Na Holanda, live permite acionar “campainha de peixes” para liberar passagem de animais por eclusa

Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

16/04/2024
Foto: Fish Doorbell / Divulgação

A cidade de Utrecht, na Holanda, se viu diante de um dilema: durante a primavera, muitos peixes cruzam a região em busca de um local para desovar e se reproduzir. Nesse período, contudo, a eclusa de Weerdsluis, no lado oeste da cidade, raramente abre, atrapalhando a passagem dos animais. A solução escolhida foi bem inusitada: criar uma campainha de peixes.

Para que a chamada Fish Doorbell (“campainha de peixe”, em tradução livre) funcionasse, uma câmera subaquática foi instalada na eclusa, gerando uma transmissão ao vivo através do site da iniciativa.

 

A operação funciona assim: ao flagrar um animal preso na eclusa, os espectadores da live podem pressionar a campainha dos peixes, liberando a passagem para que o bichinho possa seguir rumo a um local ideal para se reproduzir.

Foto: Fish Doorbell / Divulgação

Assim que o espectador aciona a campainha de peixes, um operador é notificado de que um animal está aguardando passagem, e fica responsável por abrir ou não a eclusa — geralmente a passagem é liberada quando há peixes o suficiente.

 

Dessa forma, a sociedade trabalha em conjunto com a natureza, evitando, inclusive, que os animais sejam atacados por seus predadores.


A ideia deu tão certo que a participação na live é disputada. O site da Fish Doorbell — único local onde é possível acionar a campainha de peixes — permite até 950 espectadores simultâneos. Mas, para ninguém “dar com a cara na porta”, ainda é possível acompanhar a chegada dos animais em uma transmissão ao vivo no YouTube — mas sem a possibilidade de liberar a passagem dos peixes.

Foto: Fish Doorbell / Divulgação

Quando o projeto da campainha de peixes foi apresentado pela primeira vez, os moradores locais não acreditaram que a ideia daria certo. Atualmente, Mark van Heukelum, criador da iniciativa, afirmou ao The Times que, em um ano, mais de 6.300 animais já foram ajudados através da transmissão.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas

    Confira a transmissão ao vivo do segundo dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Ventura revela lançamentos para 2025 e destaca nova V550 durante o Rio Boat Show

    Estande da marca no salão conta com 7 barcos de 19 a 55 pés; novas lanchas devem ser apresentadas no São Paulo Boat Show