Mergulhador registra peixes vivendo em tubo de pasta de dente

31/05/2023

Biólogo marinho e fotógrafo subaquático, o Dr. Alex Mustard captura cenas impressionantes no fundo do mar enquanto faz mergulhos para recolher o lixo do oceano — parte de seu trabalho de conscientização. Em um deles, Mustard encontrou minúsculos peixes em tubo de pasta de dente.

O flagra dos animais vivendo na embalagem incomum foi feito em março, na Indonésia. Tratava-se de um casal de gobies pigmeus. Essa espécie marítima costuma procurar áreas protegidas que tenham uma superfície dura, para colocar seus ovos — o que explica a escolha pelo tudo de creme dental descartado.

“O tubo de pasta de dente tinha algas crescendo, então deve ter estado na água por algum tempo”, disse Mustard ao site The Dodo. “Mas a abertura é um pouco pequena demais para a maioria dos peixes. Esses gobies pigmeus são muito pequenos”, completou.

 

O biólogo conta que, quando se aproximou da casa dos peixes pela primeira vez, apenas um deles era visível — e não parecia incomodado com a visita que chegou sem avisar. O gobie recuou para dentro do tubo e voltou com sua parceira, quase como se dissesse: “Querida, olhe para isso!”

Em seus mergulhos, Alex está sempre atento aos animais marinhos que fizeram do lixo, um lar.

Verificamos qualquer coisa de plástico para ver se [alguém] está morando dentro ou sobre ele. Caso contrário, podemos recolhê-lo e retirá-lo. Mas quando um animal fez [um] lar, vamos deixá-lo lá embaixo – Alex Mustard, biólogo.

Essa foi a primeira vez que o biólogo encontrou animais morando em um local tão pequeno. “Garrafas, latas e frascos são mais comumente tomados pela vida marinha. O tubo de pasta de dente foi definitivamente uma das [casas] mais incomuns”, comentou.


Com seus registros, o fotógrafo busca lembrar e conscientizar às pessoas que o problema da poluição do mar ainda não foi resolvido. Nesta mesma viagem à Indonésia, inclusive, Mustard afirmou ter visto ainda um peixe vivendo dentro de um sapato e uma lesma do mar colocando ovos em um saco plástico.

 

“Vários anos atrás, as pessoas não estavam tão conscientes do problema da poluição plástica no oceano, então eu tentava tirar fotos chocantes para conscientizar as pessoas sobre o problema. Agora, a maioria das pessoas interessadas em meio ambiente está ciente do problema, então eu me concentro mais em imagens que chamem a atenção e, em seguida, os lembro de que o problema ainda existe”, afirmou o biólogo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    O programa contemplará 11 bolsistas, que receberão subsídio mensal para estudar presencialmente na sede das Nações Unidas, em Nova York

    Sessa Marine aposta na faixa dos 40 pés para conquistar o público do Rio Boat Show 2026

    Marca terá três sucessos de sua linha nas águas da Marina da Glória para o salão, que ocorre de 11 a 19 de abril

    Este barco não está afundando: conheça as modernas embarcações auto-endireitáveis do Canadá

    Vídeo de barco "se revirando" em vez de afundar é real e mostra modelos "inafundáveis" da Guarda Costeira Canadense; assista!

    SailGP: time brasileiro alcança melhor resultado da temporada em Sydney; próxima etapa é no Rio

    Disputada no último fim de semana, etapa australiana terminou com o Mubadala na 7ª colocação. Circuito no Brasil ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril

    Azimut Grande 25 Metri fará sua estreia em águas cariocas no Rio Boat Show 2026

    Estaleiro levará dupla imponente para marcar presença na Marina da Glória. Evento acontece de 11 a 19 de abril