Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros
Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial
A sustentabilidade tem se mostrado um passo importante para a sequência da vida no planeta, e até os estaleiros mais tradicionais do setor já embarcaram nessa onda. No caso mais recente, a Itália, berço das embarcações, ganhou mais um modelo pensado em “modo verde”: o Rossinavi Seawolf X, primeiro catamarã híbrido-elétrico do estaleiro italiano, de 43 metros.
Fotógrafo captura cena impressionante de jubarte atravessando raias: “muito emocionado”
Minas Gerais ganhará bar flutuante de vinhos na Represa do Funil
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Conhecido pela especialidade na construção de superiates de aço e alumínio totalmente personalizados, o estaleiro de Viarregio — comuna italiana da região da Toscana — promete levar a tradição italiana a novos patamares — mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, igualmente surpreendentes.
Ver esta publicação no Instagram
O novo Rossinavi Seawolf X nasce como o “projeto mais inovador” da empresa, com tecnologias sustentáveis, uso de Inteligência Artificial (IA) e design exterior do estúdio Fulvio De Simoni Yacht Design, que atuou em projetos de outros estaleiros de renome, como Pershing, Antonini Navi, Austin Parker, Rodman, Astondoa e Filippetti Yacht. Já nos interiores, o projeto é do estúdio Meyer Davis, com sede em Nova York.
Como é o Rossinavi Seawolf X
Um dos principais pontos de destaque do Rossinavi Seawolf X, claro, diz respeito à parte elétrica da embarcação.
Existem três cenários de desempenho para o catamarã: em viagens de um dia, o Seawolf X pode navegar no modo totalmente elétrico em 100% do tempo; para viagens de vários dias, a autonomia é de 90% e, em viagens transatlânticas, durante 80% do tempo.
Para garantir esse uso, a embarcação pode ser recarregada na costa em cinco horas, e fornece energia suficiente para carregar uma vila inteira. Isso porque, quando o barco está atracado, é ativado um “modo de hibernação” para redução do consumo. Essa energia acumulada pode, então, ser devolvida ao cais ou a uma propriedade privada.
Outro grande ponto de destaque da embarcação está no seu sistema de IA. Através do chamado “Rossinavi AI”, é possível analisar o funcionamento da embarcação, monitorar a bateria — para mantê-la na faixa de 20% a 80% — e o mais interessante: prever as necessidades dos passageiros a bordo.
A tecnologia disponível no catamarã é capaz de “aprender” com a observação e, assim, antecipar possíveis interesses de quem estiver navegando no Rossinavi Seawolf X. Além disso, o uso da IA visa “educar” a tripulação sobre um cruzeiro mais consciente, através de indicações de comportamentos que causem menor impacto na natureza.
Este iate apresenta inovações tecnológicas notáveis tanto em gerenciamento de energia quanto em tecnologias de propulsão, marcando o início de um novo capítulo em embarcações da próxima geração– Federico Rossi, COO da Rossinavi
Ainda nos atributos tecnológicos da nova embarcação, entra o rótulo Blue, parte da filosofia de design sustentável do estaleiro italiano, estabelecida em 2022. Inspirada no fitoplâncton, a frota da Rossinavi que carrega o selo conta com um recurso que absorve a luz solar durante o dia e, através de tecnologia fotovoltaica, a converte em energia.
Essa energia é armazenada em baterias e liberada à noite, criando um efeito bioluminescente, semelhante ao que é produzido pelo plâncton.
Para além dos altos recursos tecnológicos, a Fulvio De Simoni deu ao Rossinavi Seawolf X um exterior esportivo, que busca, segundo o estúdio, “libertar suas mentes dos preconceitos” em torno do design do catamarã.
No interior, a Meyer Davis deu ao barco um “luxo descontraído e design sustentável à sua vanguarda”, como afirma o estaleiro. Para isso, a decoração traz inspiração na natureza, principalmente no sol, no mar e na areia.
Em relação ao lazer, os hóspedes contam com uma área de convívio centrada em torno de uma piscina, um amplo terraço com áreas para banhos de sol e uma área de proa que apresenta uma piscina escondida e um home theater conversível. Até 10 pessoas podem aproveitar todos os recursos, em quatro cabines localizadas nos cascos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Saiba como acessar o guia com as todas as informações do evento náutico que acontece nas águas doces do Lago de Itaipu
Organização promete ações de educação ambiental, gestão de resíduos e compensação de carbono no salão náutico
Com 150 motos aquáticas, travessia percorrerá quase 850 km entre ida e volta pelo rio Paraná
Em parceria com a Mega Bass e a revenda Sport Náutica, marca equipará barcos com motores superpotentes; visitantes poderão testar
Equipamentos de design esportivo atracarão no salão náutico de 28 de novembro a 1º de dezembro