Caraguatatuba sedia encontro inédito sobre setor náutico e economia azul

Bianca Colepicolo comenta sobre o primeiro encontro de startups do Litoral Norte, promovido pelo Sebrae

27/06/2025
Primeiro encontro de startups do Litoral Norte, promovido pelo Sebrae, aconteceu em Caraguatatuba. Foto: Secretaria de Turismo de Caraguatatuba / Reprodução

Caraguatatuba se firmou como referência em inovação náutica ao sediar, nos dias 10 e 11 de junho, o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte. Promovido pelo Sebrae for Startups, o evento teve como foco a inovação, o turismo e a economia azul. A iniciativa conectou empreendedores, poder público e especialistas do setor em dois dias de networking e atividades intensas.

Três startups apresentaram soluções diretamente voltadas ao setor náutico — um segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável do litoral — em uma programação que mesclou palestras técnicas e visitas práticas.

 

Entre as inovações apresentadas, destaque para uma tecnologia da Hybrid International que promete transformar qualquer embarcação em híbrida. Já a BLM Equipamentos levou ao encontro uma draga elétrica compacta, operada remotamente.

Rotina de networking e aprendizados

A programação do primeiro dia começou na Secretaria de Turismo, com palestras sobre o Marco Legal das Startups, oportunidades no setor público e o painel “SmartGov – Cidades Inteligentes”, que discutiu como a gestão pública pode acelerar soluções inovadoras. O dia terminou com uma visita técnica à Marina Porto do Rio.

Mexilhões da Fazenda de Mexilhões da Praia da Cocanha. Foto: Secretaria de Turismo de Caraguatatuba / Reprodução

O segundo dia foi dedicado às vivências práticas, com destaque para a visita à Fazenda de Mexilhões da Praia da Cocanha — candidata ao selo de Melhor Vila Turística do Mundo pela ONU. Também foram visitados produtores rurais e empresas atendidas pelo programa Brasil Mais Produtivo, do Senai, evidenciando como inovação, turismo, pesca e sustentabilidade podem avançar em conjunto.

O futuro da náutica no Litoral Norte

Mais do que atrair talentos e fomentar novos negócios, o encontro teve como essência aproximar a tecnologia das vocações regionais, fortalecendo a cadeia produtiva da economia do mar.


A presença das startups e o ambiente de cocriação estimularam soluções para desafios reais — desde a digitalização de processos até novas abordagens em gestão e sustentabilidade.

 

Promovido pelo projeto Speed Marine, do Sebrae, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e Governo, Senai e UpLab, o encontro reforça Caraguatatuba como um hub de turismo inteligente e economia azul. O futuro da náutica passa pelo Litoral Norte — e ele já começou.

 

Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Paris verde e amarela: Brasil ganha praia artificial às margens do Rio Sena

    Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países

    Empresa de cruzeiros prepara 1º navio movido a hidrogênio

    Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana