Caraguatatuba sedia encontro inédito sobre setor náutico e economia azul
Bianca Colepicolo comenta sobre o primeiro encontro de startups do Litoral Norte, promovido pelo Sebrae


Caraguatatuba se firmou como referência em inovação náutica ao sediar, nos dias 10 e 11 de junho, o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte. Promovido pelo Sebrae for Startups, o evento teve como foco a inovação, o turismo e a economia azul. A iniciativa conectou empreendedores, poder público e especialistas do setor em dois dias de networking e atividades intensas.
CETESB publica novas regras ambientais para estruturas náuticas em São Paulo
SAC Náutico de Salvador: eficiência e segurança para entrada de estrangeiros embarcados no Brasil
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Três startups apresentaram soluções diretamente voltadas ao setor náutico — um segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável do litoral — em uma programação que mesclou palestras técnicas e visitas práticas.
Entre as inovações apresentadas, destaque para uma tecnologia da Hybrid International que promete transformar qualquer embarcação em híbrida. Já a BLM Equipamentos levou ao encontro uma draga elétrica compacta, operada remotamente.
Rotina de networking e aprendizados
A programação do primeiro dia começou na Secretaria de Turismo, com palestras sobre o Marco Legal das Startups, oportunidades no setor público e o painel “SmartGov – Cidades Inteligentes”, que discutiu como a gestão pública pode acelerar soluções inovadoras. O dia terminou com uma visita técnica à Marina Porto do Rio.


O segundo dia foi dedicado às vivências práticas, com destaque para a visita à Fazenda de Mexilhões da Praia da Cocanha — candidata ao selo de Melhor Vila Turística do Mundo pela ONU. Também foram visitados produtores rurais e empresas atendidas pelo programa Brasil Mais Produtivo, do Senai, evidenciando como inovação, turismo, pesca e sustentabilidade podem avançar em conjunto.
O futuro da náutica no Litoral Norte
Mais do que atrair talentos e fomentar novos negócios, o encontro teve como essência aproximar a tecnologia das vocações regionais, fortalecendo a cadeia produtiva da economia do mar.
A presença das startups e o ambiente de cocriação estimularam soluções para desafios reais — desde a digitalização de processos até novas abordagens em gestão e sustentabilidade.
Promovido pelo projeto Speed Marine, do Sebrae, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e Governo, Senai e UpLab, o encontro reforça Caraguatatuba como um hub de turismo inteligente e economia azul. O futuro da náutica passa pelo Litoral Norte — e ele já começou.
Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações
Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana