Por que cor do mar é diferente em cada praia? Entenda o que muda

Enquanto alguns locais exibem águas cristalinas, outros sofrem influências que alteram as tonalidades favoritas dos banhistas

30/03/2024
Foto: Vinicius Lazarotto/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Em um país recheado de praias belíssimas como o Brasil, é natural que seus habitantes e turistas sonhem em desfrutar das águas mais cristalinas — aquelas que encantam tanto no ao vivo quanto pelas fotos. Mas você sabe o porquê de a cor do mar mudar de um local para o outro?

A explicação envolve vários fatores, mas, antes, é importante ter em mente que grandes quantidades de água limpa são sempre azuis. O motivo é que as moléculas de H20 atuam como um filtro da luz do sol — que é branca e, portanto, contém todas as cores do arco-íris — e refletem com maestria o azul.

Foto: Matheus Jampa da Silva/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Dessa forma, a ideia de que a cor do mar deve-se ao céu não passa de um engano.

Fatores que alteram a cor do mar

Praias mais rasas com areia clara dão a impressão de a água ser cristalina, já que é mais fácil para a luz solar bater no leito e voltar para nossos olhos sem interferências.

 

Caso o litoral seja impactado pela água de rios, é possível que receba sedimentos, barro, decomposição de folhas e outros elementos de coloração marrom, capazes de emprestar a tonalidade ao mar.


Microrganismos como algas e bactérias fotossintetizantes também exercem um poder de influência enorme na cor, devido aos pigmentos amarelos presentes em suas matérias orgânicas. Como a mistura de azul com amarelo é verde, dá para entender o motivo das águas ficarem em um tom não tão agradável aos banhistas.

 

Também vale apontar que águas mais profundas são de um azul mais escuro do que as mais rasas por conta da dificuldade da luz solar em penetrar suas camadas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial