Semana de Vela de Ilhabela: regata de abertura da C-30 foi definida no photo finish

Apenas 10 segundos separaram o Loyalty 06 do Relaxa no percurso de 23 milhas náuticas de Toque-Toque por Boreste

22/07/2024
Equipe do Loyalty 06. Foto: Neto Ilhabela | Fotop / Divulgação

Todos os ventos sopram para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), que teve início na última sexta-feira (17) e vai até o próximo sábado (27). Neste domingo (21), a regata de abertura Toque-Toque por Boreste, da classe C-30, entusiasmou os amantes da modalidade, com resultado definido no photo finish.

Marcada pela variação de vento em quase todo o percurso, a prova de estreia — com 23 milhas náuticas — teve resultado apertado, após quatro horas de disputa. Melhor para o Loyalty 06, de Alex Leal (atual campeão da classe C-30), que superou o Relaxa, de Tomás Mangabeira, por apenas 10 segundos de vantagem nos metros finais.

Foto: Luhan Grolla | Fotop / Divulgação

Foi uma disputa intensa até o final da regata. Qualquer metrinho, qualquer soprinho de rajada fazia diferença, porque o vento foi diminuindo– contou Mário Tinoco, atleta da seleção brasileira de vela SSL

Completando o pódio da classe C-30 chegou o Tonka, liderado pelo medalhista olímpico Robert Scheidt.

Scheidt e equipe. Foto: Neto Ilhabela | Fotop / Divulgação

Os veleiros das classes ORC e BRA-RGS, por sua vez, realizaram a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, completando um total de 55 milhas náuticas, e aguardam o cálculo que definirá o vencedor, conhecido como rating.


O rating é um número que baliza o tempo ideal em que um veleiro com as características medidas deve velejar em um determinado tempo de regata. Ao final da prova, o tempo real de chegada é multiplicado por esse rating, determinando o tempo corrigido daquele veleiro.

Foto: Vinicius Branca / Divulgação

As regatas da SIVI voltam nesta na terça-feira (23) para o segundo dia valendo pontos, que entrarão no sistema high point: o barco que terminar em primeiro lugar receberá pontos equivalentes à quantidade de inscritos na sua classe. O segundo lugar receberá o número total de inscritos menos um ponto e assim sucessivamente.

Resultados da classe C-30

1 – Loyalty 06, de Alex Leal, com 10,50;

2 – Relaxa, de Tomas Mangabeira, com 9,00;

3 – Tonka, de Demian Pons, com 7,50;

4 – Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, com 6,00;

5 – Kaikias EMS, de Daniel Hilsdorf, com 4,50;

6 – Bravo C30, de Jorge Martinez, com 3,00;

7 – Kairos, de Sophia Setti, com 1,50.

51ª edição da Semana de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é tida como a maior da modalidade na América do Sul. O evento reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes.

Foto: Vinicius Branca / Divulgação

Neste ano, as regatas contarão com 100 veleiros de diversos estados do país, como Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, além de estrangeiros da Argentina e Uruguai.

 

Serão mais de 20 regatas programadas em raias tradicionais como o Canal de São Sebastião, Ponta das Canas, Alcatrazes, Farol dos Moleques e Ponta das Selas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade