus visitantes”. A atração se destaca, principalmente, pela promoção da conscientização ambiental e a prática do turismo regenerativo.

Foto: Turismo Itaipu/ Divulgação

Localizado em Foz do Iguaçu, o Refúgio Biológico Bela Vista desenvolve ações voltadas para a conservação ambiental, assim como incentiva o engajamento da comunidade em práticas sustentáveis. Assim tem sido desde a fundação do local, que há 40 anos é uma das referências em proteção da fauna e flora.

 

Como um dos atrativos turísticos da Itaipu Binacional, sob gestão do Itaipu Parquetec por meio do Complexo Turístico Itaipu, o Refúgio proporciona uma experiência singular de conexão com a natureza, aproximando moradores locais e visitantes de diversas partes do mundo.

Foto: Turismo Itaipu/ Divulgação

São mais de 100 mil hectares de florestas conservadas e restauradas no Refúgio, que celebra quatro décadas de atuação junto às demais áreas protegidas da Itaipu. Como fruto desse esforço, foi criado um vasto corredor de biodiversidade na região da tríplice fronteira — Brasil, Paraguai e Argentina.

Desde 2015, o Refúgio conta com a certificação LIFE em Biodiversidade (que reconhece empreendimentos e organizações com práticas de conservação da biodiversidade e uso sustentável de recursos) e, em 2017, foi reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, destacando-se por suas iniciativas de conservação, educação e pesquisa, além do envolvimento comunitário em ações sustentáveis.

Itaipu Parquetec: muito mais do que turismo

O Refúgio atrai várias pessoas pelo turismo que proporciona a quem deseja conhecer a região. Porém, mais do que isso, a área biológica serve como um espaço de aprendizado e conscientização sobre a importância da biodiversidade e da sustentabilidade.

Esse reconhecimento é um reflexo da dedicação de nossa equipe em criar experiências turísticas que não só encantam, mas também educam e inspiram atitudes sustentáveis– Marcelo Augusto Giongo, gerente do Complexo Turístico Itaipu

Foto: Turismo Itaipu/ Divulgação

Para Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec, o reconhecimento do Refúgio Biológico Bela Vista reforça as experiências turísticas que promovem o “equilíbrio entre desenvolvimento e renovação dos recursos naturais”.

O trabalho realizado no Refúgio Biológico Bela Vista exemplifica como o turismo pode não apenas minimizar danos, mas também regenerar, criando uma relação harmônica entre visitantes, natureza e cultura local– Yuri Benites

E o resultado?

No dia 9 de novembro, em Gramado (RS), durante o evento Festuris, o resultado do vencedor dessa e de outras categorias será anunciado. Na ocasião, o Itaipu Parquetec será representado por Yuri Benites e Fernando Nunes, monitor do Complexo Turístico Itaipu, que atua nas visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista.

Foto: Turismo Itaipu/ Divulgação

Nesta edição, 26 projetos se destacaram pelas iniciativas de turismo responsável e sustentável no Brasil.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época