Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2009

A 12ª edição do salão reuniu mais de 40 mil pessoas na semana em que a Marina da Glória se tornava a "capital da Náutica"

25/03/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2009, ano em que o mundo passava por uma crise financeira, mas o salão seguia brilhando — e vendendo.

“Cheio desde o começo”, como afirmava a edição 250 da Revista Náutica, o Rio Boat Show 2009 reuniu mais de 40 mil pessoas de 14 a 20 de maio, na Marina da Glória. Naquele ano, a crise econômica global — que começou ainda em 2007, acarretada pela pela perda de valor de ativos imobiliários — lançou dúvidas sobre o salão, mas, quem compareceu, não se arrependeu.

Estamos saindo daqui com 24 lanchas vendidas. A crise só vai continuar para quem não veio expor seus barcos no Rio– José Thiburcio, da FS Boats, à Revista Náutica ed. 250

O que acontecia no mundo em 2009

O ano de 2009 ficou marcado pela morte de Michael Jackson, um dos maiores artistas do planeta. Ainda no cenário internacional, Barack Obama tomava posse como presidente dos Estados Unidos e a Microsoft lançava o motor de busca Bing.

 

Em solo nacional, o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Flamengo se sagrava campeão brasileiro e a escola de samba Salgueiro era a campeã do carnaval carioca, enquanto dois sortudos faturavam R$ 144,9 milhões — recorde à época — na Mega-Sena.

Destaques do Rio Boat Show 2009

Na semana em que Marina da Glória virou “a capital da Náutica”, como disse a edição 250 da Revista Náutica, quem foi ao evento para expor ou para passear, no fim das contas, não se arrependeu. Inclusive, por conta da crise econômica que assolava o globo — principalmente os países europeus — , muitas empresas estrangeiras estiveram no salão carioca.

Yacxo 33.7. Foto: Arquivo Revista Náutica

Uma dessas marcas foi a Lazzara Yachts, que levou ao Rio a única embarcação da marca na América Latina. Se tratava da Lazzara LSX 75, um dos barcos mais modernos do mundo, com 92 pés e equipada com quatro motores Volvo IPS 600, de 435 hp cada.

Lazzara LSX 75. Foto: Arquivo Revista Náutica

Pelo menos 15 barcos nacionais foram lançados no salão, muitos com testes drive disponíveis. Entre eles estavam novas embarcações da Cabrasmar, Coral e Phoenix. Um modelo que chamou atenção foi a nova 480 Maggiore, da Caprice que, quem comprasse, levava para casa uma Mercedes SLK.

480 Maggiore. Foto: Arquivo Revista Náutica

A Intermarine apresentou sua nova 430 Full, lancha cabinada e com flybridge. A Ferretti, por sua vez, levou ao evento a nova Ferretti 510, “meio italiana, meio brasileira“, com dois camarotes, dois banheiros e motorização de centro, com dois motores de 600 a 720 hp cada.

Intermarine 430 Full. Foto: Arquivo Revista Náutica

O estaleiro gaúcho Cimitarra atracou sua nova 410 ht nas águas da Baía de Guanabara, com comando aberto, capota hard top e teto solar. Outro barco de destaque foi uma Yacxo 33.7, que atraiu olhares pelo seu excelente acabamento. Quem foi ao salão em busca de um barco para esportes, se encantou com a nova Monterey 194 FS, fabricada nos EUA e “na medida para wakeboard”.

Cimitarra 410 ht. Foto: Arquivo Revista Náutica

Nos veleiros, destaque para o Delta 45, da gaúcha Delta Yachts, e para o Bavaria 44 Vision, do estaleiro alemão Bavaria. Já nos jets, dois modelos da Sea-Doo foram objetos de desejo dos amantes da adrenalina, com os RXT 255 iS e o GTX 255 iS.

 

Entre as embarcações mais diferentonas, quem ganhou os holofotes foi o mini trimarã da Maora, além da curiosa prancha da Smart Pier, em que se navegava de pé com dois apoios.

Confira mais fotos da edição de 2009 do Rio Boat Show

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Vem aí o Rio Boat Show 2024!

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Órgão do Mar: obra arquitetônica transforma ondas em música natural na Croácia

    Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga