Superiate de 53 metros lançado no Monaco Yacht Show tem conveses que parecem flutuar
Luminea, projeto da britânica Concepthull Studio, chega como uma “arquitetura sobre a água”


Na busca por destaque no mercado, muitas embarcações surgem com recursos futurísticos, que vão de piscinas com fundo de vidro à “sensação de nave espacial”. No caso do Luminea, projeto da britânica Concepthull Studio apresentado no Monaco Yacht Show, em setembro, a ideia é surpreender pelo design, com direito a conveses que parecem flutuar.
Megaiate dos anos 1990 é vendido por quase R$ 100 milhões
Tradição de um Porsche Cayenne: iate de icônico estaleiro dos EUA é vendido em tempo recorde
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A embarcação é descrita pelo estúdio de design como uma “arquitetura sobre a água”. Aos mais atentos ao universo da construção naval, esse conceito pode ser percebido em diferentes espaços do barco, a exemplo do casco alongado.
A estrutura transmite a imponência de um superiate de 53 metros sem dar a ele um tom “agressivo” ou “bruto” demais. Aqui, méritos aos cortes verticais sutis, que atendem tanto à forma quanto à função, uma vez que ocultam com classe elementos como as escotilhas na proa.


O grande protagonista desse enredo, porém, é o convés — ou melhor, os três conveses. Geralmente vistos “empilhados” em embarcações desse porte, no Luminea as estruturas em madeira parecem flutuar em suave suspensão.
O espírito do iate é a harmonia. Cada plano, cada intervalo, cada proporção existe em diálogo com o próximo– destaca a Concepthull
O Luminea poderá acomodar até 12 hóspedes em seis cabines, incluindo uma suíte master que deve ocupar toda a boca do barco. Acomodações para até 12 tripulantes também são previstas.
Para a embarcação de cerca de 720 toneladas — que ainda é apenas um projeto — o estúdio de design quer entregar um equilíbrio entre desempenho, alcance e conforto. Assim, o superiate será equipado com dois motores Caterpillar, sendo que uma configuração híbrida está em estudo.


Espera-se que o barco atinja uma velocidade de cruzeiro de 14 nós e uma velocidade máxima de 18 nós, com um alcance de aproximadamente 4.800 milhas náuticas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025
Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca
Ela mostra os desafios da jornada junto a Juliano Leal no mini documentário "Entre duas Guerras". Prestes a completar 60 anos, Izabel ainda enfrentará o Drake rumo à Antártica
Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade. Saiba mais!
Batizada de Frauscher x Porsche 790 Spectre, embarcação foi desenvolvida em parceria com estaleiro austríaco e chega com motor de 400 kW




