Sem combustível, catamarã de 90 pés depende apenas de fontes sustentáveis ​​de energia

O Alva Ocean Eco 90 H2 foi pensado para ser o caminho rumo a uma indústria de iates mais ecológica

06/06/2023
Fotos: Divulgação

A indústria naval têm buscado adaptações em embarcações para um futuro mais sustentável. É o caso do estaleiro Alva Yachts, que desenvolveu o Alva Ocean Eco 90 H2, um catamarã ecológico de 90 pés sem combustível, que dependerá exclusivamente de fontes sustentáveis ​​de energia para funcionar.

Fundada apenas em 2020 por Mathias May e Holger Henn, a Alva Yachts é uma empresa que se mostra preocupada com o amanhã. Por isso, o novo catamarã visa mostrar ao mundo o potencial de um iate sustentável e com emissão zero, para atrair olhares à eco-inovação.

O Ocean Eco 90 H2 foi desenvolvido como um catamarã ecológico totalmente elétrico, alimentado por células de combustível de hidrogênio, com acionamento elétrico e sistema de propulsão eólica Oceanwings, da Ayro.

 

Além disso, a embarcação será equipada com dois motores elétricos conectados a uma bateria de mais de 500 kWh, alimentada por 200 metros quadrados de painéis solares. Para recarregar a bateria, a embarcação contará com um extensor de alcance de célula a combustível de hidrogênio.

Já o sistema de propulsão eólica vai utilizar velas alares equipadas com sensores de vento, que vão analisar os dados e assim ajudar a ajustar o ângulo de ataque e a curvatura para otimizar o desempenho do Ocean Eco 90 H2.

O design do catamarã ecológico Ocean Eco 90 H2

O catamarã sustentável terá conceito aberto em todo o flybridge, estação de comando e sky lounge. Os hóspedes poderão desfrutar de um bar de coquetéis e uma jacuzzi no deck superior.

 

No convés de popa, haverá um grande beach club, plataformas de banho duplas com fácil acesso à água e muito espaço para relaxar, já que a embarcação contará com uma boca de 46 pés.

Já no interior, o Ocean Eco 90 H2 terá suíte master com escritório privativo, duas suítes duplas e uma cabine dupla. Serão dois quartos individuais adicionais localizados no casco de bombordo, ideais para acomodar os membros da tripulação.


Além de um meio sustentável de viajar na água, o barco vai garantir comodidades luxuosas e uma experiência de navegação estável, sendo considerado pela Alva Yachts um marco na jornada em direção a uma indústria de iates mais ecológica.

O Ocean Eco 92 H2 tem previsão para ser entregue no final de 2024, e seu proprietário planeja usá-lo para eventos privados e corporativos, mas também para fretamento.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial