Mensagem em garrafa de 1876 pode ser a mais antiga já encontrada; saiba o que está escrito
Descoberta foi feita durante passeio na praia por moradora de Nova Jersey, nos EUA; Livro dos Recordes foi acionado para validar a marca
Mensagens em garrafas, comuns na ficção, são também parte do mundo real. Diferentemente da comunicação do século 21, contudo, saber se o destinatário de fato receberia a mensagem era praticamente impossível quando a prática começou, ainda no século 18. Prova disso é que até hoje mensagens em garrafas são encontradas, e a mais recente delas pode ser justamente a mais antiga de que se tem registro.
Artista transforma embarcação a jato da década de 1970 em ‘barco tubarão’
Megaiate da viúva de Steve Jobs colide com outro na Itália: “Conserto será caro”
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A descoberta foi feita por Amy Smyth Murphy, de 49 anos, enquanto passeava pelo Inlet State Park, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no início de julho. Ao NJ.com, Amy afirmou que “o cheiro que saiu dela era inacreditável. O cheiro de uma baía multiplicado um milhão de vezes”. E completou, celebrando o feito: “É tão interessante estar conectado às pessoas dessa forma”.
@asmythco Oldest message in a bottle ever found?! #messageinabottle #fypシ゚viral ♬ original sound – A Smyth Co
Na antiga garrafa verde, fechada com uma rolha, Amy observou a inscrição “Barr & Brother Philadelphia”, nome que remete a uma empresa dirigida por W.G. & J. Klemm, dois irmãos, durante o final dos anos 1800. Dentro da garrafa, por sua vez, estavam papéis que sugerem uma data mais precisa para o recado engarrafado.
Iate Netuno em Atlantic City NJ agosto 6-76– diz a mensagem
Desvendando o mistério
Além da mensagem, a garrafa trazia o que parece ser um cartão de visita de uma empresa de artigos de mobiliário, administrada pela mesma W.G. & J. Klemm. As investigações também encontraram referências a um iate chamado “Neptune”, construído em 1874 pelo capitão Samuel Gale, que teria vivido em Atlantic City no fim do século 19, de acordo com uma pesquisa feita pela própria Amy.
A ideia é que o “agosto 6-76” indique a data em que a mensagem na garrafa foi escrita, no caso, em 6 de agosto de 1876. Essa é justamente a informação que precisa ser confirmada para que o achado se consagre como a mensagem mais antiga em uma garrafa já encontrada.
Muito por isso, o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, já foi acionado para validar a marca. Até o momento, esse recorde pertence a uma mensagem engarrafada lançada ao mar em 12 de junho de 1886, por capitães alemães a bordo do Barque Paula e encontrada em Wedge Island, Austrália, em 2018.
Mensagens em garrafas são enviadas desde o século 18
Diferentemente da comunicação do século 21, rápida e eficiente, em meados do século 18 se comunicar à distância não era nada simples. As mensagens em garrafas, então, foram um meio de viabilizar esse contato,
Cientistas oceânicos enviaram as primeiras delas — e há ainda boatos de que o filósofo grego Theophrastus, aluno de Aristóteles, enviou a primeiríssima mensagem engarrafada em 310 a.C, visando provar que o Oceano Atlântico desembocava no Mar Mediterrâneo.
Essa tradição se destacou em diversos contextos, incluindo a Primeira Guerra Mundial. No período, soldados usavam o método para se despedir de seus entes queridos. Um episódio, que ficou conhecido como “A maior história de amor envolvendo mensagens engarrafadas” remonta a uma carta de 1914, lançada no Canal da Mancha por um soldado e encontrada na costa inglesa em 1999.
A destinatária, esposa do soldado, faleceu em 1979, e a mensagem foi entregue à filha do casal, então com 86 anos.
Como um meio de comunicação bastante falho, estima-se que apenas 3% das mensagens foram, de fato, recuperadas. Prova disso é que, até hoje, mensagens em garrafas são encontradas.
Clint Buffington, um entusiasta americano desses achados, já encontrou mais de 100 delas, e mantém um site dedicado à tradição desde 2011, o Message In A Bottle Hunter (Caçador de Mensagens em Garrafas, em português).
Por lá, ele compartilha pesquisas a respeito da atividade e histórias interessantes de cartas encontradas ao redor do mundo, do mesmo modo em que trabalha para encontrar seus devidos remetentes — processo que garante a ele “amizades ao longo do caminho que são impossíveis e reais”, como descreve Buffington.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu