Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

22/03/2025
Foto: ArtRachen/ Envato

Essencial para nosso próprio corpo e responsável pela imensidão azul que cobre nosso planeta, a água tem um dia só para ressaltar a sua importância. Desde 1993, 22 de março passou a ser o Dia Mundial da Água, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Todos os anos, a ONU propõe um tema especial para ser discutido nessa data. O de 2025 é “Preservação das Geleiras”. Vale lembrar que um estudo recente mostrou que o volume de água derretida das geleiras encheria 300 mil piscinas olímpicas por dia.

Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Além de conscientizar, o Dia Mundial da Água também serve para exaltar esse bem tão precioso. Por isso, NÁUTICA listou destinos maravilhosos para se aventurar por água doce dentro e fora do país.

Maravilhas de água doce no Brasil

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Vamos para o Maranhão? Pois um dos destinos mais encantadores do Brasil fica lá: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A cerca de 250 km da capital São Luís, ele ocupa os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. As paisagens com grandes dunas de areia e as lagoas de águas doces são os grandes chamativos da região.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Além do ecossistema ser conhecido pelas suas riquezas naturais, o local apresenta lagoas sazonais de água da chuva — um grande atrativo para o lazer. A região também é uma ótima pedida para passeios de barco nos rios Preguiças e Mandacaru, com suas paisagens exuberantes.

Praia de Rosana

Entre os rios Paraná e Paranapanema, está um destino que oferece águas doces, infraestrutura náutica e belas paisagens: a praia de Rosana, no extremo oeste do estado de São Paulo.

Foto: Prefeitura do Município de Rosana/ Divulgação

O Balneário Principal, com áreas para banho e até esportes de areia, recebe barcos e jets para navegar por suas águas. A região ainda conta com 16 ilhas fluviais.

Lago Paranoá

Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o Lago Paranoá proporciona lazer para moradores e turistas, sendo uma ótima opção para um passeio de moto aquática. A área conta com 48 quilômetros quadrados e 38 metros de profundidade.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília / Reprodução

Além de passear de jet, é possível alugar uma embarcação com marinheiro para conhecer melhor cada ponto do grande lago e aproveitar os restaurantes próximos das regiões.

Maravilhas de água doce pelo mundo

Geleira Hintertux

Já ouviu falar desse recanto gelado? Localizada na Áustria, a Geleira Hintertux é uma das únicas que operam o ano todo, com direito a passeio de barco num lago glacial “escondido”. Por lá, visitantes podem conhecer a câmara de gelo e passear dentro de uma embarcação, a zero graus Celsius!

Foto: Geleira Hintertux/ Divulgação

O local tem ainda um “palácio de gelo”, pistas de esqui, teleféricos e um terraço congelante — onde é comum saírem pedidos de casamentos.

Rio Caño Cristales

Coce bem os seus olhos, pois esta não é uma visão do paraíso. No Dia Mundial da Água, seria um pecado não citar o show cromático do Rio Caño Cristales, da Colômbia. Sim, as águas doces deste destino não têm uma, mas sim cinco cores: vermelho, amarelo, verde, preto e azul.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução
Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Resultado da presença de algas que florescem em determinadas épocas do ano, o “rio das cinco cores” permite natação em áreas designadas e uma vista de arrepiar. Por lá, não se pode usar nenhum produto na pele — vale para repelente, protetor solar e hidratantes, inclusive — para não atrapalhar a fauna e flora locais.

Lago Baikal

O mais antigo e mais profundo dos lagos! Os títulos pertencem ao Lago Baikal, que fica na Rússia e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Segundo a entidade, o local abriga nada menos do que 20% da reserva total de água doce descongelada do mundo.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Criado há 25 milhões de anos, a profundidade do lago Baikal chega a 1.700 metros. Há algumas ilhas ao seu redor — a de Olkhon é a maior delas e oferece vistas tantos de praias quanto de florestas.

 

O destino gelado ainda é uma boa pedida para patinação, esqui, passeios de barco — que tem aos montes — , mergulho nas cristalinas águas doces e até pesca.

Yellowstone

Para uma data histórica, um lugar histórico. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos, detém o título de primeiro parque nacional do mundo. Ele foi fundado em 1872 e  também é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto: haveseen/ Envato
Foto: Instagram @yellowstonenps/ Reprodução

Além das paisagens deslumbrantes, o destino também ganhou fama pela sua atividade geotérmica, com milhares de gêiseres, fontes termais e vapores vulcânicos. E claro, não faltam águas doces para pesca esportiva e navegação (com restrições).

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tartarugas estão associadas ao fenômeno das rochas plásticas em uma das ilhas mais isoladas do Brasil

    A 1,1 mil quilômetro da costa do ES e sem presença humana, Ilha da Trindade é impactada pelo lixo que vem das correntes marítimas, da pesca e das tartarugas

    Entenda o que é a grande faixa de sargaço no Oceano Atlântico

    Fenômeno acontece pela proliferação em massa de um tipo de alga marinha, causando um grande "faixa marrom" no mar

    Megaiate que recebeu Maria Callas, Kennedy, Churchill e sediou casamentos reais está à venda

    Após reformas e revitalizações, Christina O pode ser comprado por 90 milhões de euros (R$ 558 milhões)

    "Dança das borboletas": tradicional corrida de canoas encanta com velas coloridas; assista

    Disputada anualmente por diferentes barcos no Rio São Francisco, a competição antecede a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes

    De olho em 2027: Brasil termina Evento Teste da World Sailing em Fortaleza com ouro e outras medalhas

    Classe ILCA 7 teve pódio 100% brasileiro e Bruno Lobo garantiu o bronze no Kite. Capital do Cerará será a cidade-sede da próxima edição do mundial