Temperatura do mar está mais alta do que o normal em todo o Brasil

Registros evidenciam aquecimentos neste mês de março, mas situação está longe de ser exclusiva do país

Por: Redação -
25/03/2024
Foto: PxHere/ Reprodução

A temperatura da água do mar está acima da média em todo o Brasil neste mês de março. É o que mostram os dados da NOAA, agência de administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos.

Embora não sejam significativos, os desvios de temperatura superficial estão presentes na costa inteira, do Rio Grande do Sul ao Amapá. As maiores anomalias foram percebidas na região tropical, com destaque para o litoral do Nordeste e próximo à faixa equatorial.

 

Vale destacar que as informações referem-se ao alto-mar. Banhistas que entrarem na água podem não sentir a mudança da temperatura do mar, já que há condições de relevo e ressurgências costeiras capazes de trazer correntes mais frias em alguns pontos das praias.

Foto: PxHere/ Reprodução

Além de ser prejudicial para a saúde geral dos oceanos e abrir espaço para a perda de biodiversidade, o aquecimento dos oceanos acelera o derretimento do gelo nos polos, intensifica furacões e aumenta o nível do mar devido à expansão térmica.

Tendência mundial

A situação observada no Brasil está longe de ser local; países ao redor do globo registram oceanos mais quentes há vários meses.


Ainda que o aquecimento do Pacífico seja explicado pelo fenômeno natural El Niño, que altera a temperatura das águas, o mesmo não vale para outras regiões. Essas ondas de calor marinhas foram definidas como “potencialmente devastadoras” pelo Copernicus, serviço climático da União Europeia.

 

As áreas que mais apresentaram anomalias nos estudos recentes foram o Pacífico equatorial, Atlântico Norte – que fica acima da linha do Equador e banha um pedaço do Brasil –, Mediterrâneo e Caribe.

 

O que mais preocupa os cientistas nesse momento é a elevada temperatura do Atlântico Norte na região tropical, já que fevereiro deste ano registrou aquecimento bem mais alto do que qualquer outro fevereiro presente nos registros. O temor é que de haja uma temporada de furacões entre junho e novembro na área.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época