Pescador faz registro impressionante de um iceberg preto
Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno


Tradicionalmente associado ao branco da neve, um iceberg dificilmente seria retratado em tons escuros — pelo menos até agora. Isso porque um pescador fez o registro impressionante de um iceberg preto, na costa do Canadá.
Polvo ganha “9º braço” após disputa; estudo mostra como novo membro toma consciência
200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Hallur Antoniussen, de 64 anos, mora na Holanda e navegava a trabalho no navio de pesca Saputi, sobre as águas do Mar do Labrador, no Atlântico Norte, quando se deparou com o bloco de gelo escuro destoando da paisagem.
Embora sua ocupação já o tenha levado para diversos lugares — inclusive a 50 anos de pesca na Groenlândia –, essa foi a primeira vez que Hallur viu um iceberg preto com os próprios olhos. À rádio canadense CBC, o pescador detalhou o ocorrido: “esse aqui é completamente diferente”.
Não é só que ele é todo preto. Ele é quase em forma de diamante– disse Hallur em entrevista ao programa Labrador Morning
O pescador estava há quase 6 km de distância do iceberg preto quando tirou a foto para mostrar aos colegas. Depois, Hallur postou o registro no Facebook com uma legenda meticulosa: “não é todo dia que se vê um iceberg preto”.
As explicações por trás do fenômeno
O post de Hallur logo atraiu curiosos, que deram seus pitacos sobre a coloração do iceberg, inclusive mencionando fatores como cinzas vulcânicas e resultados de erupções antigas — o que, de fato, são bons palpites.
Também à CBC, Lev Tarasov, físico da canadense Memorial University e modelador de sistemas glaciais da Terra, explicou que essa fração de gelo pode ter sido parte de uma geleira maior, que se desprendeu e, conforme se moveu pelo solo, foi agregando detritos, como poeira vulcânica, cinzas ou sedimentos escuros.
Em áreas mais próximas à atividades humanas, como queimadas, indústrias ou navios, partículas de fuligem ou poluição atmosférica também podem se depositar sobre o iceberg. Esse processo, contudo, pode levar anos. Tarasov estima que o iceberg preto seja bastante antigo, com idade entre mil e 100 mil anos.
Essa não é a primeira vez que um iceberg preto é registrado
Em 2013, uma outra imagem viralizou na internet mostrando um iceberg com a mesma coloração escurecida. A foto foi registrada na Antártica e já naquela época chamou a atenção. Veja:
O iceberg em questão ficou escuro devido a sedimentos rochosos incorporados na base de uma geleira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estudo da TUI Musement analisou milhões de buscas no Google. Amsterdã, Bruges e Paris lideram a lista
Bianca Colepicolo comenta sobre modelos de infraestruturas marítimas e analisa vantagens de parcerias
Mudança de roteiros causou suspensão de 4 meses de cruzeiros da temporada 2026/2027 nos Estados Unidos
Estudo revela concentração "excepcionalmente alta" de resíduos em recifes de ilhas espanholas, onde o formato dos corais age como armadilha
1ª edição do Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano teve americana no topo do pódio com imagens impressionantes. Confira