Réplica da Arca de Noé é atração turística nos Estados Unidos

26/12/2017

O parque temático religioso Ark Encounter, localizado na cidade americana de Williamstown, tem como carro-chefe uma réplica da Arca de Noé. A embarcação bíblica virou atração para os visitantes após seis anos de construção. A arca demandou quase 8 mil metros cúbicos de madeira e foi construída de acordo com as dimensões dadas na Bíblia, com 510 pés de comprimento, 85 pés de largura, e 51 metros de altura. No interior, há três pisos explicando a história contada no Gênesis. Há 100 modelos de animais, incluindo dinossauros. Os ingressos para visitar o local variam entre US$ 28 e US$ 175, dependendo do tipo de passaporte.

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    Malibu 16 Sport, da Levefort, une muito bem pesca e passeio. Confira

    Era uma vez uma lancha chamada Marajó 16. Construída nos anos 1980 pelo estaleiro Levefort, especializado em cascos de alumínio, era a preferida de quem procurava uma lanchinha para pescar em rios e águas abrigadas — mas também era usada para passeios, levando até sete pessoas no casco de 4,9 metros de comprimento, ou 16 pés. Além de ter um preço acessível, era muito versátil, sendo usada para passear, esquiar, pescar, mergulhar e até em atividades profissionais. Também podia ser impulsionada por motores de popa de baixa potência. Até mesmo um 25 hp dava conta do recado, o que tornava o seu custo final muito atraente. Com o passar dos anos, essa série serviu de base para o estaleiro lançar outras lanchas semelhantes. Surgiu assim a linha Malibu, que, junto com as lanchas da série Marfim, levaram a Levefort a superar a marca das 50 mil unidades produzidas, um número e tanto para a realidade brasileira.

    Outras lanchas, de outros estaleiros, mas feitas de fibra de vidro, foram objetos de desejo nos anos seguintes. Uma delas foi a Bayliner 16, produzida em Manaus nos anos 1990, sob licença do grande estaleiro americano de mesmo nome. Embora lançados em períodos diferentes, estes dois barcos fazem parte da história náutica brasileira. Por isso, ainda hoje, uma de alumínio outra de fibra, servem de inspiração para muitos projetistas quando se trata de uma lancha na faixa dos cinco metros de comprimento. Não por acaso, o Fórum Náutico Paulista, formado por integrantes do governo e da iniciativa privada, como NÁUTICA, unidos em prol do desenvolvimento do setor náutico no estado, tomou como referência a Bayliner 16 para lançar as bases do programa Meu Primeiro Barco em São Paulo (MPB/SP), para atrair novos navegadores, tendo como apelo principal o preço atraente, como esta Malibu 16 Sport, a primeira de outras que farão parte programa.

    Tudo sobre o modelo está na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

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      Coral 27 A: uma lancha que une os benefícios de uma proa aberta com cabine

      25/12/2017

      Lancha de proa aberta e cabine ao mesmo tempo, a Coral 27A faz parte da segunda geração de um projeto que conquistou o consumidor — especialmente nas águas de Angra dos Reis e na região de Cabo Frio, no Rio — com sua proposta de máximo aproveitamento da área externa. É a chamada lancha feita para o sol, com espaço no cockpit para uma dúzia de pessoas, em sofás e espreguiçadeiras, e boa área de circulação. Fruto de um projeto moderno, ela vem remodelada e justifica a fama conquistada pela antecessora: continua sendo um verdadeiro cheque ao portador no mercado de usados.

      O estaleiro Lanchas Coral já é bem conhecido. Suas lanchas, de 16 a 50 pés, caracterizam-se pelo arranjo desenhado para as condições tropicais brasileiras, com aproveitamento máximo do cockpit, mas sem abrir mão do banheiro e de uma pequena cabine, que ficam “camufladas”, principalmente nos barcos de médio porte da linha, de 24 a 36 pés.
      Para acessar o banheiro, a boreste, e a pequena cabine, a bombordo, basta levantar os bancos de proa, que são do tipo espreguiçadeira. Porém, na Coral 27A que testamos, versão de entrada, o proprietário optou por não instalar o vaso sanitário nem a cama de solteiro, aproveitando esses espaços como dois grandes paióis, o que reduziu o custo da lancha em cerca de R$ 10 mil. Com essa configuração, já pronta para navegar, ela custa R$ 210 mil, preço sem concorrência direta no segmento.

      Confira tudo sobre o modelo na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

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        Capitania dos Portos de Segipe promove 1º Simpósio Sobre Atividades Marítimas

        Por: Redação -
        21/12/2017

        A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou nos dias 18 e 19 o 1º Simpósio Sobre as Atividades Marítimas no Estado de Sergipe, cujo objetivo foi disseminar o cenário atual das atividades marítimas desenvolvidas no estado, bem como apresentar as perspectivas futuras nesta área.

        Participaram do evento instituições públicas e privadas que atuam em atividades marítimas no estado convidadas a proferir palestras a fim de enriquecer o debate com a sua experiência nas operações desenvolvidas em Sergipe.

        No encerramento dos trabalhos, foi realizado o lançamento da Operação Verão 2017/2018, que ocorrerá entre 22/12/2017 e 19/02/2018. A Operação Verão é uma campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados. Com o conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, a mensagem chega ao público com uma linguagem reflexiva, retratada em imagens de situações de risco, acidentes e suas possíveis consequências.

         

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          NX Boats é uma das marcas confirmadas no Rio Boat Show 2018

          Por: Redação -

          A pernambucana NX Boats confirmou participação no Rio Boat Show 2018, que acontece entre os dias 14 e 22 de abril, na Marina da Glória. A empresa, que produz atualmente quatro modelos, de 25 a 38 pés, deverá apresentar uma nova lancha cabinada de 26 pés no salão náutico carioca.

          O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!

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            Aprenda como lubrificar o motor de popa da sua embarcação na edição do mês de Náutica

            Por: Redação -

            Lubrificar um motor de popa é algo simples, que não exige esforço, muito menos mecânico, apenas um pouco de disposição. E se ela for bem-feita (ou seja, a cada dois meses), aumenta consideravelmente a vida útil do motor e diminui o risco de travamentos do movimento do cavalete de sustentação e do cabo de aço da alavanca do acelerador, o que já justifica a mão de obra. Há dois tipos de graxas para lubrificar: a tradicional, de cor escura, usada na maioria das mecânicas, e a de cor branca, à prova d’água, menos comum que a outra. As duas, porém, oferecem resultados satisfatórios.

            No entanto, a graxa à prova d’água precisa de mais cuidados, já que ela, com o tempo, junta um pouco de sal no local em que foi aplicada, além de ser um pouco mais cara. Sua única vantagem em relação à escura é que dura um pouco mais. Porém, com uma ou outra, o procedimento de lubrificação será sempre o mesmo. E o melhor: não leva mais do que meia hora e você mesmo pode fazer. Você pode conferir passo a passo de como lubrificar o motor de popa do seu barco na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

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              Motores Mercury serão exibidos no Rio Boat Show 2018

              Por: Redação -

              A marca americana Mercury Marine confirmou participação no Rio Boat Show 2018 com seus motores. Fazem parte da linha de produtos da empresa os Optimax Pro XS (para quem busca velocidade), os Verado (com baixo nível de ruído e vibração) e a linha Sea Pro (de 90, 115 e 150 hp, para os barcos de serviço). A Mercury conta, ainda, com o motor de popa a diesel Racing DSI, de 175 hp (o mais potente do mundo com este combustível).

              O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!

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                Triton Yachts marca presença no 1º Seminário de Tecnologia Náutica

                Por: Redação -

                Representando a Triton Yachts, o empresário José Marina Cechelero Jr, participou na semana passada do 1º Seminário de Tecnologia Náutica realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA, no Rio de Janeiro. Com mais de 30 anos no mercado náutico a frente do estaleiro Way Brasil – produtor da consagrada marca de lanchas Triton Yachts com modelos de 20 a 50 pés – pode propagar conhecimentos voltados à tecnologia construtiva aplicada no setor náutico e, especialmente, reforçar a importância da formação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento do setor no país.

                “O mercado náutico é bastante jovem no país e apesar de grande potencial, com sua extensa costa e vias navegáveis interiores, tem o desafio de promover qualificação de mão de obra na área para potencializar o seu desenvolvimento, por meio dos profissionais técnicos, do apoio de universidades, de instituições, e do governo”, comentou o engenheiro e projetista náutico José Maria Cechelero Jr, diretor-presidente da Triton Yachts.

                “Como exemplo, o sucesso e a solidez da Triton Yachts no mercado são também justificados pela qualificação de nossa equipe. Faço questão de acompanhar de perto esse desenvolvimento profissional porque a difusão do conhecimento faz parte da nossa identidade. Isso, certamente, reflete na qualidade construtiva de nossas lanchas”, explicou o profissional se referindo à importância da realização de treinamentos e iniciativas que visem à qualificação náutica.

                ”O perfeito equilíbrio entre experiência técnica e atenção às exigências dos clientes são primordiais para um estaleiro. Ou seja, trazer segurança, conforto, navegabilidade e design em um único produto além de identificar, constantemente, os pontos fortes e o que pode ser melhorado dentro do processo construtivo”, complementou José Maria Cechelero Jr.

                A Triton Yachts registrou um aumento da procura por embarcações nos últimos meses e tem expectativa de crescimento em vendas durante a temporada de verão de cerca de 20% se comparado com a temporada anterior.

                Com o objetivo de dar suporte tecnológico e acadêmico ao mercado náutico de lazer, a SOBENA realizou no maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina a 1ª edição do Seminário de Tecnologia Náutica. O evento aconteceu no último dia 12 de dezembro no auditório da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro e reuniu renomados profissionais de engenharia além de estudantes e representantes de empresas ligadas ao setor.

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                  Surf Praia e Stand Up Para Todos termina 2017 com sucesso de público

                  Por: Redação -

                  A temporada 2017 do Oi Surf Praia e do O-I Glass Is Life Stand Up Para Todos terminou no último fim de semana na cidade de Itanhaém, litoral sul de São Paulo. As aulas de encerramento ocorreram de 15 a 17 de dezembro, na Praia do Sonho, com ondas de meio metro e temperaturas elevadas. A participação especial ficou por conta de Gustavo Ribeiro, que foi um dos professores. Ele foi vencedor Pro / Am do Circuito Guarujaense deste ano.

                  Mais de mil pessoas foram atendidas nas seis etapas, incluindo crianças e adolescentes. Foram realizadas sete aulas por dia em cada etapa do ano. Os alunos aprenderam técnicas fundamentais para a prática das modalidades,  como noções de remada, posicionamento na prancha e equipamento (cordinha, prancha, parafina).

                  Fotos: Divulgação

                  ”O evento foi um sucesso em todas as etapas e esperamos que cresça ainda mais na próxima temporada. Vejo uma consolidação do surfe como modalidade e um crescimento muito maior do SUP, que pode ser praticado em mais locais”, diz Milton Pereira, diretor de produção do Oi Surf Praia e do O-I Glass Is Life Stand Up Para Todos.

                  Em 2017, as aulas foram ministradas em outras cidades do litoral paulista como Praia Grande, São Vicente, Bertioga, São Sebastião e Ubatuba.

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                    Fibrafort entrega F400 Gran Coupé com direito até a tapete vermelho em Santa Catarina

                    Por: Redação -
                    20/12/2017

                    Na tarde da última sexta-feira (15), a equipe do estaleiro Fibrafort em conjunto com a revenda Mega Jet realizou a entrega da 40ª unidade da F4OO Gran Coupé, embarcação da linha Yachts. O barco foi entregue na marina Itajaí, em Santa Catarina, ao proprietário Giovani Silveira e sua família. E teve até tapete vermelho, laço e brinde de champanhe!

                    Após a entrega, o cliente que já havia navegado no modelo atribuiu a escolha a uma decisão da família e principalmente a confiança que possui na marca e na concessionária. “Na verdade a palavra chave da compra do barco se chama confiança, quando você acredita em alguém e quando uma empresa tem credibilidade, isso faz toda diferença. E a decisão final é da família e a F400 se encaixa no nosso perfil, perfil família, perfil do que a gente gosta de fazer, pois a gente gosta de viver no barco e viver no mar”, finalizou o proprietário que estava acompanhado dos amigos para passar um final de semana a bordo do novo barco.

                    A F400 Gran Coupé se consagrou um sucesso nacional e com unidades vendidas também fora do Brasil. “É gratificante entregar um presente que é um sonho para uma família. Finalizamos o ano de 2017 satisfeitos com os resultados da linha Yachts” afirma o diretor de operações Danilo Fontana, que participou da entrega.

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                      Terceira perna da Volvo Ocean Race deve ser concluída neste domingo na Austrália

                      Por: Redação -

                      A disputa pela liderança da terceira etapa da Volvo Ocean Race segue bastante acirrada entre os espanhóis do MAPFRE e os chineses do Dongfeng Race Team. Os barcos se revezam na ponta da perna entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, até Melbourne, na Austrália. A prova está em sua reta final nos mares do sul.

                      A atualização de posições da tarde desta quarta-feira (20) indicou provável chegada na tarde de domingo (24), véspera de Natal. ”Claro que é bom estar na liderança, mas sabemos que eles [Dongfeng] vão pressionar muito”, disse o espanhol Xabi Fernández, comandante do MAPFRE.

                      “Os próximos bordos serão oportunidades para eles passarem, como o último foi para nós. Sabemos que eles são rápidos e precisamos ter muito cuidado”, concluiu o espanhol.

                      Todos os sete barcos que disputam a terceira etapa da Volvo Ocean Race navegaram próximos à Zona de Exclusão, linha imaginária imposta pela organização para evitar acidentes com icebergs nessa parte dos mares do sul.

                      O Dongfeng de Charles Caudrelier ainda recuperou brevemente o primeiro lugar na noite passada, quando optaram por um rumo 35 milhas ao norte do limite de exclusão, mas um ângulo melhor na brisa oeste-sul-oeste resultou em velocidades mais rápidas para os espanhóis. O MAPFRE passou mais uma vez para a frente depois das 0100 UTC, e, desde então conseguiu uma vantagem de 10 milhas em relação ao Dongfeng.

                      Stu Bannatyne, do Dongfeng, disse que a equipe estava preparada para lutar pelo primeiro lugar até à linha de chegada – mas admitiu que não há espaço para o erro.

                      “Para cruzar a linha em primeiro, vamos ter de navegar 100% eficaz”, disse o velejador do Dongfeng. ”Mas sabemos que estamos há 10 dias competindo e todos estão cansados”.

                      Apesar de perder algumas milhas para o Vestas 11th Hour Racing, em terceiro lugar, houve boas notícias para o quarto colocado, o Brunel de Bouwe Bekking. A atleta Annie Lush, que no fim de semana foi varrida por um onda, quando estava no deck com o Peter Burling ao leme, levantou-se do seu beliche pela primeira vez desde que machucou as costas. “Finalmente 72 horas depois saí do meu beliche”, disse Lush. “Posso me mover e isto é fantástico”.

                      Depois de escolher rotas diferentes nos últimos dias, hoje todos os sete barcos estão praticamente alinhados ao longo do paralelo 45, com mais de 450 milhas separando o MAPFRE em primeiro lugar, do team AkzoNobel em sétimo.

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                        Por: Redação -

                        A Volvo Penta confirmou participação na próxima edição do Rio Boat Show, que vai agitar as águas da Baía de Guanabara entre os dias 14 e 22 de abril de 2018. Na ocasião, a empresa exibirá suas soluções em propulsores, além dos serviços oferecidos aos clientes. O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!

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                          Por: Redação -

                          Uma ilha que não é ilha, e sim uma península artificial, forma um verdadeiro paraíso de veleiros e lanchas, na baía de San Diego, na costa oeste dos Estados Unidos, abrigando milhares deles. Trata-se de Harbor Island, porção de terra cercada de água por todos os lados, exceto um, que a liga ao continente. Construída em 1961, a partir da dragagem do porto, Harbor Island deverá ficar ainda mais atraente para os adeptos do mundo náutico.

                          Isso porque está em andamento um plano de revitalização de 230,7 mil m² da península, antes ocupados por locadoras de carros que se mudaram para perto do aeroporto local. Uma das propostas prevê, ao custo de US$ 1,1 bilhão, erguer hotéis (num total de 750 leitos) e providenciar ainda mais vagas (cerca de 300) para barcos em um canal, além de praças, prédios de escritórios e até um centro de pesquisas relacionadas ao mar. E, assim, Harbor Island, estará pronta para outros 55 anos (ou mais) de história.

                          Foto: Brent Haywood/Port of San Diego/Divulgação

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                            Edição do mês de Náutica traz a história do veleiro clássico Bystra. Confira

                            Por: Redação -

                            Como toda história boa de ser contada, a do veleiro Bystra também foi soprada pelo acaso. Começou em 1961, quando o curitibano Ralph Hauer, amante do mar e dos barcos clássicos, foi a Buenos Aires encomendar ao arquiteto naval Jorge Ithurbide um projeto de veleiro de oceano. O argentino Ithurbide era tão respeitado no meio náutico que costumava ser procurado por navegadores de várias partes do mundo. Sua especialidade eram as elegantes embarcações de madeira. Naquela ocasião, porém, Ralph encontrou o projetista desapontado com a notícia de que um de seus clientes famosos, um milionário polonês da tradicional família Radziwill, havia desistido de construir um veleiro de 43 pés que o portenho desenhara com tanto gosto. O veleiro tinha até nome: Bystra, que significa “brilhante” em polonês. O brasileiro não pensou duas vezes. Desistiu de encomendar um novo projeto, ficou com o que já estava pronto e manteve o nome. Saiba toda a história da embarcação na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

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                              Intech Boating fecha o ano retomando crescimento

                              Por: Redação -

                              O estaleiro catarinense Intech Boating, fabricante dos modelos Sessa Marine para o Brasil e América do Sul, fecha o ano comemorando o bom resultado alcançado. Com a retomada do mercado náutico nacional e a adoção de medidas internas para otimização da produção e dos recursos foi possível atingir a estabilidade financeira, ultrapassando em 30% a meta de faturamento, melhor resultado dos últimos 3 anos.

                              “Nesses 10 anos de atuação, sempre atuamos de forma séria, com pé no chão e focados em oferecer um produto diferenciado e durável, com baixo custo de manutenção e ótimo desempenho.  Conquistar uma década de atuação entre os principais estaleiros do Brasil é uma satisfação enorme, ainda mais suportando um período tão duro para o País. O time mostrou determinação e garra, foram 10 anos pensando todos os dias em como transformar cada embarcação em uma experiência única e especial” declarou José A. Galizio Neto, Fundador e Presidente da Intech Boating.

                              2017 também foi marcado pela implantação do programa de pós-venda PIT STOP SESSA. O Pit Stop é um programa de relacionamento com clientes, onde todos os proprietários de embarcações Sessa Marine e Key Largo recebem a visita de uma equipe especializada do estaleiro que faz uma vistoria geral do estado da embarcação, independente do período de garantia de fábrica do barco estar ou não em vigência e do proprietário ser ou não o primeiro dono da embarcação. As revisões não têm nenhum tipo de custo, salvo a necessidade de trocar itens ou equipamentos fora de garantia. O barco vistoriado recebe um certificado e selo exclusivo do estaleiro, atestando que o barco foi verificado, valorizando ainda mais a embarcação.

                              O programa, atendendo as expectativas do estaleiro, foi muito bem recebido pelos clientes e pelo mercado e terá continuidade em 2018, reforçando o compromisso da Intech Boating em oferecer um serviço efetivo e próximo aos seus clientes.

                              “2017 foi um grande ano para nós, tenho uma equipe competente e comprometida ao meu lado e apostamos juntos na retomada do mercado náutico. Mesmo com um cenário desfavorável, onde nem todos resistiram, nós seguimos firmes, acreditando e investindo no nosso sonho e mantendo nossa posição de confiança e referência no mercado náutico nacional”, complementa Neto.

                              Com um perfil de clientes extremamente exigentes, a Intech Boating sempre se diferenciou por oferecer embarcações equilibradas, seguras e com desempenho superior, sem perder de vista o cuidado com a escolha dos materiais e acabamentos, preservando o alto padrão de qualidade, que tem diferenciado a Intech em um mercado altamente competitivo.

                              Atualmente, compõe o portfólio de produção da Intech Boating, os modelos Sessa C36, C40, C42 e Fly42, além dos modelos da linha Key Largo, KL27 e KL28 Sole.

                              Com presença confirmada no Rio Boat Show de 2018, para o próximo ano estão sendo planejadas inúmeras ações, como a ampliação da rede de vendas para novos mercados na América Latina, ações de relacionamento com os clientes e o desenvolvimento de novos modelos em parceria com a Sessa Itália e com o Estúdio Italiano CentroStileDesign. Já estão na prancheta os novos lançamentos que em breve serão apresentados ao mercado, complementando a linha de produtos no Brasil.

                              “A situação complicada do nosso País fez com o mercado náutico reavaliasse suas estratégias, e com a Intech não foi diferente. Repensamos, olhamos para dentro e para fora do nosso negócio e isto nos fez ainda mais fortes, nos fez reafirmar nossas políticas, nossa visão e nossa missão. Confirmamos que não podemos mudar nosso conceito de ofertar ao mercado produtos diferenciados, construídos com carinho, seguros, confortáveis, equilibrados e de design inovador. Com os resultados obtidos em 2017 e acreditando em uma recuperação dos bons rumos de nosso mercado, retomamos nossos planos de desenvolvimento do nosso portfólio e estamos otimistas e preparados para essa nova etapa”, finaliza Neto.

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                                19/12/2017

                                Com uma estrutura náutica de primeira linha, a ensolarada Salvador, na Bahia, voltou a receber a Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, disputada a cada dois anos, com 8 mil quilômetros de percurso, a partir de Le Havre, maior cidade da região da Normandia, na França. Na flotilha da 13ª edição, com 37 barcos, divididos em quatro classes (Class40, Multi 50, Imoca e Ultime), a boa surpresa ficou por conta da participação inédita de um velejador local, Leonardo Chicourel, em dupla com o angolano José Guilherme Caldas. Você pode conferir tudo sobre a competição na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

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                                  Por: Redação -

                                  A italiana Azimut anunciou duas estreias mundiais durante o Boot Düsseldorf 2018, que acontece entre os dias 20 e 28 de janeiro na Alemanha. O modelo Atlantis 51 é uma embarcação com DNA de open, com amplo espaço a bordo e estilo assinado pela Neo Design. Com 16,18 m de comprimento total, possui convés principal com uma ampla sala de estar, enquanto o convés inferior conta com três camarotes, sem sacrificar a área de refeições central com mesa dobrável. Pode ser equipado com dois motores Volvo IPS 800.

                                  A Azimut 55 Fly, por outro lado, destaca-se pelas linhas externas de Stefano Righini, contra interiores quentes, acolhedores e refinados, definidos por linhas suaves e o toque criativo de Achille Salvagni. A decoração é baseada na combinação de cinco materiais diferentes e, também neste modelo, o layout do convés inferior possui três camarotes duplos. O modelo de 16,70 m de comprimento total e pode ser equipado com dois motores de 800 hp.

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                                    Conheça o projeto de iate russo de 37 metros Rocket

                                    Por: Redação -

                                    O estúdio russo Skripnik Design, com sede em Moscou, apresentou seu mais recente projeto de iate. Nomeado de Rocket, o modelo tem 37 metros e utiliza o conceito de utilizar estrutura especial no casco, em contato com a água, para alcançar velocidades mais rápidas e um passeio mais confortável.

                                    Segundo a empresa, o iate poderá atingir de 50 a 60 nós de velocidade e ainda assim promover conforto a bordo, já que soluções hidráulicas foram especialmente concebidas para garantir que esta embarcação possa facilmente passar da navegação de alto desempenho para um confortável cruzeiro.

                                    A embarcação conta com design moderno e inclui um flybridge coberto com painel de vidro, que pode ser deslocado para cima ou para baixo. A plataforma de popa do iate também pode ser recolhida durante a navegação.

                                     

                                     

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                                      Por: Redação -

                                      O barco team AkzoNobel, que tem com integrante a campeã olímpica Martine Grael, tenta se recuperar na terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. A equipe teve duas quebras importantes na semana passada e passou quase três dias tentando arrumar o problema. Agora com 100% em modo regata, a equipe continua em sétimo e último lugar. Apesar de estar quase 300 milhas dos líderes, a tripulação não perde as esperanças. A terceira etapa da Volvo Ocean Race deve ser concluída até dia 25 de dezembro. Os barcos partiram da Cidade do Cabo, na África do Sul, com destino à cidade australiana de Melbourne para 6.500 milhas náuticas pelos mares do sul.

                                      ”Agora está tudo certo. A gente está consertando uma tala que quebrou’’, disse Martine Grael. ”Foi bem frustrante não subir o grande por três dias. A gente navegou devagar sabendo que os outros barcos estavam bem mais rápidos’’. 

                                      ”Desde a largada foi muito duro o primeiro dia, pra variar. Depois pegamos o frio e os ventos do sul. Está sendo muito legal, com muito vento em popa. Era o que eu esperava para essa perna. E vamos que vamos’’, contou a campeã olímpica Martine Grael.

                                      Na quinta-feira (14), o team AkzoNobel teve a quebra da trilha do mastro e de uma vela importante para ventos fortes. O dano ocorreu quando o barco ocupava a quarta colocação na terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. A principal dificuldade dos tripulantes foi fazer o reparo em condições de vento forte e ondas grandes.

                                      ”Na quinta-feira fomos dar um jibe, o segundo da noite, e assim como qualquer barco, algumas manobras não dão certo. Na real foi bem vergonhoso, pois quebramos todas as talas do grande (vela) e descolou calha (trilha) do mastro. Foi muito complicado reparar a calha. A cola não curou. É muito úmido e frio. Não deu certo. Fizemos uma segunda tentativa e também não deu certo’’, explicou Martine Grael.

                                      Duelo visual nos mares do sul

                                      Os barcos Dongfeng Race Team e MAPFRE se revezam na ponta da terceira etapa da Volvo Ocean Race. Depois de oito dias de regata – a largada da Cidade do Cabo foi no domingo (10) – os dois barcos estão em contato visual. Faltam menos de 2.700 milhas náuticas para cruzar a linha de chegada em Melbourne, na Austrália.

                                      “Não faz muito tempo que tivemos contato com o MAPFRE. É uma coisa incrível, um pouco surreal tão próximos”, relatou Carolijn Brouwer, do Dongfeng. “Os caras do MAPFRE tiveram que fazer algo para não bater. Tem sido bastante cansativo, com muitas manobras’’.

                                      Quem vencer a etapa entre os dois estará na frente da classificação geral após três etapas. Em terceiro lugar aparece o Vestas 11th Hour Racing, seguido pelo Team Brunel.

                                      Nesta segunda-feira (18), os velejadores do Brunel foram atacados por uma forte onda e a atleta Annie Lush sofreu uma lesão nas costas.

                                      Lush e o companheiro de equipe, Peter Burling, estavam trabalhando na popa quando o Team Brunel preparou-se para se aproximar da Zona de exclusão de gelo. Uma grande onda os varreu o barco. Burling não ficou ferido, mas Lush ficou com dor no lado direito e lutando para mover a perna direita. A tripulação agiu rapidamente medicando a velejadora com analgésicos. O médico oficial da regata, Spike Briggs, foi acionado.

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                                        Por: Redação -

                                        A Velamar Collection está lançando sapatilhas náuticas em neoprene. Com dois modelos adultos (Navigator e Ancora), e um infantil (Peixinhos), a marca quer proporcionar conforto aos navegantes, com a sensação de estar descalço no barco mas com a vantagem de poder andar pelos deques lisos sem susto.

                                        Os modelos contam com uma película de borracha especialmente desenvolvida para garantir a aderência evitando os perigosos escorregões e, muito importante para os caprichosos donos dos barcos, as sapatilhas não marcam o deque. Além disso, protegem os pés contra queimaduras do sol e até mesmo do vento frio em dias menos convidativos para uma navegada.

                                        Além das meias sapatilhas, a Velamar Collection tem, ainda, cabos de atracação e ancoragem, capas e escoras de veleiros Laser, Dingue e Optimist e chaveiros flutuantes. São vendidos com exclusividade pela Velamar Náutica, tradicional loja náutica que, em 2018, completará 40 anos de existência.

                                         

                                         

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                                          Plano de medidas preventivas para proteger produção da Fibrafort é aprovado

                                          Por: Redação -
                                          18/12/2017

                                          A catarinense Fibrafort acaba de ter seu plano de medidas preventivas para proteger a produção aprovado pelos credores. A empresa realizou o pedido de recuperação judicial em novembro do ano passado e teve o retorno positivo na última quinta-feira, 14. Para a empresa, a resposta positiva reafirma seu compromisso social e econômico. Ela destaca que seguirá rigorosamente o plano acordado, por estar convicta de que a recuperação judicial é mais uma etapa para excelência do seu negócio.

                                          “Nos dedicamos ao máximo para encontrar uma proposta equilibrada e aceitável para todas as partes e que garanta o fortalecimento da marca e os compromissos acordados com clientes, revendedores, fornecedores e colaboradores, que é o objetivo da recuperação judicial”, afirma o presidente Márcio Ferreira.

                                          Leia também:

                                          >> Fibrafort realiza medidas preventivas para proteger produção

                                          Segundo o Administrador Judicial Dr. Gilson Amilton Sgrott, que acompanha a empresa constata que é “efetiva a continuidade da atividade produtiva da empresa, e em total sintonia com os objetivos traçados junto ao plano de Recuperação aprovado em Assembleia”.

                                          A empresa aproveita, ainda, para reforçar que seguirá no mercado náutico com sólidas parcerias e com foco na excelência operacional para manter a qualidade assegurada e a competitividade do produto.

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                                            Coletes Sea-Doo apresentam novas cores para o verão 2018

                                            Por: Redação -

                                            Os coletes Sea-Doo irão colorir o verão 2018 com novidades para os fãs das motos aquáticas e dos esportes a reboque. A marca apresenta as novas cores azul, no modelo Motion, prata e rosa, no Freedom, e laranja e azul “acqua”, no Freewave. Além de visual único, a linha de coletes Sea-Doo oferece conforto e muita segurança, já que é homologada pela Marinha Brasileira. Os produtos estão disponíveis nas mais de 60 concessionárias BRP espalhadas pelo território nacional. Veja os detalhes sobre cada modelo:

                                            Colete Sea-Doo Motion – Com grafismos exclusivos para o mercado brasileiro, o colete Sea-Doo Motion apresenta ótima relação entre custo e benefício. O modelo homologado pela Marinha Brasileira foi desenvolvido com revestimento externo em náilon ultra resistente. Possui flutuadores de espuma de polietileno, quatro tiras de tecido com fivelas de abertura rápida e cavas largas, para maior conforto. O produto ainda dispõe de dois anéis em “D”, um para conexão do cabo de segurança da chave da moto aquática e outro atrás da nuca, para fixação de óculos no colete.
                                            Tamanhos: M, G e GG
                                            Cores: Preto/Cinza/Branco, Vermelho/Preto/Branco e Azul/Preto/Branco (novidade).

                                            Colete Sea-Doo Freewave – O colete Sea-Doo Freewave oferece revestimento externo e forro de neoprene super durável, além de flutuadores de espuma de polietileno e PVC macios chanfrados. O corte anatômico traz cavas grandes, painéis de drenagem de tela estrategicamente inseridos para maior conforto na pilotagem, zíper frontal robusto e duas tiras trançadas com fivelas de abertura rápida. Para completar, os anéis em “D” permitem a conexão do cabo de segurança da chave da moto aquática e, atrás da nuca, a fixação de óculos no colete. Produto homologado pela Marinha Brasileira.
                                            Tamanhos: P, M, G, GG, 3G e 4G
                                            Cores: Preto/Cinza, Preto/Vermelho, Preto/Azul “Acqua” (novidade) e Preto/Laranja (novidade).

                                            Colete Sea-Doo Freedom – Grafismos originais e cintas embutidas são as características do colete Sea-Doo Freedom, que possui caimento perfeito. O produto é valorizado pela segmentação na frente e nas costas, a qual garante maior conforto e liberdade de movimentos, ideal para práticas esportivas. Cada item foi estrategicamente pensado, como o zíper frontal resistente, as duas tiras embutidas nas costas com fivelas de abertura rápida, as ombreiras reforçadas e as saídas laterais, que facilitam o escoamento da água.

                                            Com ajuste anatômico, o colete ainda posui cavas largas para maior conforto, revestimento externo de neoprene flexível ultra durável, novos flutuadores de EVA, muito mais macios, e dois anéis em “D” (um para conexão do cabo de segurança da chave da moto aquática e outro atrás da nuca, para fixação de óculos no colete). Produto homologado pela Marinha Brasileira.
                                            Tamanhos: PP, P, M, G, GG, 3G e 4G
                                            Cores: Preto/Amarelo, Preto/Prata (novidade) e Preto/Rosa (novidade).

                                            Foto: Divulgação

                                            Náutica Responde

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                                              Por: Redação -

                                              A Metalu Brasil é uma das empresas confirmadas no Rio Boat Show 2018. Soluções adaptadas para cada projeto de píeres e passarelas, atendendo às necessidades dos clientes, este é o objetivo da marca. A empresa oferece produtos em alumínio de alta resistência mecânica e também a intempéries. Isso se traduz em fácil manutenção e boa durabilidade, além de conforto e sofisticação — que dão um charme especial à área em que são instalados, como marinas e casa à beira-d’água, por exemplo. Construídos com alta tecnologia francesa da Metalu, os píeres são ainda bem-acabados e leves.

                                              O Rio Boat Show chega em sua 21ª edição em 2018 consolidado como o maior salão náutico outdoor da América Latina. Serão nove dias de evento com reunindo fabricantes, distribuidores e revendedores do setor em um só lugar. Com barcos na água e a encantadora vista da Baía de Guanabara, os visitantes contarão com diversas atrações. Fique de olho no portal de Náutica e acompanhe todas as novidades do Rio Boat Show 2018!

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                                                Por: Redação -

                                                O fim da Copa Brasil 2017, neste sábado, dia 16, marcou a virada do calendário para a vela brasileira. Os campeões da principal competição do país, que foi disputada ao longo da última semana em Ilhabela, garantiram vaga na equipe nacional para 2018. Nas classes olímpicas, os vencedores foram: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), e Jorge Zarif.

                                                A competição ratificou a força de favoritos como Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Patrícia Freitas (RS:X feminina), Jorge Zarif (Finn), que mantiveram a hegemonia em suas classes. Na classe 49er FX, as titulares da Equipe Brasileira são as campeãs olímpicas Martine Grael (que está na disputa a Regata de Volta ao Mundo) e Kahena Kunze. Na classe Nacra 17, a definição da dupla titular está prevista para o Troféu Princesa Sofia, na Espanha, no ano que vem.

                                                CAMPEÕES DA V COPA BRASIL DE VELA 2017

                                                470 masculino – Geison Mendes e Gustavo Thiesen, 9 pontos perdidos
                                                470 feminino – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, 25 pontos perdidos
                                                Finn – Jorge Zarif, 9 pontos perdidos
                                                Laser Radial feminino – Gabriela Kidd, 38 pontos perdidos
                                                Laser – Bruno Fontes, 11 pontos perdidos
                                                49er – Carlos Robles e Marco Grael, 12 pontos perdidos
                                                RS:X masculina – Gabriel Pereira, 16 pontos perdidos
                                                RS:X feminina – Patrícia Freitas, 39 pontos perdidos
                                                Kitesurfe Foil – Bruno Ferreira, 10 pontos perdidos
                                                Kitesurfe Tubular – Bruno Lima, 11 pontos perdidos
                                                29er (Vela Jovem) – Matheus de Azevedo e Leo Accioly, 13 pontos perdidos
                                                Snipe – Matheus Oliveira e Raphael Carballo, 8 pontos perdidos
                                                Laser Radial masculino – Leonardo Motta, 18 pontos perdidos
                                                Optimist – Mario de Carvalho (Veterano Juvenil), 4 pontos perdidos

                                                Veja aqui os resultados completos.

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                                                  Por: Redação -

                                                  Os barcos MAPFRE e Dongfeng Race Team lideram a terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Os adversários praticamente estão empatados na perna pelos mares do sul, que terá como destino final a australiana Melbourne. Só neste domingo (17), as duas equipes fizeram mais de 20 manobras de mudança de direção para tentar ganhar mais velocidade na regata. Os barcos estão próximos à zona de exclusão de gelo definida pela Volvo Ocean Race para garantir segurança dos tripulantes. Nessa área há registros de icebergs!

                                                  As manobras chamadas de jibe ou cambada exigem toda a tripulação no convés. O procedimento pode demorar cerca de 30 minutos. “Tudo bem a bordo, com moral elevada, especialmente agora que estamos perto da liderança novamente. E temos motivos para isso: ontem, neste momento, a diferença do Dongfeng era de mais de 15 milhas”, disse Joan Villa, navegador do MAPFRE antes de o barco assumir a liderança provisória neste domingo.

                                                  Os espanhóis lideram a classificação geral da Volvo Ocean Race também. A terceira etapa tem pontuação dobrada. “Desde o final da noite e toda a manhã tivemos contato visual com o Dongfeng, tanto na hora dos jibings quanto no limite de gelo”, comentou Joan Villa.

                                                  Na parte de trás da flotilha, o team AkzoNobel da brasileira Martine Grael volta a navegar com 100% de aproveitamento do barco. A trilha do mastro do Volvo Ocean 65 rompeu nesta semana fazendo com que o veleiro perdesse velocidade. O time perdeu posições agora tenta se recuperar. Eles estão em sétimo e último lugar.

                                                  A previsão de chegada dos líderes varia entre 24 e 25 de dezembro. Os barcos saíram da Cidade do Cabo em 10 de dezembro.

                                                  Os barcos estão ao norte das Ilhas Kerguelen. Na Whitbread Race de 1981, o 33 Export perdeu seu mastro e ficou preso por lá. Depois de cerca de quatro semanas na ilha, os velejadores foram resgatados por um navio francês. O porto de refúgio de hoje seria a ilha de São Paulo ao norte.

                                                  Náutica Responde

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                                                    Por: Redação -

                                                    A Marina da Glória está com duas atrações especiais para as férias em dezembro. A colônia de férias de vela, entre 11 e 20 de dezembro, e os passeios de barco do Corsário Carioca, que serão nos dias 9, 16, 23 e 30/12.

                                                    O Corsário Carioca promove um passeio pela Baía de Guanabara contando a história do Rio de Janeiro desde as grandes navegações e descobrimento até os dias de hoje. As crianças vão se encantar com a presença de personagens como Estácio de Sá, Arariboia, corsários franceses e piratas, que se enfrentam em uma luta de espadas.

                                                    Os passeios acontecem aos sábados (9, 16, 23 e 30/12), às 10h30, e agora terão uma parada para mergulho na praia de Adão e Eva, em Jurujuba, Niterói. Nos dias 23 e 30/12 serão duas saídas, às 10h e 14h. No dia 23 terá ainda a presença do Papai Noel.

                                                    O Corsário Carioca oferece ainda lanche a bordo e oficinas sobre especiarias, cartografia e biodiversidade marinha da região. O valor do ingresso é R$60 por pessoa. O passeio, com 2h30 de duração, é indicado para crianças a partir de 2 anos e a reserva deve ser feita pelo telefone (21) 99377-1856 ou pelo email [email protected].

                                                    A colônia de férias náutica da CL Vela na Marina da Glória ensina para a garotada noções básicas de vela nos barcos Optimist, Dingue, veleiro de 23 pés e no Windsurf .

                                                    Aulas de remo, caiaque, mergulho em um tanque de mergulho, pescaria, esqui na prancha, passeio de jet ski e atividades terrestres também estão incluídas. Para participantes a partir dos 12 anos há ainda o wakeboard. As aulas são de 11 a 20 de dezembro para crianças entre 7 e 14 anos.

                                                    As aulas são realizadas com apoio e segurança de um bote inflável, além de rádio de comunicação VHF e coletes salva-vidas, que os alunos obrigatoriamente devem vestir.

                                                    Caso chova, a CL Vela oferece exibição de filmes náuticos, aulas de primeiros socorros, meteorologia, ecologia e a realização de gincanas e piquenique para maior integração dos alunos.

                                                    Serviço: 

                                                    Colônia de Férias Náutica – CL Vela

                                                    Quando: 11 a 20 de dezembro

                                                    Onde: Marina da Glória – Av. Inf. Dom Henrique, s/n° – Loja 17B

                                                    Investimento: R$990 (8 dias), R$630 (4 dias), R$210 (dia avulso)

                                                    Telefone: 2225-7486

                                                    Náutica Responde

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                                                      15/12/2017

                                                      O estaleiro paulista VCat, especialista em pontoon boats, apresenta seu mais novo modelo, o pontoon VCat 750 DD. Esta nova versão da embarcação de 7,5 metros de comprimento e 3 m de largura da marca conta com duplo deque (uma espécie de mini flybridge) e escorregador para a água, itens que permitem deixar os passeios ainda mais divertidos. Com design moderno, VCat 750 DD traz o uso de alumínio em toda sua estrutura, incluindo os três flutuadores. O modelo está em atividade na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, sendo operado para passeios pela empresa VivantSP.

                                                       

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                                                        Richard Forest, fundador da SEAir, com sede em Lorient, recebeu o cobiçado Prêmio de Inovação 2017 no Nautic Paris Boat Show. O prêmio foi para o Zodiac Pro 550, o primeiro RIB no mundo a ser equipado com hidrofólio para “voar” sobre as águas, uma escolha popular com o público.

                                                        “Estou muito satisfeito por receber o prêmio de inovação de produtos. É um grande reconhecimento pelo trabalho que fizemos desde que a empresa foi fundada há dois anos”, comentou Forest. “Nosso produto é tecnologicamente muito avançado, mas também é muito adequado para o quem navega diariamente”, finalizou.

                                                         

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                                                          O team AkzoNobel ainda apresenta problemas em seu barco após a quebra da trilha do mastro e de uma vela importante para ventos fortes. A equipe da brasileira Martine Grael tenta solucionar a avaria mesmo em modo regata e enfrentando a baixa pressão. O dano ocorreu nesta quinta-feira (14) quando o barco ocupava a quarta colocação na terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18 e estava navegando com ventos superiores a 70 km/h. Agora, o veleiro da campeã olímpica está em sétimo e último lugar.

                                                          Ninguém se feriu no incidente e o time está em constante contato com a organização e com seus integrantes da equipe de apoio para solucionar o ocorrido. A principal dificuldade dos tripulantes é fazer o reparo em condições de vento forte e ondas grandes.

                                                          A quebra ocorreu após uma manobra! Os velejadores conseguiram baixar a vela principal e afastar o barco da zona de exclusão. O team AkzoNobel continua correndo usando apenas as velas de proa do barco.

                                                          “Nosso plano é arrumar a calha (trilha) da vela e reparar outras coisas nos próximos dias para depois navegar novamente a 100%, mas vai levar tempo e devemos ter cuidado”, disse Chris Nicholson, integrante do team AkzoNobel.

                                                          O Dongfeng Race Team segue na liderança na terceira etapa da Volvo Ocean Race com o MAPFRE na sua cola. O restante da flotilha segue mais afastado. A vantagem do líder para o AkzoNobel já é de quase 600 quilômetros. Os primeiros barcos devem chegar à australiana Melbourne, destino final da terceira etapa, entre 24 e 25 de dezembro.

                                                          Náutica Responde

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                                                            O estaleiro MCP Yachts, com 37 anos de tradição nas áreas de projeto, engenharia e construção naval, especialista na fabricação de iates em alumínio, está lançando o SY 80, pela MCP Sailing Yachting Division.

                                                            Este Sloop de 80 pés em fibra de carbono combina desempenho e conforto. Uma ampla área de convívio é formada pela integração do salão e a área da navegação em um ambiente só. São quatro camarotes, sendo o do armador a vante com 16m², um para convidados com beliches Pullman à meia-nau boreste e duas suítes simétricas na popa. As acomodações da tripulação ficam na proa, com acesso pelo convés principal através de ampla gaiuta, dois beliches e banheiro completo.

                                                            Uma self-tacking Jib (vela de proa com cambagem automática) torna o layout do deck limpo fazendo deste 80 pés um iate veloz mas de fácil manuseio. A MCP tem neste projeto a mesma parceria de sucesso com o renomado arquiteto naval Alejandro Bottino da A.Bottino Design and Engineering.

                                                            Náutica Responde

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