Autoridade marítima de Singapura usará catamarã elétrico com hidrofólio

A embarcação foi um dos seis projetos vencedores de concurso promovido pelo governo singapurense

07/03/2024
Foto: marinEV/ Divulgação

Um tecnológico catamarã elétrico movido a bateria foi escolhido para integrar a Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA), e vai trabalhar diretamente com o governo singapurense e pesquisadores associados para operar em portos, sendo essencial para a segurança nos mares do país.

Chamado Hydroglyder, este barco é um conceito de catamarã elétrico desenvolvido pela marinEV, marca pertencente a Yinson GreenTech (YGT). Com apenas quatro anos, a companhia de tecnologia sustentável tem projetos que vão de mobilidade urbana e veículos autônomos até infraestrutura de recarga elétrica.

Foto: marinEV/ Divulgação

Este foi apenas um dos barcos vencedores da competição de embarcações portuárias elétricas (e-HC) feito pela MPA. Depois de 30 empresas concorrentes e 55 propostas, 11 empresas foram selecionadas e apenas seis trabalharão diretamente com Singapura.

Catamarã elétrico, tecnológico e sustentável

A Hydroglyder se trata de um tecnológico catamarã de transferência de tripulação, que combina o hidrofólio movido por propulsão elétrica e baterias substituíveis com a zero emissão na jusante, segundo a empresa. Sendo assim, é uma das poucas opções de transporte marítimo com essa característica.

Foto: marinEV/ Divulgação

A tecnologia do Hydroglyder eleva o casco acima da água, que reduz o arrasto e proporciona um passeio mais suave. Segundo a marinEV, a embarcação entrega até 50% a 70% de economia de energia e 90% de redução no custo operacional em comparação com barcos convencionais.

 

Além disso, o acoplamento automático é outro recurso de alta tecnologia neste catamarã elétrico, concebido para ser adaptado para operações totalmente autônomas no futuro. Esta moderna embarcação também está equipada com sistemas de navegação e sensores de última geração.

Foto: marinEV/ Divulgação

De acordo com a marinEV, tudo foi cuidadosamente pensando peara otimizar a eficiência energética: desde o casco leve feito de materiais compósitos, assentos impressos em 3D — que são mais leves — e operações adaptáveis a diferentes perfis operacionais.

Mais rápido do que parece

Este catamarã elétrico mede 39 pés (pouco menos de 12 metros de comprimento) e foi projetado para transportar seguramente até 12 passageiros, com uma tripulação máxima de duas pessoas. E sua velocidade também não deixa a desejar, tanto de cruzeiro quanto na máxima.

Foto: marinEV/ Divulgação

Em termos de desempenho, ele promete uma velocidade máxima de 30 nós (55,5 km/h) e de 20 a 25 nós (37 a 46 km/h) em cruzeiro. Além disso, possui um alcance de 15 milhas náuticas (27,7km). Por fim, a embarcação portuária conta com um sistema de atracação automática.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024