Recall Spark

Por: Redação -
12/08/2014

A Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. – BRP Brasil, que produz os jets Sea-Doo, está promovendo o recall de segurança das motos aquáticas Sea-Doo Spark, ano-modelo 2014, com números sequenciais de série entre 00989 e 66787, fabricadas entre os dias 01/02/2014 e 21/06/2014.

O motivo do recall é um possível defeito na coluna de direção que pode apresentar problemas quando conduzida com aplicação de manobras intensas e saltos, podendo ocorrer até a quebra da coluna. O problema pode resultar em perda de equilíbrio ou perda de controle do equipamento. Segundo a BRP, um acidente desse tipo pode levar a danos físicos graves e até a morte do condutor ou passageiros.

Os proprietários de jets que se encaixam nas especificações acima devem suspender o uso do equipamento imediatamente e contatar um dos revendedores autorizados Sea-Doo para agendar a troca gratuita da coluna de direção.

Para encontrar um revendedor acesse o site da Sea-Doo (www.sea-doo.com.br) ou ligue 19/3783-9600.

Foto: Sea-Doo/Divulgação

 

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    Turismo Náutico

    Por: Redação -

    A posse de Santa Catarina em uma das cadeiras do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional foi realizada nesta quarta-feira, 6 de agosto, em Brasília, na sede da Embratur. A conquista de uma das vagas só foi possível com a criação de um grupo de trabalho estadual – iniciativa que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

    “Com a participação nos dois Grupos de Trabalho poderemos planejar ações para desenvolver o setor náutico e sugerir um aproveitamento da costa que ofereça mais qualidade de vida a todos”, destacou o presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina, Leandro Mané Ferrari – recém empossado como membro do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional.

    O estado pretende fazer um centro de monitoramento das atividades náuticas, com informações e estatísticas do setor. Outro objetivo é propor mudanças nas leis existentes a fim de facilitar novos investimentos, como a construção de marinas, portos turísticos e trapiches. O Grupo de Trabalho também pretende divulgar os conceitos do Programa Bandeira Azul e incentivar a adesão de praias de todo o litoral catarinense.

    Fotos e informações: Acatmar

     

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      Desistência

      Por: Redação -

      O lendário velejador Sir Robin Knox-Johnston, de 75 anos, foi forçado a sair da competição Sevenstar Round Britain and Ireland Race após danos na vela mestra e no mastro de seu veleiro Grey Power.

      A competição começou ontem na Ilha de Wight, após a largada ter sido adiada devido ao mau tempo.

      Sir Robin disse que tudo estava indo bem a bordo e que eles estavam tendo uma grande velejada, com ventos de 21 nós. Infelizmente, como o conserto da embarcação irá demorar alguns dias, eles tiveram que informar à organização da regata de que não será possível continuar.

      Ele o tripulante Simon Clay estão agora rumando para Calais, na França, o porto mais próximo.

      Esta seria a segunda regata que Sir Robin Knox-Johnston competiria em seu Open 60 em preparação para disputar a Rota do Rum em novembro, clássica competição francesa de travessia oceânica em solitário.

      “Velejando em solitário me sinto mais casa, ninguém pode te ajudar ou atrapalhar” ele confesssou. “e a Rota do Rum é uma regata clássica”

      Foto: Divulgação / Informações: assessoria de imprensa

       

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        Vestas

        Por: Redação -

        Vestas, empresa líder em energia eólica no mundo, foi anunciada nesta terça-feira (12) como a última equipe para a Volta ao Mundo. O australiano Chris Nicholson será o comandante — ele tem seis títulos mundiais e quatro participações na Volvo Ocean Race. “É uma honra ser o comandante da equipe Vestas Wind. A empresa tem capacidade e conhecimento de aproveitar o poder do vento”, disse Chris Nicholson, que por duas vezes representou a Austrália nos Jogos Olímpicos.

        O time Vestas Wind Systems representará a Dinamarca na Volvo Ocean Race. O CEO Knut Frostad aprovou a entrada do primeiro barco dinamarquês na história da regata. “A Vestas é uma empresa global focada em energia eólica, tornando o mundo um lugar mais limpo para as gerações futuras”.

        A equipe terá também dois dinamarqueses: Nicolai Sehested e Peter Wibroe. “No geral, estou muito contente em ter sete equipes na linha de largada. Todos a bordo do novo Volvo Ocean 65, um conceito de barco introduzido há dois anos”, disse Knut Frostad.

        A Vestas construiu forte reputação em tecnologia eólica, além de fornecer produtos e serviços no segmento. A fabricação de turbinas eólicas começou em 1979 e hoje, a empresa é líder de mercado na área.

        O time Vestas Wind System disputará o título contra Team SCA, Abu Dhabi Ocean Racing, Dongfeng Race Team, Team Brunel, Team Alvimedica e um time espanhol – que ainda não definiu o nome.

        Foto: Divulgação

         

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          Sunrise

          Por: Redação -

          Depois de ficar mais de seis meses preso na Rússia, o navio Artic Sunrise, de propriedade do Greenpeace, está de volta à Holanda. A embarcação será restaurada por causa dos danos. Em 2013, 30 tripulantes do Artic Sunrise, entre eles a bióloga brasileira Ana Paula Maciel,  foram detidos em águas do Ártico pela guarda-costeira russa, quando tentavam subir na plataforma ‘Prirazlomnaya’, da Gazprom, em forma de protesto. A ação causou tensões diplomáticas entre Rússia e Holanda. Em novembro, o tribunal ordenou que a Rússia libertasse o navio do Greenpeace e seus tripulantes assim que a Holanda pagasse uma fiança.

          Foto: Divulgação

           

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            Absolute Yachts

            Por: Redação -
            11/08/2014

            A One Yachts, representante linha italiana Absolute Yachts, apresentou os modelos Absolute 45 Fly e Absolute 56 Fly durante um coquetel realizado na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Esses são os dois primeiros modelos do estaleiro italiano que a One Yachts trouxe para o Brasil.

            Confira as fotos do coquetel:

            Fotos: One Yachts/Divulgação

             

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              Largaram

              Por: Redação -

              Começou a Round Britain and Ireland Race. Nesta segunda-feira (11), cinco barcos da Volvo Ocean Race partiram para o desafio no Canal da Mancha com equilíbrio na flotilha. O time espanhol de Iker Martínez e o Abu Dhabi tem pequena vantagem, mas os outros times estão na cola. A ordem da última atualização é a seguinte: Abu Dhabi, Team Campos, Dongfeng, Team Alvimedica e Team SCA. A regata deveria ter começado na véspera, mas um sistema de baixa pressão com ventos de até 50 nós impediu a largada.

              A regata teve um início com várias trocas de posições. Os ventos estavam soprando bem fortes, mas com mais segurança aos competidores. No entanto, um pequeno acidente ocorreu com o francês Pascal Bidégorry, tripulante do Dongfeng, que machucou a mão após uma colisão com um companheiro de equipe durante uma manobra. Resultado: quatro pontos.

              O experiente Will Oxley, do Team Alvimedica, falou sobre o início bastante rápido da Round Britain Ireland Race. “É uma grande pista de corrida, uma das melhores do mundo inclusive. Mantém o navegador muito ocupado”.

              Quem está motivado com a regata é proeiro do Abu Dhabi, Daryl Wislang. Vice campeão na temporada passada com o Camper, o velejador quer aproveitar os treinos para se entrosar mais e ajudar os árabes a levar o ouro. “A verdadeira razão pela qual eu estou de volta é o sonho de ser campeão”.

              A regata Round Britain and Ireland Race deve durar cinco dias. O evento britânico marca o primeiro encontro dos novos modelos Volvo Ocean 65.
              Foto: Yann Riou/Dongfeng Race Team

               

               

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                Nova Offshore

                Por: Redação -

                A Intermarine, tradicional estaleiro paulista, volta a construir uma lancha offshore neste ano e o lançamento da nova 48 pés da fabricante está previsto para o São Paulo Boat Show 2014.

                A Intermarine Offshore 48 não é só uma lancha de alta performance, ela também oferece conforto aos passageiros e ótimo acabamento. A esportiva tem capacidade para 11 pessoas em passeios diurnos e também possui cabine para um casal.

                O desempenho, principal atrativo de uma offshore, é outro destaque desta lancha. Ela atinge velocidade de 46 nós em cruzeiro e 56 nós em velocidade máxima. O proprietário pode optar entre duas motorizações, dois motores de 800 ou 725 hp cada.

                O São Paulo Boat Show 2014 acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                Imagens: Intermarine/Divulgação

                 

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                  Critérios

                  Por: Redação -

                  Após as premiações das regatas do dia, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela)  promoveu uma coletiva de imprensa para apresentar os critérios de seleção da equipe que vai disputar os Jogos do Rio 2016.

                  Os 15 atletas, das dez classes olímpicas, entrarão no time por indicação do Conselho Técnico da Vela – CTV. Todos os velejadores que estão em campanha olímpica estão sendo avaliados desde janeiro, quando foi realizada em Niterói a Copa Brasil de Vela. Serão considerados os principais campeonatos nacionais e internacionais, incluindo etapas da Copa do Mundo, os Mundiais das classes, a Copa Brasil de Vela e o Evento Teste.

                  “Esta foi uma semana excelente, de ótimos resultados, de união e formação da equipe. Certamente foi mais um passo rumo à 2016”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

                  Foto: Fred Hoffmann

                   

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                    Dragão

                    Por: Redação -

                    Em comemoração ao “Ano do cavalo”, os orientais residentes em Nova Iorque realizaram, nesse fim de semana, a Hong Kong Dragon Boat Festival. Os barcos altamente decorados foram pilotados por até 20 tripulantes, incluindo 18 remadores, um baterista – que dita o ritmo –  e o comandante. Quase 200 equipes participaram da festa levando mais de 2.500 atletas. O público também foi animador com mais de 50 mil pessoas.

                    O Hong Kong Dragon Boat Festival teve apresentações de várias expressões da cultua chinesa, como demonstrações de artes marciais, a dança do dragão, musicais e artesanato.

                    Foto: Divulgação

                     

                     

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                      Aquece

                      Por: Redação -

                      Terminou neste sábado (9), na Marina da Glória, o Aquece Rio International Sailing Regatta, primeiro evento-teste para as Olimpíadas Rio 2016. Foram sete dias de competições para as dez classes olímpicas. O Brasil obteve bons resultados, com sete barcos entre os top 10. O melhor resultado foi de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX. A dupla líder do ranking mundial subiu mais uma vez no lugar mais alto do pódio.

                      Neste sábado foram realizadas as últimas medal races das classes Laser Radial, Laser Standard, 470 masculino e feminino. O Brasil esteve na água com Robert Scheidt, na Standard, e com Renata Decnop e Isabel Swan e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na 470.

                      A primeira medal race do dia foi a do Laser Standard. Robert Scheidt começou bem, porém foi penalizado e acabou a regata na oitava colocação. O resultado o deixou em quarto lugar, a 3,2 pontos do terceiro. O campeão do Aquece Rio foi o australiano Tom Burton.

                      “Pra mim foi um campeonato de altos e baixos, os primeiros dias foram um pouco irregulares, depois consegui melhorar. Hoje eu tive um bom início de prova, mas cometi um erro grande no primeiro popa que me colocou em uma situação bem difícil na regata. Eu consegui me recuperar, mas acabei na quarta colocação geral. Fiquei um pouco decepcionado, mas tiro boas lições da competição”, disse Robert.

                      Na medal race de 470, o Brasil esteve representado por duas duplas: Renata Decnop/Isabel Swan e Fernanda Oliveira/Ana Barbachan. Com ventinho bastante fraco, as gaúchas Fernanda e Ana acabaram na segunda colocação, enquanto Renata e Isabel foram penalizadas na largada e acabaram em oitavo.

                      O Brasil não teve representantes nas medal races de Laser Radial e 470 masculino.

                      Foto: Fred Hoffmann

                       

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                        Só amanhã

                        Por: Redação -
                        10/08/2014

                        A comissão organizadora da Round Britain and Irland Race resolveu adiar a largada da regata para segunda-feira (11). A decisão foi tomada por causa do sistema de baixa pressão, conhecido como Bertha, que ainda se encontra no Canal da Mancha. Na prática, os barcos sofreriam ventos de 40 nós com rajadas de 50 nós no início da prova.

                        “A adrenalina estava bombando, estávamos prontos para ir, mas percebemos que a decisão foi bem tomada.  Alguns tripulantes mais jovens estão decepcionados, mas vamos sentar e explicar como é o clima terrível no Canal”, disse a velejadora Katrin Hilbert.

                        A Round Britain and Irland Race conta com a participação de cinco barcos que irão correr a Volvo Ocean Race, em outubro.

                        Foto: Rick Tomlinson

                         

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                          Sem medalha

                          Por: Redação -

                          Sem medalha no evento-teste, o velejador Robert Scheidt virou a chave para o Mundial de Santander, principal objetivo desta temporada, entre 8 e 21 de setembro. O velejador foi o oitavo colocado na medal race do Aquece Rio International Regatta, resultado que o deixou em quarto lugar geral, com 51 pontos perdidos. A vitória ficou com o australiano Tom Burton, com 33.

                          “Comecei bem a regata, com chances de medalha. Passei a primeira boia em terceiro lugar, mas no primeiro vento de popa, escolhi o lado esquerdo para me defender do holandês (Rutger Van Schaardenburg) e o vento começou a entrar mais forte pelo lado direito. Foi um momento, uma decisão que custou o pódio. Em instantes, caí da terceira para a oitava colocação”, explicou Scheidt, com a experiência de quem tem cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star.

                          Avaliando seu desempenho na competição como regular, com muitos altos e baixos, Scheidt destacou a preparação para o Mundial de Santander. “Devo trabalhar mais na velejada em condições como a da raia de fora da Baía de Guanabara, com ventos fortes e mar muito mexido”, disse o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

                          Foto: Fred Hoffmann

                           

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                            Maiorca

                            Por: Redação -

                            Com a presença do novo rei da Espanha, Filipe VI, os vencedores da 33ª edição da Copa del Rey foram conhecidos no sábado (9), em Palma de Maiorca. Destaque para a vitória do Quantum Racing na classe TP52, uma das mais concorridas da vela oceânica. Os brasileiros do Phoenix não subiram ao pódio. Outro campeão de destaque foi o time russo  do Bronenosec, que levou junto o mundial da classe Swan 60.

                            Os outros campeões foram Shockwave (Gaastra IRC 0), Hurakan (Gaastra IRC 1),  Lelagain (Nespresso X-35), Rats on Fire (BMW ORC 1), Movistar (BMW ORC 2) e Noticia (Herbalife J80). A edição de 2015 está marcada também para o mês de agosto

                            Foto: Maria Muiña

                             

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                              Aquece Rio

                              Por: Redação -
                              09/08/2014

                              Robert Scheidt voltou a vencer nesta sexta-feira (8), dia decisivo para os velejadores que disputam o pódio da Laser no Aquece Rio International Regatta, primeiro evento-teste para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016. Com um primeiro e um sétimo lugares, o brasileiro subiu para a terceira posição geral, com 35 pontos perdidos, e segue para a medal race com chances de pódio. O líder é o alemão Tom Burtom, com 21 pontos perdidos, seguido pelo inglês Nick Thompson, com 25.

                              “Foi um bom dia. Liderei a primeira regata do início ao fim, e consegui vencer com alguma tranquilidade. Também comecei bem a segunda prova, entre os quatro primeiros, mas o vento diminuiu no lado da raia onde eu estava na parte final, e acabei perdendo algumas posições”, contou Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star.

                              Os dez melhores velejadores da Laser disputam hoje (9) a medal race, valendo pontos dobrados. A prova será disputada na raia próxima à Praia do Flamengo, em frente ao Pão de Açúcar. “O Tom Burton está bem folgado na liderança, enquanto o Nick Thompson está mais próximo de mim, e o holandês (Rutger Van Schaardenburg) está praticamente colado comigo. Será uma disputa boa, uma regata bem aberta. Não dá para se preocupar demais com os adversários e se descuidar da regata, porque qualquer erro pode custar o pódio”, destacou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

                              Classificação após oito regatas e um descarte

                              1. Tom Burton (AUS) – 21 pontos perdidos (2+2+1+3+[11]+2+9+2)
                              2. Nick Thompson (GBR) – 25 pp (6+1+[15]+1+1+3+8+5)
                              3. Robert Scheidt (BRA) – 35 pp (8+4+6+[11]+8+1+1+7)
                              4. Rutger Van Schaardenburg (NED) – 37 pp (1+7+10+6+4+6+[13]+3)
                              5. Mathew Wearn (AUS) – 38 pp (7+6+4+5+5+[24]+2+9)
                              6. Francesco Marrai (ITA) – 55 pp (4+14+13+[17]+9+11+3+1)
                              7. Jean Baptiste-Bernaz (FRA) – 56 pp (12+10+7+2+[34]+4+10+11)
                              8. Gustavo Lima (POR) – 60 pp (13+11+17+[19]+2+8+5+4)
                              9. Charlie Buckingham (USA) – 60 pp (15+3+5+13+3+13+[21]+8)
                              10. Sam Meech (NZL) – 61 pp (3+12+8+10+7+[27]+11+10)

                              Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

                               

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                                A nova lancha da linha Pershing, do grupo Ferretti, será apresentada durante o Cannes Boat Show. O grupo Ferretti espera que a lancha de 70 pés reforce a força da marca no mercado de lanchas e iates de 60 a 80 pés e faça o mesmo sucesso de sua irmã menor, a Pershing 62.

                                O projeto é fruto da parceria entre Fulvio De Simoni e o centro de tecnologia avançada do grupo Ferretti. A lancha de 70 pés é equipada com dois motores MTU de 1600 hp cada e, apesar do novo design, continua sendo facilmente reconhecida como um Pershing.

                                A Pershing 70 pode atingir velocidade máxima de até 44 nós e 39 nós em velocidade de cruzeiro. Ela também oferece uma autonomia de 265 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro.

                                Na cabine, o espaçoso convés principal serve como espaço central, e abaixo dele ficam os três camarotes (incluindo uma suíte), três banheiros e a cozinha. Além de espaçosa e bem decorada, a cabine tem sistema integrado onde o proprietário pode controlar a iluminação, ar condicionado e aparelhos eletrônicos como a tv através do iPad.

                                O Cannes Boat Show acontece entre os dias 9 e 14 de setembro.

                                Fotos: Divulgação

                                 

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                                  Spithill

                                  Por: Redação -

                                  O velejador Jimmy Spithill mostrou que é eclético. Duas vezes vencedor da America´s Cup, o comandante do Oracle USA disputou um evento de Stand Up Paddle, percorrendo 32 milhas no mar do Havaí. Chamado de M2O, a competição é uma das mais badaladas do mundo na modalidade.

                                  Jimmy Spithill falou da experiência inesquecível. “A última hora da regata foi complicada, pois doía peito, braços e toda a parte abdominal, mas como a maioria dos desafios, tudo vale a pena quando você cruza a linha. É uma sensação incrível”. O velejador completou a prova em 5 horas e terminou em 14 º lugar.

                                  Foto: Divulgação

                                   

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                                    Por: Redação -

                                    A medalha de bronze escapou por pouco das mãos de Jorge Zarif no Aquece Rio, evento-teste para a Olimpíada de 2016. A cana de leme do Finn quebrou durante a medal race, justamente quando o atleta estava em segundo lugar na regata. Com a avaria, Jorginho Zarif terminou em nono minando as chances de pódio.

                                    O ouro ficou para o britânios Gilles Scott, seguido pelo francês Jonatan Lobert e pelo também britânico Edward Wright. Jorginho acabou em quarto, mas poderia ter sido prata.

                                    Foto: Isaf

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                                      Por: Redação -
                                      08/08/2014

                                      As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram mais um excelente resultado na temporada 2014 hoje. A dupla foi campeã do Aquece Rio Internacional Sailing Regatta na classe 49erFX, com 18 pontos, já com o descarte, e conquistou o troféu da competição válida como evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A medalha de prata ficou com as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, com 24 pontos, e o bronze foi das holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duelz, com 31 pontos.

                                      “Hoje foi difícil porque as regatas estavam perto da areia e o vento estava dando rajadas o tempo todo. Principalmente essa última regata, que foi de recuperação para gente. É sempre bom ganhar em casa, com a família e todos os amigos torcendo. Eu adoro! Mas a classe é muito nova, está evoluindo a cada competição e até a Olimpíada muita coisa pode mudar”, contou Martine Grael.

                                      Por causa da falta de vento na Baía de Guanabara, as duplas da 49erFX só velejaram sete regatas. Martine e Kahena lideraram a competição desde o primeiro dia e confirmaram o favoritismo como as atuais líderes do ranking mundial da Federação Internacional de Vela. O Aquece Rio começou no dia 2 de agosto e termina amanhã, 9 de agosto, com a participação de mais de 300 velejadores das 10 classes olímpicas.

                                      “Não poderia ser melhor, estamos muito contentes! Tivemos dois dias sem regata no campeonato por falta de vento, mas velejamos muito bem. Estamos muito felizes!”, disse Kahena Kunze. “Não posso deixar de falar da organização do campeonato, que foi excelente. Fez de conta mesmo que fosse a Olimpíada. A água também estava muito limpa, me surpreendeu, mas queremos melhorar sempre”, finalizou.

                                      Esse é o quarto título de Martine Grael e Kahena Kunze na temporada 2014. No primeiro semestre desse ano a dupla conquistou as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da Isaf, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela, o vice-campeonato norte-americano, o quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e mais recente o vice-campeonato europeu.

                                      O próximo desafio da dupla brasileira será o Campeonato Mundial de Vela que acontece em Santander, na Espanha, entre 10 e 21 de setembro.

                                      Resultado Aquece Rio Internacional Sailing Regatta – 49erFX

                                      1º) Martine Grael e Kahena Kunze (BRA) – 18
                                      2º) Alexandra Maloney e Molly Meech (NZL) – 24
                                      3º) Olivia Price e Eliza Solly (AUS) – 31

                                      Fotos: Fred Hoffmann/Divulgação

                                       

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                                        O velejador Pedro Corrêa, integrante do Audi YCSA Sailing Team, embarca na próxima segunda-feira (11) para Nanquim, na China, onde representará o País nas regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude, entre 16 e 28 de agosto. Desenvolvido pelo Projeto Ventos & Velas, de São Sebastião, Pedro assegurou a vaga na Represa Guarapiranga, ao conquistar o título do Campeonato Sul-americano de Byte, a classe escolhida para a competição chinesa.

                                        Será a terceira experiência internacional relevante do atleta da Vela Jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA). Em 2013, o velejador de 16 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta. O campeonato foi adotado como seletiva para os Jogos de Nanquim pela maioria dos países. Jonatan Vadnai (HUN), Scipio Houtman (HOL) e Arvid Nordquist (SUE) foram os três primeiros, respectivamente, e estarão mais uma vez entre os principais adversários do brasileiro na China.

                                        “Treinei muito nos últimos meses em São Sebastião, onde o vento sempre proporciona um bom preparo ao velejador, mas nos últimos dez dias, fiquei treinando direto na represa (Guarapiranga) porque as regatas em Nanquim serão disputadas em um lago e as condições devem ser mais parecidas”, considera Pedro, que não encontra rivais à altura no continente. Venceu o Sul-americano, seletivo para os Jogos da Juventude, com duas regatas de antecedência. “Minha meta é chegar à medal race em Nanquim. Aí sim vou pensar no pódio”.

                                        Apesar da superioridade técnica na classe, Pedro já tem planos para seguir novo rumo quando retornar da China. “Meu objetivo na Byte era a Olimpíada e consegui alcançá-lo, mas não tem flotilha da classe no Brasil. Vou mudar para a 420, muito mais disputada e que me dará mais condições de evoluir”, alega o representante do Yacht Club de Santo Amaro. “O barco é completo e prepara o velejador para qualquer uma das classes olímpicas”.

                                        Passando a competir de 420, o velejador de São Sebastião contará com o suporte do experiente Bernardo Arndt, o Baby, vice-campeão pan-americano de Hobie 16 e coordenador da classe 420 no Audi YCSA Sailing Team. Nos treinos de Byte em São Sebastião, Pedro teve como técnica a velejadora olímpica Adriana Kostiw.

                                        Em Nanquim, terá o apoio da coordenadora de Vela Jovem da CBVela, Mariana Hackerott, a Mirinha, com quem já trabalhou no YCSA. Quando retornar da China, além de manter os treinos na vela, Pedro terá de correr também fora da água para repor, na escola de São Sebastião onde cursa o ensino médio, os 20 dias de aula que perderá durante a viagem ao Oriente. Na Byte feminina, a representante brasileira será Natascha Boddner, de Niterói.

                                        Foto: Sidney Bloch/YCSA

                                         

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                                          O Jet Tour Sea-Doo deste sábado navega pelas belezas do litoral cearense. Direcionado a proprietários de motos aquáticas de todas as marcas, o passeio terá início em Fortaleza com destino a Praia de Flecheiras, a oeste. As belas paisagens, vistas do mar, prometem surpreender os participantes.

                                          “Vamos passar por praias belíssimas, como Icaraí e Cumbuco, até chegar em Flecheiras, onde haverá uma peixada nos aguardando”, antecipou Lucas Barroso, da Terrabella Motors, concessionária dos produtos BRP na capital cearense – o que inclui os jets Sea-Doo.

                                          Flecheiras oferece tranquilidade e belos coqueirais, além de piscinas naturais. A ideia do Jet Tour Sea-Doo é justamente mostrar as diversas opções que a moto aquática proporciona. “A expectativa é grande, já que muitas pessoas do grupo costumam navegar com mais frequência em lagos. Queremos levar o pessoal para o mar e mostrar outro ângulo. O passeio terá cerca de 3h30 de duração”, concluiu Barroso.

                                          Para mais informações, os interessados devem procurar a equipe da Terrabella Motors no telefone 85/3265-2000. A organização do Jet Tour Sea-Doo exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas.

                                          Foto: Divulgação

                                           

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                                            Por: Redação -

                                            O Aquece Rio International Sailing Regatta está chegando ao fim. Nesta quinta-feira foram realizadas as medal races das classes RS:X masculino e feminino e o Brasil participou das duas. Bimba Winicki encerrou a sua participação na competição na 6ª colocação, enquanto Patrícia Freitas ficou em 7º.

                                            O dia começou com vento muito fraco e, por isso, as Comissões de Regata optaram por deixar os velejadores esperando em terra. Já passava das 14h quando finalmente as regatas começaram.

                                            Na raia do Pão de Açúcar, bem próxima do público, foi realizada primeiro a medal race masculina e, em seguida, a feminina. O vento estava bastante fraco em ambas e o físico dos velejadores foi bastante exigido. No final, o título ficou com o holandês Dorian Van Rijsselberge e com a francesa Charline Picon.

                                            “Foi um campeonato muito bom, eu tinha o objetivo de ficar entre os cinco, mas acabei em sexto. Mais uma vez a baía de Guanabara surpreendeu com o regime de ventos. Este foi o segundo teste que a classe fez para as Olimpíadas e desta vez tivemos oito regatas com vento e uma sem vento. Preciso admitir que a baía está mesmo ficando mais limpa, mas ainda falta a conscientização das pessoas para que não joguem mais lixo nas praias”, disse Bimba.

                                            As outras oito classes também sofreram com o vento fraco. O 49erFx chegaram a ir para a água, porém não velejaram. As demais fizeram apenas uma regata cada.

                                            “O vento estava bem fraco na raia da Ponte e a regata seria decidida na largada. Eu achei que ia dar na esquerda e realmente era o lado certo. Montei já em primeiro, mas aí o vento diminuiu muito e surgiu a dúvida se a regata seria anulada ou não. Acabou tendo um encurtamento de percurso e a regata foi completada. Estou bem feliz e este resultado me faz subir um pouco no acumulado. O inglês e o australiano estão bem consistentes esta semana, mas ainda faltam mais três regatas amanhã e, se conseguirmos completar, espero conseguir encostar mais neles para a disputa da Medal Race”, disse Robert Scheidt, que está em quarto na Laser.

                                            As regatas continuam hoje e a previsão é que o vento apareça mais forte na raia da Baía de Guanabara.

                                            Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

                                             

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                                              ETNZ

                                              Por: Redação -

                                              Está decidido. O Emirates Team New Zealand apresentou hoje oficialmente sua inscrição para ser desafiante na 35ª America’s Cup. O anúncio foi feito pelo comodoro do Royal New Zealand Yacht Squadron, Steve Burrett. As inscrições terminam nesta sexta-feira (8). “A Nova Zelândia tem história na America’s Cup. Esperamos que o Emirates Team New Zealand nos orgulhe”, disse o comodoro. O ETNZ foi campeão pela última vez em 2005.

                                              Agora é hora da turma de Grant Dalton tirar o caneco do Team Oracle. Na última dição, em 2013, os neozelandeses perderam de virada após abrir 7 a 0.  Para os fã da vela, a derrota foi tão impressionante quanto os 7 a 1 da Alemanha, guardadas as devidas proporções entre as modalidades.

                                              Foto: Carlos Borlenghi

                                               

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                                                Por: Redação -

                                                A Regata Dragão do Mar chegou à sua nona edição no Ceará. Em 2014, mais de 50 embarcações das principais colônias de pesca de Fortaleza participaram da festa. Foram disputadas provas nas categorias de jangada e de paquete na Enseada do Mucuripe. O campeonato faz parte do Circuito Cearense de Jangadas, que tem por objetivo promover e divulgar a cultura local e a tradição dos trabalhadores do mar.

                                                A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) também contribuiu para a realização da Dragão do Mar, que ocorreu em 27 de julho.

                                                Foto: Marinha do Brasil

                                                 

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                                                  Por: Redação -
                                                  07/08/2014

                                                  A equipe do estaleiro catarinense Fibrafort está convocando os usuários do fórum da revista NÁUTICA para uma votação especial, a escolha do nome da nova lancha de 40 pés da marca.

                                                  Há três meses o estaleiro anunciou que vai assumir a produção das lanchas do estaleiro Armada Yachts, também de Santa Catarina, e este modelo de 40 pés e hard top é o primeiro da linha Armada que será construído pela Fibrafort.

                                                  Focker 400 HT, F 400 HT, Fibrafort 400HT, FF 400 HT ou Intrepid 400HT, são alguns nomes sugeridos no tópico, criado pelo estaleiro, em nosso Fórum. Para conferir todos os nomes e ajudar a Fibrafort na escolha clique aqui.

                                                  Foto: Divulgação

                                                   

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                                                    O Desafio Universitário de Nautimodelismo é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Campus Joinville. A competição universitária, inédita no Brasil, estimula estudantes a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação para, assim, fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval.

                                                    Os modelos concebidos pelos alunos são submetidos a uma série de provas que avaliam a qualidade do projeto e construção. É a partir do desempenho das pequenas embarcações na água que o vencedor é escolhido.

                                                    A primeira edição do DUNA aconteceu em 2013 e contou com a participação direta de cerca de 50 estudantes, distribuídos em seis equipes, e de mais 100 estudantes que estavam envolvidos nos projetos indiretamente. Nesta segunda edição, 20 equipes, totalizando 150 universitários, já estão inscritas na competição que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, em Joinville.

                                                    Veja o vídeo com as imagens da edição de 2013.

                                                     

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                                                      Por: Redação -

                                                      O novo rei da Espanha, Filipe VI, fez jus à tradição da família real ibérica e comandou as equipes do Aifos e da Armada Espanhola nas regatas da Copa del Rey Mapfre, em Palma de Maiorca. Na primeira oportunidade, o filho de Juan Carlos, comandou o veleiro da categoria Gaastra IRC. Na quinta-feira (7) foi a vez de um potente TP52. O rei Filipe VI já participou de outros eventos de vela, como a Volvo Ocean Race.

                                                      Apesar de não ser oficial, o monarca é esperado para presidir a entrega dos troféus da competição, considerada a mais importante da vela mediterrânea.

                                                      Líderes provisórios da 33ª Copa del Rey MAPFRE:

                                                      Gaastra IRC 0:  Shockwave

                                                      Gaastra IRC 1:  Hurakan

                                                      Barclays 52 Super Series:Quantum Racing

                                                      BMW ORC 1: Rats on Fire

                                                      BMW ORC 2: Movistar

                                                      Gazprom Swan 60: Bronenosec

                                                      Nespresso X-35: Lelagain

                                                      Herbalife J80: Noticia

                                                       

                                                      Foto: Martínez Studio

                                                       

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                                                        Uruguaio

                                                        Por: Redação -

                                                        O uruguaio Fabian Teliz será um dos destaques internacionais que participará da etapa de abertura da Copa São Paulo de Jet Ski. As disputas, que serão realizadas de 29 a 31 de agosto, na Represa do Guarapiranga (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy), em São Paulo, também serão válidas pela quarta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014. Cerca de 50 competidores de vários Estados, além dos convidados internacionais, participarão da Copa São Paulo, que tem a segunda e última etapa marcada para o período de 19 a 21 de setembro, no mesmo local.

                                                        Teliz vem treinando para brigar pelo título na Copa São Paulo de Jet Ski. Competindo no Brasil há vários anos, já conhece bem os adversários que irá enfrentar neste campeonato. “Acredito que será uma competição de alto nível técnico, pois terá a participação de pilotos experientes e que contam com bons equipamentos. Vou me empenhar ao máximo para conseguir um bom resultado nesta primeira etapa”, destacou o piloto que soma cinco títulos brasileiros no currículo.

                                                        Nesta Copa São Paulo e também no Campeonato Brasileiro Grand Prix – 2014, Teliz compete na categoria Runabout Turbo GP, considerada a Fórmula 1 da modalidade. Na terceira etapa, disputada em maio, na cidade mineira de Boa Esperança, venceu uma das quatro baterias. O uruguaio também participa da Runabout Turbo Limited.

                                                        Foto: Ricardo Fuchs/Photojetski

                                                         

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                                                          A regata Round Britain and Ireland Race será um ensaio da Volvo Ocean Race. Neste domingo (9), cinco dos seis barcos confirmados para a Volta ao Mundo se enfrentam nas águas britânicas. Estarão na linha de largada as equipes: Team SCA, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Alvimedica e a equipe espanhola – ainda sem nome definido. Apenas o Team Brunel decidiu não correr. Serão, pelo menos, cinco dias de regata, um teste e tanto para o evento, que começa pra valer em outubro.

                                                          Os comandantes das equipes estão bastante otimistas com a oportunidade de disputar uma regata de alto nível a bordo do novo Volvo Ocean 65. “Após a regata vamos saber realmente como está nosso nível de preparação”, disse Ian Walker, líder do Abu Dhabi. “Não nego que vou ter um olho a mais para ver a ação dos meus adversários na regata. Eu gostaria de ter algumas câmeras a bordo pra ver melhor”, brincou.

                                                          Recentemente, três equipes da Volvo Ocean Race participaram de uma regata nas Ilhas Canárias. Entre as tripulações estava o Team SCA, time que está a mais tempo se preparando para as prova. “Nós ainda estamos aprendendo. Precisamos descobrir no barco alguns atalhos e tirar o ponto forte de cada uma”, disse Libby Greenhalgh. “A regata britânica será como a espanhola do mês passado, porém as equipes estão cada vez mais prontas”.

                                                          Sam Davies, companheira de Libby Greenhalgh, concorda: “Temos que reconhecer que somos a zebra, pois temos menos experiência do que os outros times. Por isso, não vamos esconder o jogo na regata. A ordem é dar o melhor”.

                                                          O Team Alvimedica terá a primeira oportunidade de enfrentar os rivais. A equipe de bandeiras turca/norte-americana quer aproveitar ao máximo essa chance. “A regata será beirando a costa. Vamos visualizar bastante nossos adversários em ação. Resumindo, será uma prova com foco em manobras. Nós ainda não fomos testados assim”, disse Mark Towill.

                                                          O time espanhol, que ainda não tem seu patrocinador principal, recrutaram o experiente Gonzalo Araújo para o Round Britain. Mais um reforço para dar mais bagagem à equipe de Iker Martínez. “Com o pouco tempo de preparação que temos, nós precisamos de toda a ajuda possível”, disse o comandante. Araújo correu no Telefónica Black na Volvo Ocean Race 2008-09.

                                                          Gonzalo Araújo atualmente integra a tripulação do TP52 brasileiro, o Phoenix, na Copa de Rey Mapfre, disputada até sábado (8) em Palma de Maiorca.

                                                          Os chineses do Dongfeng Racing Team também entram na regata para aprender e testar o nível. “Posso dizer que o nosso nível agora será bem diferente do final da regata. Nosso foco é melhorar aos poucos”, contou líder Charles Caudrelier. “A regata está começando”.

                                                          Só o Team Brunel não foi para a Round Britain. O comandante holandês Bouwe Bekking foi categórico: “Não vamos mostrar nosso jogo. Por isso ficamos treinando”.

                                                          Foto: Divulgação

                                                           

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                                                            O grupo de trabalho náutico catarinense, oficializado em fevereiro deste ano sob comando de Leandro ‘Mané’ Ferrari — também presidente da Associação Náutica para o Brasil (Acatamar) — garantiu uma vaga no Grupo de Turismo Náutico nacional, assumida nesta semana, em Brasília. Durante a posse, Ferrari teve o trabalho junto ao setor muito elogiado pelos membros do grupo. “Saímos com a missão de trabalhar em conjunto para o fortalecimento da atividade com regras mais claras. Temos muito a fazer em nosso estado e estamos cada vez mais ganhando espaço para que possamos realmente mostrar nosso potencial, não somente no litoral, mas também no interior, onde rios e represas representam diversas possibilidades”, destacou.

                                                            O grupo de trabalho conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e de diversas prefeituras do litoral catarinense, com boas perspectivas para adesão de outras da região oeste. A escolha é fruto da liderança de Ferrari à frente da Acatmar, que atua na formação de mão de obra, orientação para liberação de estruturas náuticas, além de oferecer soluções e diversos projetos para incrementar o uso de nossas águas.

                                                            Foto e informações: assessoria de imprensa

                                                             

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                                                              Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

                                                              Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

                                                              Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

                                                              Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

                                                              Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

                                                              Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro