Barco de gelo esculpido impressiona; veja como ele foi construído
Obra feita pelo artista Ivan Karpitski consegue até flutuar na água, mas não navega de fato
Este barco de gelo parece vir do filme Frozen ou do Reino Gelado de Hora de Aventura, mas podemos garantir que ele existe — se ainda não derreteu. Feita pelo artista da Bielorússia Ivan Karpitski, a “embarcação” encanta pela magia e funcionalidade e, embora flutue, não te leva a lugar algum.
Aparência de lancha da década de 20 e tecnologia do século 21: conheça a Miss Moonshine
Pedal sobre as águas: bike aquática elétrica tem casco trimarã e hidrofolios
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Tudo começou com Karpitski — que reside em Minsk, capital do país — empilhando grande blocos de gelo, que foram “colados” com água. Na sequência, após serrar muitos cubos gelados, o barco começa a ganhar forma e ser esculpido.
Confira abaixo o vídeo de como o barco de gelo foi construído!
Ver essa foto no Instagram
Nas margens do reservatório Tsnyanskoe — um lago ao norte de Minsk, perto da antiga vila de Tsna-Yodkovo — , Karpitski utilizou uma variedade de ferramentas, como serra elétrica, furadeira, martelo e até mesmo um secador de cabelo para construir o barco, criar painéis e um leme de gelo.
O artista também criou duas rodas de pás removíveis que podem ser instaladas na popa do barco de gelo. Como elas podem ser conectadas a uma fonte de energia em terra, elas até aparentam a sensação de propulsão. Foi uma boa alternativa pela estética, já que um gerador a bordo tornaria o barco de gelo inseguro.
Porém, não pode-se dizer que o barco é 100% feito de gelo. O artista utilizou tubos de aço em dois momentos: na superestrutura, para dar suporte, e no encaixe das rodas de pás removíveis, localizadas na popa do barco de gelo.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo sem poder navegar, o barco de gelo não deixa de ser fascinante, visto que ele realmente flutua e tem capacidade para uma pessoa — quem sabe duas?
Artista do gelo
Na Bielorrússia, país natal de Ivan Karpitski, o artista é bem conhecido pelas construções “glaciais”. Em 2020, ele teve sua primeira aparição nos jornais locais ao esculpir um violino de gelo. Depois, castelos e outras peças magníficas aumentaram a coleção do bielorrusso.
Desde então, todos os invernos Karpitski esculpe algumas obras com gelo e neve — como torres, chaminés e até personagens de animações infantis. Mas temos que concordar que, desta vez, ele se superou com o barco de gelo.
Fazer barco de gelo é hobby, não um job
Era de esperar que o vídeo do barco de gelo se tornasse viral e, com isso, várias pessoas viessem pedir para que Karpitski fizesse outros sob encomenda — dito e feito. No entanto, o artista bielorrusso recusou todas prontamente. Ele resiste à ideia de construir criações mais duradouras que o perecível gelo.
Por mais que sejam encantadoras, as obras do artista têm vida curta. O gelo e a neve derretem e a construção se vai para todo o sempre. Talvez só um artista com o talento de Karpitski possa enxergar o encanto nessa missão.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro