Temperatura do mar está mais alta do que o normal em todo o Brasil
Registros evidenciam aquecimentos neste mês de março, mas situação está longe de ser exclusiva do país


A temperatura da água do mar está acima da média em todo o Brasil neste mês de março. É o que mostram os dados da NOAA, agência de administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos.
Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, cruza o Círculo Polar Antártico pela primeira vez
Considerada extinta há 200 anos, baleia-cinzenta reaparece no Atlântico
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Embora não sejam significativos, os desvios de temperatura superficial estão presentes na costa inteira, do Rio Grande do Sul ao Amapá. As maiores anomalias foram percebidas na região tropical, com destaque para o litoral do Nordeste e próximo à faixa equatorial.
Vale destacar que as informações referem-se ao alto-mar. Banhistas que entrarem na água podem não sentir a mudança da temperatura do mar, já que há condições de relevo e ressurgências costeiras capazes de trazer correntes mais frias em alguns pontos das praias.


Além de ser prejudicial para a saúde geral dos oceanos e abrir espaço para a perda de biodiversidade, o aquecimento dos oceanos acelera o derretimento do gelo nos polos, intensifica furacões e aumenta o nível do mar devido à expansão térmica.
Tendência mundial
A situação observada no Brasil está longe de ser local; países ao redor do globo registram oceanos mais quentes há vários meses.
Ainda que o aquecimento do Pacífico seja explicado pelo fenômeno natural El Niño, que altera a temperatura das águas, o mesmo não vale para outras regiões. Essas ondas de calor marinhas foram definidas como “potencialmente devastadoras” pelo Copernicus, serviço climático da União Europeia.
As áreas que mais apresentaram anomalias nos estudos recentes foram o Pacífico equatorial, Atlântico Norte – que fica acima da linha do Equador e banha um pedaço do Brasil –, Mediterrâneo e Caribe.
O que mais preocupa os cientistas nesse momento é a elevada temperatura do Atlântico Norte na região tropical, já que fevereiro deste ano registrou aquecimento bem mais alto do que qualquer outro fevereiro presente nos registros. O temor é que de haja uma temporada de furacões entre junho e novembro na área.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após sucesso de público, circuito de conversas náuticas ganhará novos palestrantes no maior evento náutico da América Latina
Na última disputa, sediada no Reino Unido, o time brasileiro terminou na 9ª colocação
NAM “Atlântico” recebe programação inédita de ciência, cultura e tecnologia até sexta-feira (15), no Píer Mauá (RJ)
O D6-480 DPI será lançado em Cannes e exibido no salão náutico paulista poucos dias depois
Mais de 20 espécies foram devastadas do México ao Alasca, com animais perdendo 90% da sua população