Superiate de 53 metros lançado no Monaco Yacht Show tem conveses que parecem flutuar
Na busca por destaque no mercado, muitas embarcações surgem com recursos futurísticos, que vão de piscinas com fundo de vidro à “sensação de nave espacial”. No caso do Luminea, projeto da britânica Concepthull Studio apresentado no Monaco Yacht Show, em setembro, a ideia é surpreender pelo design, com direito a conveses que parecem flutuar.
Megaiate dos anos 1990 é vendido por quase R$ 100 milhões
Tradição de um Porsche Cayenne: iate de icônico estaleiro dos EUA é vendido em tempo recorde
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A embarcação é descrita pelo estúdio de design como uma “arquitetura sobre a água”. Aos mais atentos ao universo da construção naval, esse conceito pode ser percebido em diferentes espaços do barco, a exemplo do casco alongado.
A estrutura transmite a imponência de um superiate de 53 metros sem dar a ele um tom “agressivo” ou “bruto” demais. Aqui, méritos aos cortes verticais sutis, que atendem tanto à forma quanto à função, uma vez que ocultam com classe elementos como as escotilhas na proa.


O grande protagonista desse enredo, porém, é o convés — ou melhor, os três conveses. Geralmente vistos “empilhados” em embarcações desse porte, no Luminea as estruturas em madeira parecem flutuar em suave suspensão.
O espírito do iate é a harmonia. Cada plano, cada intervalo, cada proporção existe em diálogo com o próximo– destaca a Concepthull
O Luminea poderá acomodar até 12 hóspedes em seis cabines, incluindo uma suíte master que deve ocupar toda a boca do barco. Acomodações para até 12 tripulantes também são previstas.
Para a embarcação de cerca de 720 toneladas — que ainda é apenas um projeto — o estúdio de design quer entregar um equilíbrio entre desempenho, alcance e conforto. Assim, o superiate será equipado com dois motores Caterpillar, sendo que uma configuração híbrida está em estudo.


Espera-se que o barco atinja uma velocidade de cruzeiro de 14 nós e uma velocidade máxima de 18 nós, com um alcance de aproximadamente 4.800 milhas náuticas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




