Robô chinês se move como golfinho e detecta poluição e até covid na água

Projetado para lugares apertados, como tubulações, equipamento funciona sem fios nem bateria

03/02/2024

Entrar em lugares apertados, como tubulações, para monitorar a qualidade da água e, assim, prevenir doenças. Essa é a missão do “nadador eletromagnético macio miniaturizado” (ou SES),  um novo robô chinês cheio de tecnologia.

Ele é desenvolvido por uma equipe de engenheiros biomédicos e roboticistas de diversas instituições da China. O aparelho não tem fio, usa ondas de rádio, além de ter materiais leves e pequenos. Tudo isso para permitir que o dispositivo flutue na água e detecte temperatura, produtos químicos e vírus — como o da Covid-19.

Ilustração da composição do dispositivo. Foto: Science Advances/ Divulgação

Segundo artigo publicado na Science Advances, o robô chinês é fino, macio e sem bateria — o que facilita sua movimentação em espaços pequenos. Este dispositivo é alimentado por sinais de rádio externos e pode nadar rapidamente na água, além de possuir sensores multifuncionais que aprimoram o sistema de detecção.

 

Todos os dados coletados pelo robô chinês são transmitidos via tecnologia NFC para um smartphone — mas que precisa estar a até 10 cm de distância. Já para o aparelho poder funcionar, o robô nadador deve estar a 4 centímetros da fonte de ondas.

Made in China

Sim, este aparelho tem o formato que lembra uma ponta de flecha, com entrave na parte traseira — acompanhada de uma “cauda” que se move de maneira parecida a de um golfinho — , juntamente a um ímã embutido e uma antena em espiral, que permite a propulsão.

Vista superior de um SES. Foto: Science Advances/ Divulgação

Ele também foi equipado com três sensores: um que pode testar e medir os níveis de cloreto na água ao seu redor, outro que faz o mesmo para amônia e outro que permite testar a presença do vírus SARS-Cov-2 — mais conhecido como coronavírus.

 

Os testes do dispositivo em ambiente de laboratório mostraram que o robô funcionava bem quando impulsionado através de pequenos canos cheios de água. Entretanto, os cientistas observaram que, na sua forma atual, o robô só teria utilidade em pequenas aplicações e de curta distância.

Testando a água da piscina através do sistema SES e smartphone. Foto: Science Advances/ Divulgação

Assim, melhorias continuarão a serem feitas no SES para que saia do laboratório e tenha vida útil do lado de fora — e sobre as águas. No futuro, a expectativa é que este robô chinês possa ser usado em cidades para detectar poluentes em lugares apertados e de maneira instantânea.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Torneios de pesca movimentaram cidades lindeiras do Lago de Itaipu

    Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes

    Recém-lançado, pontoon de pesca da Fluvimar atracará no Boat Show de Foz

    Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu