Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

29/03/2024
Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Um grupo de ursos-negros resolveu experimentar um passatempo diferente em seus recintos, no parque safari de Woburn Safari Park, Reino Unido. Provavelmente entediados, eles viram um pedalinho em formato de cisne-branco à toa no mini lago e pensaram: “por que não?”

Sem pensar duas vezes, os animais subiram no pedalinho — e quem não subiu, ficou olhando enciumado os outros em cima do “cisne flutuante”. Este momento divertido foi capturado em vídeo, postado nas redes sociais do parque, e logo viralizou. Confira com seus próprios olhos:

 

 

Eles sabiam pedalar? Não, e com certeza nem sabiam o que estavam fazendo. Mas o momento dos ursos-negros no pedalinho resultou em cena digna de desenho animado, seja para os visitantes do Woburn Safari Park ou para os 2 milhões que assistiram ao vídeo no TikTok, até a publicação desta matéria.

Brincadeira de criança

Segundo os tratadores, os primeiros a investigar um “visitante estranho” no recinto foram os filhotes Havard, Maple, Colorado e Aspen — dois machos e duas fêmeas. De acordo com os cuidadores, eles são bem brincalhões, passam muito tempo procurando alimentos e brincam de lutinha com frequência.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Logicamente, o pedalinho não apareceu no parque do nada. O zelador Tommy Babbington adicionou o cisne flutuante para manter os animais peludos com o mínimo de entretenimento, após uma série de chuvas que formou um mini lago no recinto dos ursos.

Houve tanto tempo chuvoso este ano que um novo mini lago se formou no drive-thru dos ursos-negros, então tivemos a ideia de transformar isso em um enriquecimento interessante para eles– Tommy Babbington

Curiosos por natureza

Quando você pensa em animais com o DNA curioso, talvez ursos não sejam os primeiros nomes a vir na tua mente — mas devia. Afinal, eles são naturalmente interessados nas coisas ao seu redor, e a ideia dos tratadores foi justamente de estimulá-los.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Por mais que seja uma abordagem menos convencional para estimular os comportamentos curiosos, o pedalinho em formato de cisne-branco cumpriu sua missão: através do seu habitat, manteve o corpo e mente dos ursos-negros ativos.

Foto: Woburn Safari Park/ Reprodução

Fora de perigo

O mais comum das florestas da América do Norte, os ursos-negros geralmente vivem por 15 anos — embora alguns possam alcançar até 40 — , podem chegar aos 2,20 metros de altura e pesar até 300 kg.

Foto: Instagram woburn_safari/ Reprodução

Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da International Union for Conservation of Nature — IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), que classifica o nível de vulnerabilidade de diversos animais, a situação do urso-negro exige menos preocupação.

 

Residente no Canadá, México e Estados Unidos, o animal com nome científico de “ursus americanus” tem como tendência populacional o crescimento da espécie. Sendo assim, fica a torcida para que pedalar possa aumentar ainda mais a vida destes carismáticos ursos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024