Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

28/03/2024
Duna de Jericoacoara em 2014. Foto: Cibarnabé / Wikimedia Commons / Reprodução

Como um país de proporções continentais, o Brasil tem ao longo de seu território uma extensa lista de pontos turísticos. Dentre tantas opções, a duna na Vila de Jericoacoara, no Ceará, se destaca como um dos destinos mais aclamados pelos brasileiros — mas isso pode acabar em breve.

Conhecida como Duna do Pôr do Sol (DPS), esse grande cartão-postal do Brasil, na verdade, já está sumindo. Conforme o mar avança, a água engole, aos poucos, o montante de areia. Em dado momento, o ponto turístico já chegou a atingir os 60 metros de altura, atraindo cerca de 600 mil visitantes por ano. Em 2021, a duna já se encontrava como mostra a imagem a seguir:

 

Até hoje chega turista desavisado, achando que ela ainda existe– Mario Jorge Nascimento, morador da Vila, ao O Globo

Hoje praticamente tomada pela água, a duna — que em 2019 já havia perdido metade de sua altura –, exercia um papel fundamental na natureza, e o impacto da falta do montante de areia, certamente, vai deixar rastros muito maiores do que a falta de turistas na Vila.

Mais que um cartão-postal: a natureza em ação

Um estudo do Labomar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), mostra que, ao longo dos séculos, a duna de Jericoacoara impediu que o Atlântico avançasse sobre o continente. Esse processo, contudo, passou a contar com uma barreira, causada pela expansão urbana, que inviabiliza a chegada de novas dunas.

 

Na prática, a duna era bem mais do que um cartão-postal visado e instagramável, e estava ali, diariamente, exercendo o papel de repor os sedimentos de areia escavados pelas ondulações, impedindo, assim, que o mar avançasse, mantendo a faixa de areia.

Registro de 2009 mostra que turistas conseguiam praticar Sandboard na duna. Foto: Antônio Marcos Capobianco / Wikimedia Commons / Reprodução

Outro ponto turístico nas proximidades é a Pedra Furada, que surgiu com a separação dos continentes, há 600 milhões de anos. Assim como a duna, a Pedra também tem um papel fundamental na natureza, servindo de promontório que divide a praia.

 

Como se fosse ensaiado, a leste, na Praia do Preá, a areia se acumula e, então, é levada pelo vento, em direção ao oeste, onde fica a praia principal. Esse processo de mais de 3 km caminha em uma velocidade média próxima aos dez metros por ano — tempo que fez a DPS levar aproximadamente 300 anos até chegar ao tamanho das últimas décadas.

O “x” da questão

Com um processo tão demorado, especialistas afirmam que há ainda uma duna chegando para substituir a que já foi praticamente totalmente tomada pela água. O problema, conforme explicou o geólogo do Labomar, Alexandre Carvalho, ao O Globo, é que, depois dela, não há mais nenhuma em formação naquela rota.


Isso porque há, atualmente, uma barreira no caminho que o vento faz para levar a areia que forma a duna. Esse obstáculo foi causado, principalmente, pelos humanos, com a construção dos núcleos urbanos, que impedem a passagem dos montes de areia.

A cidade virou barreira e provoca um dano a ela mesma. Teremos que ajudar o vento a formar dunas com a pouca areia restante– comentou o geógrafo Carvalho ao O Globo

Busca por soluções

Ainda de acordo com o geógrafo Alexandre Carvalho, “o Labomar fará um novo estudo para precisar até que ponto o mar pode avançar e formular soluções de contenção”. Para ele, o ideal seria viabilizar a abertura de corredores de vento, que favoreçam o transporte de sedimentos.

 

O prefeito de Jijoca de Jericoacara, Lindbergh Martins, por sua vez, afirmou ao O Globo que, além do projeto encomendado ao Labomar, foi firmada parceria com o governo do estado e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para ações emergenciais e obra de contenção.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024