Legado da Copa

Por: Redação -
20/10/2014

O mar terá papel determinante no sistema de hospedagem da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Ao contrário do Brasil, que sediou o evento este ano, o país do Oriente Médio tem projeto ousado para solucionar problema de falta de leitos de hospedagem. Ao custo de US$ 5,5 bilhões (quase metade do orçamento do torneio no nosso país), o emirado construirá um complexo de hotéis de luxo com capacidade para hospedar 25 mil pessoas, às margens do Golfo Pérsico. Eles vão suprir o déficit de leitos na capital, Doha, e estarão ligados a ela por meio de barcos. Por isso mesmo, o empreendimento terá marina, porto para navios de cruzeiro e estação de ferryboat.

O mundial do Catar foi envolvido em escândalos recentemente. Denúncias de superfaturamento de obras, compra de votos na eleição da sede e até trabalho escravo, fizeram o prestígio do país cair bruscamente, junto e consequentemente do prestígio da própria competição, que sofreu duras críticas e protestos aqui mesmo no Brasil. O país chegou quase a perder seu posto de sede, que certamente entraria em choque com o interesse das construtoras interessadas em obras desse porte.

Foto: Divulgação

 

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    Do sofá

    Por: Redação -

    A CSL, empresa gaúcha especializada na customização de cabos náuticos, acaba de lançar seu novo site que inclui loja virtual e um blog, o do personagem fictício Capitão Lais de Guia, que trata de assuntos relacionados aos cabos náuticos e às boas práticas para uma navegação prazerosa e segura.

    Agora ficou mais fácil comprar cabos náuticos e acessórios, os pedidos são feitos no próprio site e podem ser parcelados em até cinco vezes. Os produtos são entregues em casa. Alguns produtos, como adriças e escotas, não são vendidos na loja on-line por serem totalmente personalizáveis, ou seja, os cabos podem ser feitos em um grande gama de cores e combinações delas.

    Um dos destaques do site são os kits completos com todos os cabos necessários para embarcações de recreio. No kit, os cabos são fornecidos prontos para instalação uso e podem ser comprados de acordo com o tamanho do barco.

    Para conferir o novo site acesse: www.cslmarinharia.com.br

    Foto: Divulgação

     

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      Volvo

      Por: Redação -

      O brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, único do país navegando na Volvo Ocean Race 2014-15, aproveitou uns minutos de seu descanso a bordo do MAPFRE para falar sobre a dificuldade da primeira etapa entre a Espanha e a África do Sul.

      “Estamos fazendo muitas manobras e mudanças de vela. Esses procedimentos cansam os velejadores. As condições dos últimos dias foram difíceis até para comer”, disse André ‘Bochecha’ Fonseca.

      Depois de uma semana com os sete barcos próximos, a flotilha começou a se separar na passagem por Cabo Verde. “Em um ou dois dias vamos ver os resultados das nossas decisões. Na manhã deste domingo (19) conseguimos avançar bastante. Velejamos rápido”.

      O MAPFRE de André ‘Bochecha’ Fonseca está em quarto lugar, de acordo com a última atualização da Volvo Ocean Race hoje. A diferença para o líder Abu Dhabi é de pouco mais de 10 quilômetros. Na sequência aparecem: Team Brunel (2º), Dongfeng (3º), Team Vestas (5º), Team Alvimedica (6º) e Team SCA (7º).

      A primeira etapa deve durar mais de 23 dias. Os barcos serão obrigados a passar por um portão imaginário (waypoint) por Fernando de Noronha antes de chegar a Cidade do Cabo.

      Fotos: Francisco Vignale

       

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        Inauguração

        Por: Redação -
        19/10/2014

        A Nautica, marca americana líder em estilo de vida, comemora a abertura de sua primeira loja no Brasil. Em clima descontraído, a grife armou um brunch no Iate Clube do Rio de Janeiro para apresentar em primeira mão, sua coleção de alto verão, feminina e masculina.

        Durante o evento, a Nautica fez trunk show para os convidados, com as peças chave da coleção, que tem inspiração nas cores do Mediterrâneo e na costa australiana. Criada para homens e mulheres de muito estilo, a linha vem com peças leves e com shapes modernos. A Marchon, distribuidora dos óculos da grife americana, apresentou a coleção de verão da Nautica, que chega à loja da marca em janeiro de 2015.

        O brunch da Nautica contou com a presença do medalhista olímpico Torben Grael, um dos atletas patrocinados pela marca, do ator Klebber Toledo, convidados de Diogenes Queiroz, e comidinhas assinadas pelo Iate Clube do Rio de Janeiro.

        Veja as fotos do evento:

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          Disputa na Laser

          Por: Redação -
          18/10/2014

          Terminou nesse sábado (18) a primeira etapa da temporada 2014/2015 da Copa do Mundo de Vela. Disputado em Qingdao, na China, o evento reuniu alguns dos melhores competidores do mundo e o velejador do Iate Clube de Santa Catarina, Bruno Fontes, terminou a competição na sétima colocação, após um quinto lugar na Medal Race.

          “A semana em Qingdao foi bastante positiva. Lutamos por medalha até o fim e o sentimento é de ter feito uma boa competição. A flotilha tinha um alto nível técnico e foi muito bom retornar a China para competir. Essa foi a primeira vez que participei da etapa da Copa do Mundo aqui”, explica Bruno.

          Após quatro dias de regatas pela fase de classificação, Bruno sempre se manteve entre os top-10, posição que lhe rendeu uma das vagas na Medal Race. A chance de brigar por uma medalha existia para o velejador, mas ele precisaria de uma combinação de resultados que acabaram não acontecendo.

          “Infelizmente não deu para trazer a medalha que era o principal objetivo, mas em um todo a competição foi muito boa. Velejei bem em diferentes condições de vento e fiz mais um bom resultado nesse ciclo olímpico”, ressalta.

          Bruno retorna ao Brasil já no começo da semana, mas não terá muito tempo de descanso. Já nessa quinta-feira (23) terá início o Sul-Americano de Vela, em Paracas, no Peru, e o velejador do Iate Clube de Santa Catarina chega para as disputas defendendo o título conquistado em 2013.

          “Será mais um campeonato difícil e com ótimos velejadores. Estou bastante motivado para tentar mais um bom resultado”, encerra Fontes.

          Classificação final:
          1º Tonci Stipanovic (CRO) – 28pp
          2º Pavlos Kontides (CYP) – 36pp
          3º Tom Burton (AUS) – 46pp
          4º Wannes Van Laer (BEL) – 53pp
          5º Daniel Mihelic (CRO) – 57pp
          6º Michael Bullot (NZL) – 60pp
          7º Bruno Fontes (BRA) – 63pp
          8º Karl-Martin Rammo (EST) – 63pp
          9º Felipe Jurisic (CRO) – 66pp
          10º Hermann Tomasgaard (NOR) – 70pp

          Foto: Divulgação

           

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            C30

            Por: Redação -

            A classe C30 se reuniu no Iate Clube de Santos, em Ilhabela, para a disputa do Campeonato Brasileiro. Apenas cinco barcos participaram da competição, porém as disputas foram bastante acirradas. Depois de oito regatas, o título ficou com o CA Technologies, de Marcelo Massa, com 12 pontos, seguido por Caballo Loco, de Mauro Dottori, com 15, e Caiçara Porsche, de Marcos Cesar, com 20.

            Fotos: Marcos Méndez

             

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              Volvo Ocean Race

              Por: Redação -

              A noite deste sábado (18) não foi nada boa para os chineses do Dongfeng Race Team no Oceano Atlântico. O barco, que liderava a primeira etapa da Volvo Ocean Race, ficou quase uma hora parado após bater em um objeto não identificado, resultando na quebra do leme. O violento impacto assustou a tripulação, que foi obrigada a adotar soluções rápidas para voltar a navegar rumo a Cidade do Cabo.

              O repórter a bordo Yann Riou relatou o procedimento após o pequeno acidente. “Tínhamos duas opções, colocar um leme provisório de emergência ou retirar o que restou do antigo leme e colocar um novo no lugar. Decidimos pela segunda opção. O Thomas Rouxel colocou a roupa de mergulho e pulou na água para fazer a substituição. Claro que estamos todos decepcionados. Não é justo, mas faz parte”.

              O Abu Dhabi Ocean Racing assumiu a liderança da primeira etapa após o contratempo do Dongfeng Race Team, que segue em segundo lugar. O problema ocorreu na costa africana.

              Os chineses não foram os únicos que sofreram na madrugada. Team Brunel e Team SCA indicaram também pequenos problemas no curso, como rede de pescas na quilha, por exemplo. Os ventos fracos devem adiar em pelo menos dois dias a chegada a Cidade do Cabo, na África do Sul.

              Fotos: Yann Riou/Dongfeng Race Team

               

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                Viagem para Antártica

                Por: Redação -
                17/10/2014

                Já imaginou ir para a Antártica ouvindo histórias de quem conhece a região? É com essa pergunta que Beto Pandini, que já velejou mais de 60 mil quilômetros em catamarãs sem cabine, convida amigos e interessados para sua palestra sobre o novo cruzeiro pela Antártica a bordo do navio Poseidon.

                Beto Pandiani vai ser uma espécie de guia oficial da viagem que atrai cada vez mais turistas. Além de Beto, biólogos marinhos, fotógrafos e cientistas estarão a bordo do navio e também farão o papel de guias durante a viagem-expedição.

                Além das paisagens inesquecíveis, os turistas poderão conhecer a história de Beto Pandiani que cruzou o Drake em um catamarã aberto de sete metros.

                A apresentação do cruzeiro Poseidon Expeditions acontece na próxima terça-feira, dia 21, no espaço Lounge One, no Shopping Iguatemi, às 19h.

                Foto: Divulgação

                 

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                  Sunseeker 75

                  Por: Redação -

                  A Sunseeker 75 é uma lancha para longos cruzeiros que mostra a longa experiência do estaleiro britânico na concepção e implementação de novas tecnologias em suas embarcações. Com 22,98 metros de comprimento, pode ser equipada com motores de várias marcas entre 1400 e 1600 hp que pode levar a lancha a 34 nós de velocidade máxima.

                  A Sunseeker 75 tem cabine com bastante luz natural graças às grandes janelas na superestrutura do casco em forma de Z. O novo modelo tem capacidade para acomodar até oito pessoas em três camarotes com camas de casal e uma com duas camas individuais, cada um com seu próprio banheiro.

                  A lancha está no Salão Náutico de Barcelona, Espanha, que acontece até domingo.

                  Foto: Divulgação

                   

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                    Yamaha

                    Por: Redação -

                    Após o sucesso no São Paulo Boat Show 2014, os representantes da gigante japonesa de motores de popa visitaram a redação de NÁUTICA em busca de mais informações sobre o mercado náutico brasileiro.

                    Mauricy Bizatto, gerente Yamaha Náutica Brasil, Takaaki Kimura, vice-presidente executivo e diretor da Yamaha Náutica mundial e Manabu Shimizu, diretor Yamaha Náutica Brasil, estiveram na redação dias após o salão náutico paulista.

                    A Yamaha está lançando o novo motor de popa de média potência quatro tempos de 115 hp, modelo F115 e um novo sistema de desaceleração (freio) em alguns modelos da linha de jets 2015. Takaaki Kimura está no país para conhecer melhor o mercado onde a Yamaha tem muitos clientes e lidera o mercado de motores de baixa potência.

                    Foto e informações: Marcio Dottori

                     

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                      Na Final

                      Por: Redação -

                      Após quatro dias de disputas com as mais variadas condições de vento, foram definidos nessa sexta-feira (17) os dez atletas que seguem na disputa por medalha na Copa do Mundo de Vela da China e o representante do Iate Clube de Santa Catarina, Bruno Fontes está garantido na Medal Race.

                      Nessa sexta-feira, a comissão promoveu as disputas de três regatas, totalizando as oito da fase de classificação. Bruno recuperou-se bem, somando um 5º, um 9º e um 11º na soma geral. Com 53 pontos perdidos, o velejador avançou em 8º lugar e segue com chances de brigar por uma medalha.

                      “O primeiro passo foi dado, apesar de não ser perfeito estamos na briga por medalha e enquanto a chance existir eu vou lutar até o fim para subir ao pódio”, ressaltou o velejador.

                      Com 13 pontos de diferença entre Bruno e o 3º colocado, o australiano Tom Burton, as chances do brasileiro e de todos os competidores que estão entre eles são reais para conquistar uma medalha. A Medal Race tem peso dobrado e obrigatoriamente entra na soma geral dos competidores.

                      “Agora são os dez melhores na flotilha. O objetivo é largar bem para tentar vencer a regata. Não vou me preocupar com a colocação dos adversários e sim em fazer o meu melhor. Vamos buscar um bom resultado na última regata para terminar o evento na melhor colocação possível”, enfatizou.

                      Classificação após oito regatas e um descarte:

                      1º Tonci Stipanovic (CRO) – 12pp
                      2º Pavlos Kontides (CYP) – 16pp
                      3º Tom Burton (AUS) – 40pp
                      4º Wannes Van Laer (BEL) – 41pp
                      5º Michael Bullot (NZL) – 42pp
                      6º Karl-Martin Rammo (EST) – 49pp
                      7º Daniel Mihelic (CRO) – 53pp
                      8º Bruno Fontes (BRA) – 53pp
                      9º Hermann Tomasgaard (NOR) – 62pp
                      10º Felipe Jurisic (SIG) – 64pp

                      Foto e informações: assessoria de imprensa

                       

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                        Panerai

                        Por: Redação -

                        Depois de passar por Paris, Milão, Madrid, Hong Kong e Cingapura, a instalação “The Face of Time”, criada pela Officine Panerai, chega à São Paulo para revelar a tradicional fabricante italiana de alta relojoaria. De 9 a 29 de outubro, o Shopping JK Iguatemi — onde está também a boutique da marca — sedia a exposição para proporcionar ao visitante um mergulho na história da Panerai, que se destaca pela originalidade do design italiano aliado a excelência da manufatura suíça. O melhor dos dois mundos.

                        O nome da exibição “The Face of Time” remete ao design marcante das caixas e mostradores dos relógios Panerai, que os tornaram inconfundíveis no panteão das casas relojoeiras e que permanecem originais desde 1938. Uma estética elegante, expressão de funcionalidade e simplicidade, facilmente identificável pelos colecionadores ao redor do globo e pelos amantes de movimentos e mecanismos próprios da alta relojoaria, onde Panerai está inserida.

                        O projeto da instalação, por si só, é também uma obra de design, por onde os visitantes percorrerão um circuito em uma descontraída imersão pela história da marca, através de imagens e da exibição de relógios de edições exclusivas. Uma oportunidade para se conhecer modelos inéditos, cedidos especialmente para o “The Face of Time”.

                        Para a inauguração da instalação, a Panerai trouxe ao Brasil o seu Diretor de Desenvolvimento de Produtos, Alessandro Ficarelli, que comanda, de Milão, a equipe de design da marca.

                        Entre os modelos expostos destacam-se, o Radiomir, criado em 1936, e o Luminor, em 1950, que foram produzidos para a Marinha Real Italiana e mantidos em segredo militar por décadas, sendo apresentados oficialmente ao mercado civil apenas no início dos anos 1990 e tornando-se rapidamente ícones da alta relojoaria. Releituras dos modelos originais vêm sendo apresentadas desde então, sempre respeitando o desejado design original, acrescido da mais alta tecnologia.

                        A boutique da Panerai fica no piso térreo do Shopping JK Iguatemi, localizado à Av. Juscelino Kubitscheck, 2.041 – São Paulo. Os visitantes podem conferir os relógios exclusivos até o dia 29 de outubro. O horário de visitação é de segunda à sábado das 10h às 22h e Domingo das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

                        Veja as fotos do coquetel de abertura da exposição:

                         

                        Informações e fotos: assessoria de imprensa

                         

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                          Sul-Americano de Laser

                          Por: Redação -

                          O mês de outubro tem sido bastante movimentado para os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina e a partir deste sábado, 20, quatro velejadores do clube tem pela frente um dos mais importantes compromissos da temporada: o Campeonato Sul-Americano de Laser, disputado em Paracas, no Peru. As primeiras a entrar na água serão as velejadoras de Radial, Larissa Juk e Tina Boabaid.

                          Serão quatro dias de regatas, com previsão de oito disputas no total, sendo que somente o pior resultado será descartado. Larissa e Tina estão em ciclo olímpico e a competição será de extrema importância para as atletas catarinenses.

                          A competição de Radial acontece até o dia 21 de outubro e a partir da quinta-feira, 23, será a vez dos velejadores de Standard brigarem por título. Bruno Fontes, atual campeão da categoria, e Alex Veeren, representam o Iate Clube de Santa Catarina no evento. O formato de disputas para os homens será o mesmo utilizado na Laser Radial, com quatro dias de regatas.

                          A equipe catarinense será acompanhada de perto pelo treinador Felipe Linhares, o Fipa. Parte da delegação já embarcou para a cidade peruana e os demais integrantes viajam no começo da próxima semana.

                          Foto: Divulgação/Iate Clube de Santa Catarina

                           

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                            Pechincha?

                            Por: Redação -
                            16/10/2014

                            7,5 milhões de euros, ou cerca de R$ 23 milhões, este foi o preço de venda do iate de 40 metros Namaste. Com 131 pés e interior que prioriza a iluminação natural com grandes janelas, o Namaste é de 2008 e foi construído pela Tamsen Yachts, estaleiro da Alemanha. O iate foi comprado este mês e já está disponível para charters.

                            As empresas Fraser Yachts e Peter Insull Yacht Marketing foram responsáveis pela negociação e anunciaram que o iate estava melhor do que quando foi entregue, em 2008, pois recebeu constantes melhorias durantes esses seis anos de uso.

                            Foto: Divulgação

                             

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                              Mercado Náutico

                              Por: Redação -

                              Com objetivo de promover o crescimento profissional à equipe, aumentar a capacidade produtiva e desenvolver o sistema organizacional de forma contínua, a fábrica de lanchas da Azimut Yachts do Brasil promove, desde o início do ano, cursos de formação e qualificação dirigidos aos diversos setores – do operacional ao administrativo – através de uma parceria estabelecida com o Sistema Fiesc – Sesi e Senai.

                              Temas como: Gestão de Qualidade, Liderança, Finanças Pessoais, Logística Operacional e Almoxarife (este através de uma parceria com o Senai e Pronatec) já foram realizados no Centro de Formação da empresa – espaço estruturado dentro das dependências da unidade de produção brasileira.

                              Além disso, já iniciaram as aulas para formação do ensino fundamental e ensino médio destinados àqueles que não tiveram oportunidade de acesso à educação básica, além de cursos de formação em eletromecânica nas dependências do Senai.

                              “O sucesso de vendas que obtivemos na última temporada náutica (setembro de 2013 a setembro de 2014) é sem sobra de dúvidas reflexo da organização produtiva da Azimut Yachts do Brasil, da solidez da empresa no mercado náutico nacional e dos investimentos constantes em especialização de nosso time”, destaca o CEO da Azimut do Brasil Davide Breviglieri.

                              “Hoje estamos com um índice acima de 35% em produtividade e eficiência através de um trabalho sistemático focado em valorização pessoal, envolvimento, criação de times multifuncionais e excelência”, destaca o diretor industrial Roberto Paião. “Pretendemos dar sequência a este processo de formação e, além disso, ampliar cada vez mais a gama de cursos oferecidos junto ao Senai”, complementa.

                              Sucesso na temporada náutica

                              Em relação à temporada anterior, a Azimut Yachts do Brasil registrou um acréscimo de mais de 70% nas vendas de embarcações novas e seminovas (o que corresponde a mais de 50 barcos vendidos durante o ano) e um aumento na produção de mais de 80% no que se refere à dimensão dos mesmos.

                              Outro dos destaques foi o prazo de entrega das embarcações. 100% dos contratos foram honrados com antecedência neste ano graças ao sistema de gestão, planejamento e eficiência produtiva.

                              O estaleiro, filial brasileiro do Grupo italiano Azimut-Benetti, tem fábrica altamente estruturada em uma área de 16 mil m² na cidade catarinense de Itajaí. Produz atualmente modelos de 42, 43, 48, 60 e 70 pés.  A direção já anunciou ainda o início da produção de mais um modelo, de 80 pés, a partir do ano que vem.

                              Dispõe ainda de sistema eficaz de pós-vendas e assistência técnica com escritórios “Services Azimut” localizados em 4 importantes marinas brasileiras. Dois pontos em Angra dos Reis, RJ, um em Guarujá, SP e outro em Balneário Camboriú, SC. Conta também com uma rede de dealers especializada com escritórios e atendimentos em diversas partes do país.

                              Foto e informações: assessoria de imprensa

                               

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                                Simpósio de Segurança

                                Por: Redação -

                                Já está acontecendo, em São Sebastião, litoral paulista, o 13º Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Com programação intensa, o Simpósio segue até o domingo, dia 19. Destinado aos navegadores amadores, o Simpósio tem o objetivo de transmitir conhecimentos de segurança através de palestras e demonstrações.

                                A sexta-feira será o dia mais intenso com a atividade chamada de “Dia de Mar”. Neste dia os inscritos no Simpósio saem para o mar para treinamentos de atracação e desatracação, navegação com visibilidade restrita, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, “Securité” e “May Day”, demonstração de resgate de náufrago por aeronave e por embarcação.

                                No sábado as palestras acontecem no Teatro Municipal de São Sebastião e uma das palestras mais aguardadas é a de Beto Pandiani que vai contar como conseguiu cruzar o Drake em segurança.

                                Para conferir a programação completa acesse o site do evento no endereço www.simposio.com.br.

                                Foto: Divulgação

                                 

                                Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

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                                  Água no tanque

                                  Por: Redação -

                                  Nunzio La Vecchia é físico autodidata dono de várias empresas e tem mais de 60 patentes em energia solar, tecnologia digital e eletrônica. Entre suas atividades está a empresa nanoFlowCell Digilab — que testa o uso de baterias químicas em automóveis. Ele é diretor de desenvolvimento da empresa e apresentou, no salão do automóvel de Genebra, sua nova criação, o QUANT e-Sportlimousine — um carro esportivo que usa água do mar como combustível e que acaba de receber a licença para circular pelas estradas de toda a Europa.

                                  O carro funciona de maneira diferente dos motores dos carros tradicionais, em vez de um, são quatro motores – um em cada roda – alimentados por uma bateria de nanoFlowCell. A água do mar usada como combustível fica armazena em dois tanques com capacidade de 200 litros cada. Cada motor tem potência de 227 hp e, com capacidade máxima de “combustível”, o carro pode rodar por até 600 quilômetros.

                                  A esportividade não se restringe ao design do QUANT e-Sportlimousine, já que este veículo atinge incríveis 378 km/h.

                                  O carro ainda não tem previsão para entrar em linha de produção, mas, segundo a empresa, com a licença para rodar nas estradas da Europa o lançamento deste carro para o público fica cada vez mais próximo. O preço é outro item não divulgado, mas especialistas estimam o valor de quase 2 milhões de dólares.

                                  O vídeo abaixo é o comercial divulgado durante o salão de Genebra:

                                  Veja as fotos do QUANT e-Sportlimousine:

                                   

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                                    Bons Momentos

                                    Por: Redação -

                                    O lendário Titanic, navio que naufragou em sua viagem inaugural entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos em 1912, ganhou uma nova exposição, na Irlanda do Norte, com fotos até então inéditas mostrando somente os “bons momentos” da inesquecível embarcação.

                                    As fotos pertenciam ao dono do estaleiro que construiu o navio, o Harland and Wolff, de Belfast, na Irlanda do Norte. As 116 fotos foram compradas por Steve Raffield há dois anos que resolveu mostrar os momentos felizes do navio antes da tragédia que terminou com 1500 mortes.

                                    Entre as fotos, uma de Lord Pirrie, dono do estaleiro, vistoriando as obras da construção do navio.

                                    As imagens estão em exposição no Ulster Folk and Transport Museum, em Cultra, na Irlanda do Norte.

                                    Fotos: Divulgação

                                     

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                                      Tunante II

                                      Por: Redação -

                                      Desaparecido desde 26 de agosto, o veleiro argentino Tunante II continua a deriva em algum ponto do Oceano Atlântico, provavelmente próximo à costa brasileira. Nesta terça-feira, dia 15, a Marinha do Brasil encerrou, mais uma vez, as buscas pela embarcação. Em comunicação oficial, informou que a balsa salva-vidas foi encontrada por um barco pesqueiro. Ela foi encontrada no dia 12, último domingo, a cerca de 200 milhas a leste de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. “A balsa quando resgatada estava submersa, próxima a superfície, em estado bastante degradado, com rasgos em sua estrutura e sem sobreviventes ou corpos. No seu interior foram encontrados documentos de identificação correlacionados a tripulante do veleiro, cédulas de pesos uruguaios e objetos pessoais”, descreve o comunicado da Marinha.

                                      Ainda segundo o comunicado, a Marinha acredita que o veleiro naufragou e é baixa a probabilidade de encontrar sobreviventes.

                                      As famílias dos tripulantes ainda não perderam a esperança e continuam pedindo ajuda para que o veleiro seja encontrado.

                                      Foto: Divulgação

                                       

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                                        Cannes

                                        Por: Redação -

                                        Os anos passam e Cannes não perde o seu encanto. Não apenas pelo seu festival de cinema, mas também por um outro, o de barcos, que dá a largada para os salões náuticos da temporada. É lá, no Cannes Yachting Festival, que são apresentados os primeiros lançamentos dos principais fabricantes internacionais. O mundo todo fica de olho, para antecipar tendências e realizar novos negócios. Este ano não foi diferente. Os mais importantes nomes do mercado estiveram lá com seus novos barcos. Até fevereiro, quando acontece o Miami Boat Show, outros lançamentos virão, mas é Cannes que dá a temperatura do que está por vir. Selecionamos sete dos principais destaques do salão, que mostram bem as novas linhas e estilos que devem influenciar a próxima geração de barcos na Europa e também aqui, e que você pode conferir na edição de outubro de NÁUTICA, que está nas bancas de todo o Brasil.

                                        Foto: Divulgação

                                         

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                                          15/10/2014

                                          Abrindo a temporada de náutica no Estado, a Nautiway Motoryama revendedora exclusiva de dois grandes estaleiros, Fibrafort e Bayliner e distribuidora dos jets e motores da marca Yamaha e motores Mercury, vai promover até o dia 18 de outubro ações e promoções para o segmento náutico. Durante toda a semana os visitantes poderão conferir o que há de mais novo em lançamentos como a nova lancha Focker 305, a lancha com maior plataforma da categoria e amplo ambiente externo de lazer com churrasqueira e espaço de convivência, o jet FX Cruiser SVHO, considerado o mais rápido do mercado, entre mais de 30 opções com condições especiais em embarcações, além de produtos para o esporte e lazer, na loja.

                                          O setor náutico cresce mais de 10% ao ano no Brasil. Pesquisa realizada pela Allen Consulting aponta que 90% da produção mundial dos barcos de lazer está concentrada nos países que melhor desenvolveram o Turismo Náutico. O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior potencial de exploração de águas internas navegáveis, e hoje é também considerado um dos maiores mercados mundiais de cruzeiros marítimos.

                                          No Rio Grande do Sul o crescimento do mercado Náutico conta com o auxílio de alguns fatores como a vocação natural em águas abrigadas e de profundidade compatível com o trânsito dos barcos, a segurança para as embarcações, a conservação ambiental, a riqueza cultural em fauna e flora de muitos locais circundados por águas no Estado, além do sistema de ventos e correntes capazes de proporcionar navegações mais tranquilas, confortáveis e seguras. Cada vez mais se fala em “interiorização” do lazer náutico, pois o Estado possui uma enorme disponibilidade de águas doces navegáveis. Recentemente o Rio Grande do Sul promoveu uma redução nas alíquotas de ICMS de 25 para 7% nas embarcações. “O governo baixou, através de redutor, o imposto para acompanhar outros estados da Federação o que nos colocou em uma condição igualitária e promoveu a recuperação de mercado de mais de 20%, só no último trimestre. Com o incentivo teremos um desenvolvimento mais intenso e promissor para o setor. Durante esta semana queremos promover ainda mais a comercialização de produtos oferecendo descontos especiais, parcelamentos sem juros e financiamentos com taxas subsidiadas pelos fabricantes”, comenta Rogério Schröder, diretor da Nautiway Motoryama.

                                          A maior motivação dos apaixonados pela navegação está diretamente relacionada a possibilidade de uma viagem em contato com a água, na autonomia e liberdade, pois muitos barcos reúnem no mesmo equipamento a moradia/estadia e o meio de transporte, podendo alterar roteiros e tempo de permanência de acordo com os próprios interesses e necessidades.

                                          Dentro do cronograma de ações da Nautiway:

                                          Hoje, às 19h, a Nautiway promove o Curso de Arrais Amador. Com certificação da Marinha dos Portos, o curso oferecido pela empresa busca capacitar os praticantes dos esportes náuticos, inclusive para o lazer. Entre os temas abordados nas aulas, manobras; RIPEAM (Regulamento para Evitar Colisão); combate ao incêndio; primeiros socorros; legislação náutica; balizamento, simbologia e abreviaturas nas cartas náuticas brasileiras.

                                          Na quinta-feira (16), acontece um jantar para convidados, em virtude dos avanços e visualizando o potencial deste segmento, a Nautiway promove encontro entre navegadores e empreendedores interessados em se qualificar e buscar soluções aos problemas do setor.

                                          A sexta-feira (17) será reservada para o tradicional jantar da confraria dos Lancheiros.

                                          No sábado um café-da-manhã especial e temático para praticantes e simpatizantes dos esportes aquáticos.

                                          Confira as fotos do coquetel de abertura da Businessweek Nautiway:

                                          Fotos e informações: assessoria de imprensa

                                           

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                                            Diferente

                                            Por: Redação -

                                            O Looker 440S é um projeto que mistura a navegação de uma lancha com as linhas inspiradas em submarinos. O barco faz parte da linha Yacht do estaleiro russo Parieteboat que também fabrica barcos, com as mesmas linhas do Looker 440S, com fundo de vidro voltados para o turismo.

                                            Equipado com dois motores Mercury 320 hp cada e navegando sobre hidrofólios, a lancha pode alcançar 48 nós em velocidade máxima. Mas não é só de velocidade que a Looker 440S é feita, a cabine, com dois camarotes fechados, oferece pernoite para até oito pessoas e o cockpit tem bons sofás para conforto dos passageiros. Outra atração da lancha com linhas futuristas é a boa praça de popa com cadeiras para banhos de sol e escada para mergulhos.

                                            A Looker 440S tem casco de alumínio e também pode ser equipada com dois motores Volvo de 400 hp cada.

                                            Fotos: Divulgação

                                             

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                                              Por: Redação -

                                              Com menos de 10 quilômetros de diferença entre o líder e o último da flotilha, os sete barcos da Volvo Ocean Race lutam pelas melhores rajadas na aproximação às ilhas Canárias, em pleno Oceano Atlântico. A primeira etapa de Alicante, na Espanha, até a Cidade do Cabo, na África do Sul, terá ao todo quase 12 mil quilômetros. E nesse começo de regata, todos tiveram o gostinho da liderança por pelo menos algumas horas.

                                              Depois de quatro dias de velejada com condições complicadas — vento fraco e mar agitado — as equipes optaram por navegar mais próximas da costa marroquina, antes de mudar o bordo mais para oeste. “O vento mais calmo nos deu chance de recuperar um pouco o barco depois do início rápido”, falou o argentino Francisco Vignale, repórter a bordo do MAPFRE.

                                              Com a instabilidade apresentada nos primeiros dias, as tripulações foram obrigadas a constantemente trocar o rumo, por isso, os barcos vão alternando posições na frente. Na última parcial (16h10 GMT), os chineses do Dongfeng tinham pequena vantagem em relação ao Abu Dhabi. Completam a lista nessa ordem: Team Brunel, Team SCA, MAPFRE, Team Vestas Wind e Team Alvimedica.

                                              “O quarto dia foi muito especial, porque estamos finalmente começando a entrar em ritmo de regata e ter uma rotina diária”, informou Corinna Holloran, repórter a bordo do Team SCA, equipe 100% feminina. “Estamos tentando nos acostumar a dormir só duas horas”.

                                              Os barcos devem atravessar as ilhas Canárias na manhã desta quinta-feira (16) e acelerar a aproximação a outro ponto importante da travessia pelo Atlântico: Cabo Verde. A previsão da primeira etapa é de 23 dias de regata..

                                              Foto: Francisco Vignale-MAPFRE / Informações: assessoria de imprensa

                                               

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                                                Na China

                                                Por: Redação -

                                                Na madrugada dessa quarta-feira, ocorreu o segundo dia de regatas da ISAF Sailing World Cup Qingdao, válida como primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2014/15, e, ao contrário do primeiro dia, as condições melhoraram bastante. Pelo segundo dia consecutivo o velejador do Iate Clube de Santa Catarina Bruno Fontes velejou muito bem e manteve-se entre os líderes. Com um 5º e um 8º lugar somados, Bruno aparece agora na sétima posição geral após um descarte, mas tem o quarto melhor somatório entre todos os competidores sem eliminar nenhum resultado.

                                                “Apesar dos bons resultados vejo que posso melhorar alguns aspectos. Na primeira regata eu precisei recuperar bastante, pois acabei me chocando com uma boia. O importante é que tenho conseguido andar sempre na frente e isso vai contar bastante nos próximos dias. Ainda temos mais quatro regatas antes da Medal Race (regata final) e quero chegar bem posicionada para poder ter chances de subir ao pódio”, comentou Bruno.

                                                Com ventos de 13 a 18 nós (entre 25km/h e 32km/h), a comissão de regatas não teve dificuldades para organizar as disputas na raia de Qingdao. Agora, Bruno soma 20 pontos perdidos, contando um descarte, e está apenas oito pontos atrás da zona de pódio. No entanto, se levarmos em consideração a pontuação total, o velejador é o quarto no geral, com 28 pontos perdidos.

                                                “O mais importante em uma competição deste nível é sempre fazer pontuações baixas, pois dois resultados ruins acabam com o campeonato de qualquer um. No final das oito regatas é que dá para ter a real noção de quem briga por medalha. Até lá, o foco está ser muito veloz para andar sempre na frente e não deixar os líderes escaparem”, conclui Bruno.

                                                A competição em Qingdao na China acontece até o próximo sábado, quando será disputada a Medal Race. Até lá, serão disputadas mais quatro regatas na primeira fase, totalizando oito, com apenas um descarte para cada velejador. Os dez melhores avançam para a disputa da medalha, que terá pontuação dobrada e não poderá ser utilizada como descarte.

                                                Classificação após quatro regatas e um descarte:
                                                1º Tonci Stipanovic (CRO) – 3pp
                                                2º Pavlos Kontides (CYP) – 6pp
                                                3º Wannes Van Laer (BEL) – 12pp
                                                4º Michael Bullot (NZL) – 14pp
                                                5º Daniel Mihelic (CRO) – 17pp
                                                6º Felipe Jurisic (SIG) – 18pp
                                                7º Bruno Fontes (BRA) – 20pp
                                                8º Tom Burton (AUS) – 23pp
                                                9º Karl-Martin Rammo (EST) – 26pp
                                                10º Colin Cheng (SIN) – 26pp

                                                Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                                 

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                                                  Os velejadores do Audi YCSA Sailing Team, formado pela vela jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), obtiveram resultados considerados positivos na Semana de Buenos Aires, principal competição de monotipos do continente. Entre os 25 barcos da classe 420 inscritos no Yacht Club Argentino (YCA), cinco representaram o clube da Represa Guarapiranga, dono da segunda maior flotilha no Rio da Prata, atrás apenas do anfitrião YCA, com 13 embarcações.

                                                  A dupla Eric Belda e Rodrigo Dabus, obteve o melhor resultado da delegação paulistana de 420, com o quarto lugar na classe. Os dois velejadores estiveram entre os três primeiros até o último dia, que teve as regatas prejudicadas pelo vento e rondou de nordeste a noroeste, sem ultrapassar a marca dos cinco nós, menos de 10 km/h. Eric competiu em Buenos Aires pela quinta vez e conquistou sua melhor colocação.

                                                  Caçulas da equipe que competiu na Argentina com atletas entre 14 e 17 anos, Olívia Belda e Marina Arndt ficaram em 13º lugar geral, o que lhes rendeu a segunda colocação entre as tripulações femininas. Clara e Sofia Videla (YCA) foram as primeiras mulheres na classificação. Os argentinos Agustín Romero e Fermin Jacobs, também do YCA, foram os campeões da classe 420, com quatro vitórias em dez regatas.

                                                  Depois de Eric e Rodrigo, a dupla mais bem colocada do Audi YCSA Sailing Team foi Antonio Aranha e Alexander Essl, em oitavo. André Fiuza e Staphan Kunath ficaram em 11º lugar, enquanto Helena de Marchi e Elisa von Fritsch acabaram na 15ª posição. A 24ª Semana de Buenos Aires reuniu 635 barcos de 17 classes, sendo que para Laser Standart e Radial, assim como para J/24, foi válida como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.

                                                  “Um evento de dimensão sul-americana como este, com 25 barcos na raia, oferece experiência aos brasileiros. As tripulações argentinas tradicionalmente têm um elevado nível técnico. Foi uma excelente oportunidade para o constante aprimoramento técnico de nossos velejadores”, considerou o coordenador da classe 420 para o Estado de São Paulo, Erik von Fritsch.

                                                  Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

                                                   

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                                                    Teste Azimut 70

                                                    Por: Redação -

                                                    O mundialmente admirado estilo ita­liano faz sucesso no segmento de barcos de grande porte no Brasil há pelo menos 20 anos e alguns desses modelos são fabricados aqui com o mesmo padrão de qualidade da ma­triz e adaptações (mínimas) ao gosto local. É o caso da Azimut 70, produzida em Santa Catarina desde 2012, tendo como única diferença da origi­nal italiana uma churrasqueira na popa, item que já se tornou padrão no nosso mercado.

                                                    Posicionada entre as maiores e mais sofisticadas lanchas feitas no Brasil e maior modelo da mar­ca fabricado no país até o momento, a Azimut 70 combina desempenho e linhas marcantes, inspi­radas nas formas dos peixes e nas barbatanas dos tubarões, traçadas por Stefano Righini, projetis­ta responsável pelo estilo exterior de toda a ga­ma Flybridge da marca, que vai de 42 a 100 pés.

                                                    O interior, com cerca de 140 m2 de área útil, qua­tro suítes, cabine de marinheiros e decorado por Carlo Galeazzi, agrada pela elegância típica dos modelos desse estaleiro, que faz parte do sóli­do grupo náutico Azimut-Benetti, dono, entre outros, da marca de lanchas esportivas Atlantis e do estaleiro Benetti, fabricante de megaiates.

                                                    Para conhecer todos os detalhes da bela Azimut 70 confira o teste da edição de outubro de NÁUTICA, que está nas bancas de todo o Brasil.

                                                    Foto: Mozart Latorre / Texto: Fábio Amorim

                                                     

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                                                      Por: Redação -
                                                      14/10/2014

                                                      Em sua 24ª edição, com patrocínio do Banrisul e FUNDERGS, o Troféu Cayru será disputado neste fim de semana, 18 e 19 de outubro, com a novidade dos barcos da classe ORC Internacional — categoria que passou a integrar as regatas de Oceano no Rio Grande do Sul. No primeiro dia de competição, com largada às 12h em frente ao Clube dos Jangadeiros, o percurso será de 36,2 milhas, passando pela Ilha das Pombas e chegada na Ponta Grossa. Já no domingo, às 13h, o percurso será em barla sota, na raia da Pedra Redonda.

                                                      Participam do 24ª Troféu Cayru as flotilhas do Clube dos Jangadeiros, Veleiros do Sul e Iate Clube Guaíba. São previstos entre 35 a 45 barcos que disputam nas categorias ORC Internacional, BRA-RGS e BRA-RGS CRUISER, Bico de Proa, J/24, HPE 25, Microtoner, Velejaço e Regata em Solitário. Na edição de 2013 o vencedor da categoria RGS foi o barco Abaquar, de Carlos Eduardo Moré. E o barco Hobart, de Airton Schneider, venceu o Fita-Azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada da regata longa Volta da Ilha das Pombas.

                                                      As inscrições estão abertas na Secretaria Esportiva do iate clube: [email protected]

                                                      Fotos: Cláudio Bergmann/Imprensa CDJ

                                                       

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                                                        Por: Redação -

                                                        O estaleiro francês Beneteau apresentou, durante o salão náutico de Cannes, dois novos modelos de veleiro para a temporada 2014-15. Os dois modelos pertencem à linha Oceanis. O Oceanis 35 e 60 foram apresentados ao público durante o evento.

                                                        O Oceanis 35 segue os passos do irmão maior, o Oceanis, buscando agradar ao público que busca de barcos menores, mas que ainda ofereçam conforto a bordo. O barco, desenhado pelo escritório Nauta Design em parceria com o escritório de arquitetura Finot-Conq, tem três versões de cabine: Daysailer, Weekender e Cruiser.

                                                        Já o Oceanis 60 foi projetado para os que buscam um barco mais luxuoso e, segundo a Beneteau, tem a maior cabine da categoria. A Nauta Design também assina este modelo em parceria com o escritório Berret Racoupeau Yacht Design. O veleiro de 60 pés tem interior com 3 ou 4 camarotes e cockpit com muitos sofás para os momentos ao ar livre.

                                                        Os modelos ainda não têm previsão de lançamento aqui no Brasil. Confira as fotos:

                                                        Fotos: Divulgação

                                                         

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                                                          Terminou neste domingo (12) em Oxford, nos Estados Unidos, o campeonato Norte-Americano da classe Star. E os brasileiros Torben Grael e Guilherme Almeida colocaram a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio. O segundo lugar ficou com Thomas Hornos e Josh Revkin, seguidos por Arthur Anosov e David Caesar, ambos dos Estados Unidos. No total 41 duplas dos EUA, Argentina, Canadá e Brasil estiveram presentes na competição.

                                                           

                                                          Foto: Divulgação / Informações: CBVela

                                                           

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                                                            A Hydros, empresa suíça responsável pelo projeto do trimarã voador Hydroptère, apresentou recentemente seu mais novo projeto, o HY-X — a primeira lancha com hidrofólios totalmente retráteis.

                                                            O protótipo do HY-X foi apresentado nos salões náuticos de Cannes e Mônaco com metade do tamanho que realmente deve ter quando pronto. A empresa pretende construir uma lancha voadora com 41 pés e não 20 como o protótipo apresentado.

                                                            O projeto inovador de hidrofólios retráteis permite que a lancha navegue sobre o casco, como qualquer outra, ou alce voo navegando sobre os hidrofólios.

                                                            Assim como todos os projetos da Hydros, o HY-X é amigo do meio-ambiente. Segundo a empresa, o consumo de combustível foi reduzido em 30% e a lancha pode ser usada em águas calmas ou mais agitadas e ainda pode ser utilizado para trabalho ou lazer.

                                                            Confira o vídeo do HY-X:

                                                            Fotos e vídeo: Hydros

                                                             

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