Brasileiros ganham “Oscar do Design” com urna para cinzas em forma de barco

Feito a base de fungos, objeto é biodegradável, acessível e serve como fertilizante natural

09/03/2024
Foto: Furf Design / Divulgação

Lidar com a perda de um ente querido não é difícil apenas pela dor da partida, mas também por todas as burocracias que envolvem o momento para o qual ninguém está preparado. Como, então, tornar esse período menos doloroso, ou, ao menos, mais simbólico? Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner tiveram uma ideia que rendeu a eles o “Oscar do Design”, com uma urna em forma de barco feita a base de fungos.

Muito além de um objeto para guardar cinzas, a urna sustentável em forma de veleiro e feita a base de fungos foi batizada de Sail (navegar, em português), e reúne “simbologia, poesia e bons negócios“, como definiu Rodrigo Brenner, um dos criadores do produto, à Forbes.

 

A junção desses três pontos rendeu a ele e ao colega Mauricio Noronha o iF Design Award de 2024, considerado o “Oscar do Design.”

Foto: Furf Design / Divulgação

Em colaboração com a startup Mush, fundada por cientistas de Ponta Grossa (PR), a dupla, eleita Forbes Under 30 em 2018, está à frente do Furf Design Studio, que há mais de dez anos cria artefatos que unem o apelo social às invenções sustentáveis — como o Sail — que, consequentemente, geram a eles bons negócios.

Foto: Furf Design / Divulgação

A urna em forma de barco é feita a base de micélio (massa formada por um aglomerado de filamentos de um fungo), uma matéria orgânica de origem renovável e biodegradável que, em poucos dias, se dissolve na água ou na terra, servindo, inclusive, como um fertilizante natural.

O veleiro simboliza uma viagem final leve e significativa, em completa harmonia com a natureza– definiu o iF Design Award

Foto: Furf Design / Divulgação

A criação da dupla se destaca não somente pela criatividade no sentido sustentável, como também no âmbito social. Isso porque o objeto é mais acessível que as urnas convencionais, e torná-la de fácil acesso era um dos pontos mais importantes para os dois.

Hoje, no Brasil, a maioria das urnas funerárias são feitas de metal ou de cerâmica, são muito caras (mais de mil reais) e, depois de espalhar as cinzas, na maioria das vezes no mar, elas se tornam inúteis– explicou Brenner à Forbes

A inspiração para o nome Sail, ou, em português, navegar, ressalta o simbolismo da obra, que tem como inspiração a frase do poeta Fernando Pessoa: “navegar é preciso.”

 

“Acredito que a urna tenha sido premiada justamente por isso: ela tem uma sensibilidade ambiental, emocional e também econômica”, completa Brenner.


Para garantir um futuro sustentável é necessário um compromisso global com a adoção de práticas que visem a preservação do planeta– Furf Design

Vale ressaltar que o iF Design Award é um prêmio alemão que acontece desde 1954, e é considerado um dos maiores e mais importantes do setor. São várias categorias, desde design de produto à arquitetura, design de interiores e User Experience (UX).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias