Brasileiros ganham “Oscar do Design” com urna para cinzas em forma de barco

Feito a base de fungos, objeto é biodegradável, acessível e serve como fertilizante natural

09/03/2024
Foto: Furf Design / Divulgação

Lidar com a perda de um ente querido não é difícil apenas pela dor da partida, mas também por todas as burocracias que envolvem o momento para o qual ninguém está preparado. Como, então, tornar esse período menos doloroso, ou, ao menos, mais simbólico? Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner tiveram uma ideia que rendeu a eles o “Oscar do Design”, com uma urna em forma de barco feita a base de fungos.

Muito além de um objeto para guardar cinzas, a urna sustentável em forma de veleiro e feita a base de fungos foi batizada de Sail (navegar, em português), e reúne “simbologia, poesia e bons negócios“, como definiu Rodrigo Brenner, um dos criadores do produto, à Forbes.

 

A junção desses três pontos rendeu a ele e ao colega Mauricio Noronha o iF Design Award de 2024, considerado o “Oscar do Design.”

Foto: Furf Design / Divulgação

Em colaboração com a startup Mush, fundada por cientistas de Ponta Grossa (PR), a dupla, eleita Forbes Under 30 em 2018, está à frente do Furf Design Studio, que há mais de dez anos cria artefatos que unem o apelo social às invenções sustentáveis — como o Sail — que, consequentemente, geram a eles bons negócios.

Foto: Furf Design / Divulgação

A urna em forma de barco é feita a base de micélio (massa formada por um aglomerado de filamentos de um fungo), uma matéria orgânica de origem renovável e biodegradável que, em poucos dias, se dissolve na água ou na terra, servindo, inclusive, como um fertilizante natural.

O veleiro simboliza uma viagem final leve e significativa, em completa harmonia com a natureza– definiu o iF Design Award

Foto: Furf Design / Divulgação

A criação da dupla se destaca não somente pela criatividade no sentido sustentável, como também no âmbito social. Isso porque o objeto é mais acessível que as urnas convencionais, e torná-la de fácil acesso era um dos pontos mais importantes para os dois.

Hoje, no Brasil, a maioria das urnas funerárias são feitas de metal ou de cerâmica, são muito caras (mais de mil reais) e, depois de espalhar as cinzas, na maioria das vezes no mar, elas se tornam inúteis– explicou Brenner à Forbes

A inspiração para o nome Sail, ou, em português, navegar, ressalta o simbolismo da obra, que tem como inspiração a frase do poeta Fernando Pessoa: “navegar é preciso.”

 

“Acredito que a urna tenha sido premiada justamente por isso: ela tem uma sensibilidade ambiental, emocional e também econômica”, completa Brenner.


Para garantir um futuro sustentável é necessário um compromisso global com a adoção de práticas que visem a preservação do planeta– Furf Design

Vale ressaltar que o iF Design Award é um prêmio alemão que acontece desde 1954, e é considerado um dos maiores e mais importantes do setor. São várias categorias, desde design de produto à arquitetura, design de interiores e User Experience (UX).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024

    Gasolina Podium e Diesel Verana serão produtos de destaque no Rio Boat Show 2024

    Marca de combustíveis náuticos premium terá estande interativo na Marina da Glória e será parceira do NÁUTICA Talks

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio