Noruega tem primeira balsa totalmente elétrica do mundo

Equipada com motores elétricos e sistemas de bateria, Medstraum navega com alta velocidade e emissão zero

11/07/2024
Foto: Projeto TrAm / Divulgação

A Noruega carrega um positivo histórico de implementação de soluções sustentáveis para o transporte, especialmente no setor marítimo. Uma delas se deu com a primeira balsa totalmente elétrica do mundo, batizada de Medstraum.

Desenvolvida pela Maritime CleanTech, que atua em conjunto com a indústria, o governo e instituições de pesquisa, o Medstraum é uma balsa que combina alta velocidade e emissões zero.

Foto: Projeto TrAm / Divulgação

O objetivo do projeto era desenvolver um navio de passageiros rápido de emissão zero por meio de produção modular avançada– explica a Maritime CleanTech

Atualmente em operação diária para a Kolumbus (empresa de transporte público) em Stavanger, na Noruega, a Medstraum é capaz de ultrapassar os 23 nós (42,5 km/h), graças a dois motores elétricos e dois sistemas de bateria Power Lithium. A ideia é que a balsa navegue nesse ritmo por uma hora, com uma única carga.


“O projeto foi revolucionário tanto em termos de tecnologia de emissão zero, quanto de métodos de fabricação e contribuirá para tornar os navios de alta velocidade movidos a eletricidade competitivos em termos de custo e meio ambiente no futuro”, ressalta a empresa.

 

A “revolução” mencionada pela CleanTech se dá não só pelo resultado final do Medstraum, mas também por sua abertura de novos métodos de fabricação no setor que, segundo a empresa, podem contribuir para custos de produção e engenharia menores, com reduções que chegam aos 25% e 70%, respectivamente.

O projeto também conduziu dois estudos para o mesmo tipo de embarcação no Rio Tâmisa, em Londres, e nos canais da Bélgica para explorar oportunidades para embarcações semelhantes de emissão zero– afirma a Maritime CleanTech

Não à toa, a Medstraum foi finalista no European Sustainable Energy Awards (prêmio que reconhece indivíduos e projetos de destaque para impulsionar a descarbonização da Europa) de 2023, destacando seu impacto e inovação na área de transporte sustentável.

Foto: Projeto TrAm / Divulgação

Vale ressaltar que a Maritime CleanTech também fez parte de projetos relacionados a soluções eólicas, de carregamento offshore e produção de hidrogênio. Um dos mais recentes deste ano está relacionado ao design de uma embarcação movida a amônia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vista pra Copacabana e 20% off: conheça hotel oficial do Rio Boat Show 2025

    Visitantes do evento que acontece de 26 de abril a 4 de maio podem se hospedar no Pestana Rio Atlântica com desconto

    NX44 Design by Pininfarina fará estreia nos EUA durante o Miami Boat Show

    Estaleiro pernambucano ainda apresentará outras 4 lanchas no salão, que acontece de 12 a 16 de fevereiro

    Placas tectônicas podem estar se "rasgando" no fundo do mar; entenda

    Segundo pesquisa, os platôs submarinos do Oceano Pacífico possuem grandes falhas, se deformando muito antes do esperado

    Três jets são furtados de loja da Casarini na Av. dos Bandeirantes

    Crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (5) no estacionamento da empresa, na zona sul de São Paulo

    Quase um terço dos animais marinhos da Antártica já ingeriu microplásticos

    Estudo aponta registros de ingestão de microdetritos pelos organismos marinhos datados de 1986