Submarino da Marinha dos EUA utilizado na 2ª Guerra Mundial é encontrado no mar da China

Embarcação perdida em combate há quase 80 anos estava a 900 metros de profundidade em posição vertical

30/05/2024
Foto: NHHC / Divulgação

Cenários de guerra deixam vestígios que nem o tempo consegue apagar. Alguns deles, imateriais, já outros, verdadeiros gigantes apenas esperando para serem encontrados. Foi o caso do USS Harder, submarino da Marinha dos Estados Unidos abatido durante a Segunda Guerra Mundial e encontrado agora, quase 80 anos depois.

A embarcação estava a 900 metros de profundidade, em posição vertical, próximo à ilha de Luzon, no norte das Filipinas, no Mar da China Meriodional. Por lá, o navio protagonizou cenas de batalha antes de também virar um alvo, enquanto os EUA tentavam retomar as Filipinas das forças de ocupação japonesas. As informações sobre o achado foram confirmadas pelo Comando de História e Patrimônio da Marinha (NHHC).

Modelo 4D do local do naufrágio. Foto: The Lost 52 / NHHC / Divulgação

O USS Harder foi encontrado graças aos dados fornecidos pelo Lost 52 Project, iniciativa liderada por Tim Taylor, CEO da Tiburon Subsea, que tem o objetivo de localizar 52 submarinos americanos desaparecidos durante a Segunda Guerra.

 

Apesar de ter sido perdido em combate há quase 80 anos — em 24 de agosto de 1944, conforme informações do NHHC –, a embarcação permanece em bom estado de conservação, com danos apenas na torre de comando, causados por uma carga de profundidade — arma anti-submarino japonesa.


O USS Harder fazia sua sexta patrulha, com 79 tripulantes a bordo, dois dias antes de ser atingido. De acordo com a Marinha, o navio afundou duas embarcações de escolta japoneses na Península de Bataan, em 22 de agosto de 1944, e depois seguiu para o norte ao longo da costa de Luzon junto a outros dois submarinos, à procura de novos alvos.

 

Dois dias depois, antes de naufragar, o navio ainda disparou três torpedos em um combate com o navio de escolta japonês CD-22. Mais tarde, foi afundado pelo quinto ataque de carga de profundidade da embarcação japonesa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio