O céu é o limite: concurso premia fotos aéreas da natureza; vida marinha é destaque
Algumas imagens só podem ser vistas do alto — ou ficam ainda mais impressionantes lá de cima. Por isso, a 1ª edição do International Aerial Photographer of the Year (Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano, em português) premiou fotógrafos que posicionam suas lentes sobre o que acontece no mar, no gelo e até em chamas.
Foto viral de baleia alinhada com o Pão de Açúcar completa um ano: saiba bastidores
Momento mãe e filho de jubartes vence concurso de fotos subaquáticas
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A premiação foi organizada pela equipe por trás do International Landscape Photographer of the Year (Fotógrafo Internacional de Paisagem do Ano, em português), um dos prêmios mais prestigiados do mundo nesse nicho. Logo na estreia, o concurso ultrapassou mais de 1,5 mil inscrições.
Os candidatos precisaram enviar fotos aéreas produzidas a partir de 1º de janeiro de 2020, por meio de drones, aviões, balões, prédios altos ou montanhas — nada de conteúdo gerado por IA. Entre tantos talentos estava a americana Joanna Steidle, vencedora da categoria “Fotógrafo do Ano”, a principal da premiação.


Steidle é pilota profissional de drones e registrou com suas lentes cenas impactantes da vida marinha. Em uma delas (em destaque na matéria), um tubarão-rotador (Carcharhinus brevipinna) se impõe ao caçar em meio a um enorme cardume de peixes-menhaden (Brevoortia tyrannus), no Atlântico Norte.


Em outra, uma encantadora baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) corta as águas em meio a superfície do oceano. A foto já tinha sido premiada como a melhor nas categorias “Fotografia de Natureza” e “Melhor da Exposição” no Thunderbird Drone Festival, em 2024.


As arraias nariz-de-vaca (Myliobatis freminvillei) também não escaparam do olhar de Joanna Steidle. A fotógrafa fez o registro desses animais se aproximando de peixes-isca-de-menhaden ao largo da costa de Nova York, nos Estados Unidos, conforme conta em seu Instagram.
O sol estava brilhante e os céus estavam limpos, o que permitiu que os raios de luz se difundissem através da água e iluminassem as nuvens de areia explodindo abaixo– explicou Steidle


As condições não podiam ter sido mais perfeitas. Com a minha cadeira de praia e guarda-sol, fui preparada para filmar o dia todo– detalhou
Premiações e reconhecimentos de fotos aéreas
Os registros de Joanna Steidle renderam a ela um prêmio no valor de US$ 5 mil (cerca de R$ 27,8 mil na conversão de julho de 2025), além de um troféu e um livro de fotografias. A americana dividiu o pódio com o espanhol Daniel Viñé Garcia e seu conterrâneo, David Swindler.


Outros participantes também foram premiados em categorias como “Fotografia do Ano”, “Escolha do Presidente” e “Prêmios Especiais” — essa última levou em conta, por exemplo, fotos em preto e branco e melhor foto abstrata.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!




