Maior túnel subaquático do mundo ligará países em apenas 7 minutos
Com 18 km de extensão, túnel Fehmarnbelt ligará Dinamarca à Alemanha e usará aço suficiente para construir 50 Torres Eiffel
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Em quantos lugares você consegue chegar em sete minutos? Por meio do maior túnel subaquático do mundo, essa quantidade de tempo será suficiente para te transportar a outro país.
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Batizado de Túnel Fehmarnbelt, o projeto de 18 quilômetros de extensão interligará Rødbyhavn, na Dinamarca, a Fehmarn, na Alemanha. Atualmente, o percurso só é possível por meio de balsa e leva 45 minutos.
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A viagem poderá ser feita tanto de trem, com duração de sete minutos, quanto de carro, com duração de dez minutos. A rota traçada pelo fundo do Mar Báltico também será a mais curta entre a região da Escandinávia e o resto da Europa.
A construção do maior túnel subaquático do mundo começou em 2020 no lado dinamarquês e em 2021 no lado alemão. A previsão é de que ele fique pronto em 2029.
Confira abaixo como será o projeto quando ficar pronto:
Fehmarnbelt Tunnel – lt – Closer together. New opportunities. from Femern A/S on Vimeo.
Como é feito o maior túnel subaquático do planeta
Imponente, a obra requer 360 mil toneladas de aço, equivalente ao necessário para construir 50 Torres Eiffel iguais a do mais famoso cartão postal de Paris. Cerca de 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo estão sendo dragados para acomodar o Fehmarnbelt.
No mar, centenas de marinheiros trabalham para submergir as partes construídas do túnel, dividido em 79 seções padrão e 10 especiais. Cada uma delas pesa 73 mil toneladas e tem 217 metros de comprimento.
Esses pedaços são montados e fundidos em terra firme para, em seguida, serem posicionados no fundo do mar com o auxílio de barcos. De acordo com o site do projeto, algo em torno de 60 a 70 embarcações foram empregadas para esse fim.
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Quando a estrutura estiver completa, equipes de instalações técnicas e mecânicas trabalharão simultaneamente para equipar o maior túnel subaquático do mundo com trilhos ferroviários, ventilação, câmeras, sinalizações, pinturas, entre outros. Há também um portal que interliga a parte submersa com a ferrovia e estrada em terra firme.
A expectativa é de que o Fehmarnbelt opere por pelo menos 120 anos. Além de reduzir o tempo de viagem entre os países europeus, o projeto visa reduzir emissões de CO2 ao oferecer uma rota mais curta e rápida, bem como diminuir o engarrafamento nas estradas.
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