1º túnel subaquático da América Latina ligará as cidades de Santos e Guarujá
Promessa é de que travessia leve menos de 2 minutos de carro. Construção também terá ciclovia, passagem para pedestres e VLT
Com o aumento populacional e, consequentemente, no fluxo de pessoas de um lugar para o outro, novas alternativas precisam ser pensadas para facilitar a vida da população. Uma delas, anunciada recentemente, não só vai reduzir o tempo de travessia entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo, como também será uma construção inédita neste lado do globo: o 1º túnel subaquático da América Latina.
Mergulhadores chegam ao fundo de buraco azul do Caribe pela 1ª vez
Estaleiro britânico planeja primeiro catamarã com plataforma para aeronave vertical
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Na última sexta-feira (2), o Governo Federal, junto ao Governo do Estado de São Paulo, anunciou a construção de um túnel subaquático de 850 metros que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista.
Com a promessa de reduzir a travessia entre as cidades em 50 minutos, o percurso de carro pelo túnel deverá durar apenas um minuto e meio.
A obra super tecnológica será a primeira desse tipo na América Latina, e passará por baixo do canal que abriga o Porto de Santos — um dos maiores do mundo –, a 21 metros de profundidade.
O início das obras deve acontecer entre o fim de 2024 e início de 2025. Já a inauguração do túnel subaquático estima-se que será em 2028.
A construção de 1,5 km (contando com o túnel de 850 metros de extensão) deverá desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), além de liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
Com três faixas em cada sentido, o túnel subaquático terá ainda estrutura para um veículo leve sobre trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclovia.
Túnel subaquático é esperado há quase 100 anos
A construção do túnel subaquático, apesar de tecnológica e inovadora, é uma ideia, na verdade, bastante antiga: de 100 anos atrás. Em janeiro de 1927 a imprensa local noticiou um projeto do engenheiro Enéas Marini para construir um túnel ligando Santos e Guarujá.
Ao longo desse tempo, o projeto passou por inúmeras reformulações, até tomar forma e ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estimada em cerca de R$ 5,8 bilhões, a obra será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo.
Ver esta publicação no Instagram
Ao todo, serão seis módulos pré-moldados com concreto armado, a 21 metros de profundidade. Tais módulos serão fabricados em uma doca seca e posteriormente transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado, de modo a não interromper o fluxo de navios no Porto de Santos.
Atualmente, existem balsas que realizam o trajeto que será feito pelo túnel subaquático, a um valor de R$ 12,30 (para veículos de passeio em dias úteis) e sem cobrança para pedestres. A ideia é que a novidade tenha um pedágio, seguindo esse mesmo modelo de tarifa, com isenção para ciclistas e pedestres.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro
Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes
Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu