Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2002

Evento foi marcado por lançamentos, palestras, atrações e acontecimentos paralelos que movimentaram o salão

04/03/2024
Foto: Arquivo Revista Náutica

Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2002, que sagrou a feira como um evento maduro e gerador de bons negócios.

A 5ª edição do Rio Boat Show aconteceu durante nove dias na Marina da Glória, palco já tradicional do evento náutico mais charmoso da América Latina since 1998. Desta vez, contudo, o salão chegava já como uma parada obrigatória dos amantes do setor — e até de quem nunca tinha pensado na possibilidade de navegar.

Foto: Arquivo Revista Náutica

O evento está cada vez mais profissional. O público aumentou tanto qualitativamente, quanto quantitativamente. Só vai ficar no mercado quem tratar bem o cliente– Lenílson Bezerra, da Acobar, à Revista Náutica 165

O que acontecia no mundo em 2002

Com a ferida de 1998 ainda sob curativos — talvez até hoje — , o brasileiro teve um grande motivo para esquecer as dores do passado em 2002: a seleção brasileira era pentacampeã da Copa do Mundo, realizada na Coreia do Sul e no Japão. O Brasil venceu a Alemanha com dois gols de Ronaldo Nazário, e o pentacampeonato, desde então, não foi igualado por mais nenhuma seleção.

Foto: Arquivo Revista Náutica

No ano em que o dólar bateu os R$ 3, as cédulas de R$ 20 com seu icônico o mico-leão-dourado passaram a frequentar a carteira dos brasileiros. Também em 2002 o euro entrou em vigor, substituindo as moedas de 12 países da União Europeia e servindo a mais de 300 milhões de pessoas.


No âmbito cultural, em 2002 a Mangueira conquistou o 18º título do Carnaval do Rio, Sandy e Junior tornaram-se os primeiros artistas brasileiros a realizarem um show sozinhos no Maracanã e o grupo Rouge era formado. Já nas telonas, foi o ano em que Cidade de Deus foi lançado — e indicado ao Oscar.

Como foi o Rio Boat Show 2002

O Rio Boat Show 2002 foi marcado por lançamentos, palestras, eventos, atrações e acontecimentos paralelos que movimentaram o salão, como a chegada de Amyr Klink com seu veleiro Paratii 2 à Marina da Glória, após 68 dias na Antártica. A embarcação, considerada um “colosso” da construção naval brasileira, permaneceu no salão para admiração do público — e foi um sucesso.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Paulo Renha, então presidente da Real Powerboats e da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), quebrou o recorde da travessia Santos-Rio, que já durava 28 anos, momentos antes do salão começar.

 

A bordo de uma Real 26 batizada de Go Pulga, ele fez o trajeto em 4h40min11s, superando Malcom Wallace Franz que, em 1974, fez o percurso em 5h38min23s.

Foto: Arquivo Revista Náutica

O tradicional sorteio de um barco marcou presença também na 5ª edição do evento. Desta vez, a embarcação sorteada foi um veleiro Dingue, e o vencedor foi um garoto de apenas 11 anos, chamado Bernardo Fajoses Barbosa. Ele e a família foram ao evento por acaso, como rota para evitar filas em uma exposição de arte.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Quem passou pelo Rio Boat Show de 2002 e não saiu de lá com um barco, pôde, pelo menos, sair com a permissão para pilotar um, graças ao curso de arrais amador oferecido pela organização do evento e pela Escola de Vela Brisamar, num estande da Marinha do Brasil, que contemplou cerca de 200 pessoas.

Foto: Arquivo Revista Náutica

As palestras do Encontro Náutico Brasileiro também movimentaram o salão, com mais de 15 palestrantes trazendo os mais diversos temas ao público.

 

A 4ª edição da regata Boat Show foi novamente um sucesso, reunindo 360 veleiros nas raias da Baía de Guanabara. A tradicional construção ao vivo de uma lancha da Barracuda Technologies, desta vez, permitiu que alguns visitantes colocassem a mão na massa.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Rio Boat Show 2002 em números

O Rio Boat Show 2002 teve 205 barcos expostos (14 a mais que em 2001), divididos entre lanchas (66%), infláveis (15%), veleiros (8%), jets (6%) outros modelos, como jetboats (3,5%) e caiaques (1,5%). De todos esses, 79% dos barcos foram provenientes de estaleiros nacionais, enquanto os importados representaram 21% das embarcações. Dos 205 barcos, 66% estavam “no seco”, e 34% na água.

Foto: Arquivo Revista Náutica

As lanchas, que sempre representam o maior número de embarcações no evento, foram divididas entre proa aberta de passeio diurno (26%), pesca/mergulho (21,5%), proa fechada de passeio diurno (17%), comando aberto (14%), cabinadas flybridge (9%), esportivas (9%) e jetboats (4%).

Foto: Arquivo Revista Náutica

Ainda entre as lanchas, estrelas do salão, 18% tinham até 19,7 pés; 47% eram de 20 a 29,5 pés; 21% de 29,9 a 39,4 pés; 10% de 39,7 a 49,2 e 4% acima dos 49,5 pés.

 

Já entre os motores, que somaram 162 unidades, 85% eram de popa, 9% centro diesel, 5,5% centro-rabeta diesel e 0,5% centro-rabeta gasolina. Quanto à potência do coração dos barcos, 34% tinham até 50 hp, 31% de 151 a 300 hp, 26% de 51 a 150 hp e 9% tinham mais do que 300 hp.

Foto: Arquivo Revista Náutica

O Rio Boat Show 2002 somou ainda mais de 20 lançamentos, entre embarcações, motores e equipamentos. Naquela edição, inclusive, a Schaefer Yachts viu 38 unidades de sua Phantom 290 (considerada a estrela do salão) serem vendidas.

Foto: Arquivo Revista Náutica

Dolphin, Tecnoboats, Piaggia, Caprice, Magna, Fibragge, Intermarine, Real, Riostar, HD Marine, Regal, Caprice, Schaefer Yachts, Coral, Fairline, Princess, Proboat, Romano, Sea-Doo, Colunna, Jeanneau, Barlavento Boats e Beneteau foram algumas das marcas que levaram lançamentos ao Rio Boat Show 2002.

Confira mais fotos da edição de 2002 do Rio Boat Show

Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica
Foto: Arquivo Revista Náutica

Vem aí o Rio Boat Show 2024!

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca