Salvador mira protagonismo na economia azul com 1º Fórum Náutico Internacional

Encontro da Associação Náutica da Bahia levou autoridades para debater o desenvolvimento da náutica no estado e em sua capital

25/06/2025
O 1º Fórum Náutico Internacional da Associação Náutica da Bahia (ANB) aconteceu no bairro do Comércio, em Salvador. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

O uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros, aliado ao crescimento econômico e a conservação ambiental são algumas das premissas da chamada economia azul — para qual Salvador está de olho. Mirando ser protagonista nesse conceito, a capital baiana realizou, no fim de maio, o seu 1º Fórum Náutico Internacional, promovido pela Associação Náutica da Bahia (ANB).

O evento, em parceria com a Associação de Atividades Náuticas e Desportiva de Canárias e a Confraria Europeia da Vela, reuniu autoridades nacionais e internacionais, especialistas do setor, representantes do poder público e da iniciativa privada para debater ações para o desenvolvimento econômico, turístico, social e ambiental da Baía de Todos-os-Santos e do litoral baiano.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

A programação do fórum incluiu painéis temáticos, debates estratégicos e apresentações de soluções voltadas ao fortalecimento da cultura náutica, qualificação profissional e atração de investimentos, inclusive com cases de sucesso implantados na Espanha — com direito a uma comitiva espanhola presente — e na Europa.


A expectativa é de que a Bahia, Salvador e seu universo náutico consolidem-se nos próximos anos como referência nacional e internacional.

 

Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (SETUR), compareceu ao evento e destacou que o estado “possui um patrimônio natural, cultural e histórico riquíssimo, além de uma população acolhedora”, que torna o destino diferenciado.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

A Secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, ressaltou a importância da criação da pasta e reafirmou o compromisso da prefeitura em transformar o setor náutico em uma das grandes matrizes econômicas da cidade. Para ela, “trazer Salvador para o protagonismo da economia do mar é uma grande responsabilidade”.

 

O presidente da ANB, Santiago Campo, por sua vez, ressaltou que o objetivo é “fomentar todas as iniciativas concretas e promissoras em torno da Baía de Todos-os-Santos e da costa baiana”, e destacou os pontos fortes do setor no estado, que vão “do pescador artesanal à indústria naval, passando por setores como pesca, mergulho, desenvolvimento energético, transporte marítimo entre outros.”

 

Para se ter uma ideia, segundo dados da Prefeitura de Salvador, a Baía de Todos os Santos conta com inúmeras praias, 56 ilhas, rios, manguezais, corredeiras e quedas d’água em uma área de 1.052 km². Tem um contorno de quase 200 km de extensão e 13 municípios.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Fórum Náutico Internacional da ANB reúne especialistas para discutir Economia Azul em Salvador

    Evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Salvador, com debates sobre turismo náutico, infraestrutura, indústria, sustentabilidade e futuro dos oceanos

    São Paulo Boat Show 2026 vai sortear lancha Focker 188 Joy com motor Yamaha de 90 hp

    Visitantes do evento poderão concorrer ao modelo da Fibrafort, equipado com motor de popa Yamaha F90; sorteio será realizado no último dia do salão

    McDonald’s leva McFish à Atlântida em campanha inspirada no fundo do mar

    Sanduíche de peixe volta ao cardápio no Brasil com nova versão Deluxe e campanha que transforma a lenda da cidade submersa em expedição pelas profundezas

    Última chamada: ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    Curso é voltado para servidores públicos e profissionais em desenvolvimento; inscrições estão abertas até 13 de setembro

    Lancha Focker com motor Yamaha será sorteada no São Paulo Boat Show 2026; veja como concorrer

    Visitantes poderão concorrer a uma Focker 188 Joy motorizada pelo F90 de quatro tempos; salão acontece de 24 a 29 de setembro