Maior iceberg do mundo está preso em uma armadilha no meio do mar

Enorme bloco de gelo está rodando em círculos há meses e situação pode perdurar por tempo indefinido; entenda

21/08/2024
Localização do A23a em novembro de 2023. Foto: NASA/ Divulgação

O maior iceberg do mundo, o A23a, caiu em uma espécie de armadilha no meio do mar e está girando em círculos há meses. O motivo é a Coluna de Taylor, fenômeno que pode segurar o enorme bloco de gelo por anos, conforme informaram cientistas à BBC.

Com cerca de 4 mil km², o maior iceberg do mundo tem quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Ele se desprendeu da Antártida em 1986 e quase que imediatamente ficou preso no fundo do Mar de Weddel, tornando-se uma ilha de gelo estática.

Representação da movimentação do A23a. Foto: NASA/ Divulgação

Trinta anos se passaram sem que ele se movimentasse, até que o cenário mudou em 2020. Naquele ano, o bloco seguiu na direção de oceanos mais quentes — onde a comunidade científica acreditava que ele iria, finalmente, derreter.

 

A expectativa, inclusive, era de que ele estivesse, nesse exato momento, se movendo com a corrente oceânica mais poderosa do planeta — a Corrente Circumpolar Antártica (ACC, na sigla em inglês), que desloca cem vezes mais água do que todos os rios da Terra juntos. O percurso, no entanto, foi interrompido.

 

“O A23a é um iceberg que se recusa a morrer”, disse Mark Brandon, pesquisador da Open University, à BBC. “Os icebergs são geralmente considerados coisas temporárias; eles se rompem e derretem. Mas este não”.

O que está acontecendo com o maior iceberg do mundo?

O A23a está ao norte das Ilhas Órcades do Sul, girando cerca de 15 graus por dia no sentido anti-horário. Enquanto permanecer assim, dificilmente se desintegrará.


A Coluna de Taylor é a responsável pela situação. De forma geral, quando o maior iceberg do mundo entrou no meio de uma corrente de água, serviu como obstáculo, fazendo com que essa corrente se separasse em dois fluxos distintos.

 

Como a água, a partir desse momento, não consegue se mover com facilidade por cima do iceberg, cria-se um cilindro giratório — parecido com uma coluna vertical que vai do fundo do mar à superfície — e a água passa a se mover ao redor do bloco de gelo.

 

Já que não se sabe quando o A23a conseguirá sair dessa armadilha, as esperanças para que derreta logo também foram postergadas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Chegou o grande dia! Começa hoje o São Paulo Boat Show 2024

    Maior evento náutico da América Latina vai desta quinta-feira (19) até 24 de setembro, no São Paulo Expo; veja o que o visitante encontra por lá

    Aloha Náutica recebe prêmio internacional por melhor estande no Rio Boat Show 2024

    Representante no Brasil da marca de catamarãs Excess concorreu com 45 dealers de todo o mundo e repetiu o feito conquistado pela primeira vez em 2022

    Em busca de um jet? Confira os modelos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Evento náutico exibirá diversas opções de diferentes marcas até 24 de setembro, além da atração Museu da Moto Aquática

    Confira os motores náuticos que estarão no São Paulo Boat Show 2024

    Sete das principais marcas do mercado atracarão no salão, que vai desta quinta-feira (19) até 24 de setembro, no São Paulo Expo

    Guia digital do São Paulo Boat Show 2024 já está disponível no app de NÁUTICA

    Material reúne tudo o que os visitantes precisam saber sobre o evento, desde informações principais a grandes destaques