Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco
O formato da proa da embarcação afeta diretamente o desempenho do barco. Confira exemplos de 7 tipos delas


Como todo navegante tarimbado sabe, o tipo de proa deve ser definido ainda na fase do projeto do barco e de acordo apenas com o uso para o qual o modelo se destina. Cada formato exige um desenho diferente, em função, principalmente, do tipo de navegação que ele terá.
PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático
Passeio guiado de jet: conheça o novo modal de negócios e turismo aprovado pela Marinha
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Ultimamente, as proas de alguns veleiros e lanchas passaram a ficar perpendiculares à linha d’água, ou mesmo com a parte inferior mais lançada, em um ângulo invertido.


Mais do que modismo ou tentativa de dar aos barcos um perfil mais agressivo, estes novos e incomuns formatos de proa revelam uma tendência, mas — atenção! — isso não quer dizer que você deva colocar isso como ponto básico na hora de escolher o seu próximo barco.


Há, afinal, razões técnicas e não apenas estéticas para cada tipo de proa. “Inovações são sempre bem-vindas, desde que adotadas com critério”, adverte Márcio Schaefer, projetista dos barcos da Schaefer Yachts.
Caso o intuito seja, por exemplo, apenas passear com uma lancha cabinada, com flybridge, acima dos 40 pés, uma proa mais arredondada aumenta consideravelmente o conforto a bordo, uma vez que esse tipo de barco é projetado para navegar em águas costeiras.
Já se o objetivo for pescar em mares mais abertos, o melhor é uma proa mais afilada. “O mesmo tipo de proa que melhora o comportamento de um barco na água pode arruinar o desempenho de outro, dependendo do modelo”, afirma o projetista.
Antes de escolher o desenho, portanto, é preciso definir o uso que o barco terá. NÁUTICA explica, abaixo, algumas características de cada tipo de proa.
Sete tipos de proa para encarar as ondas
Proa com bulbo


A proa com bulbo é a típica proa de cascos deslocantes, como navios e trawlers. Nela, o bulbo fica um pouco abaixo da linha d’água, o que reduz a resistência e, consequentemente, aumenta a velocidade, além de diminuir o consumo de combustível. Esse bulbo, contudo, pouco interfere na capacidade do casco de enfrentar mares agitados.
Multicascos com proas wave-piercing
Como o nome indica (“wave-piercing” quer dizer algo como “furar a onda”), este tipo de desenho faz com que a proa mergulhe nas vagas, tal qual as proas invertidas.


Os barcos que utilizam proas wave-piercing geralmente são trimarãs, cujos cascos laterais são mais esguios, enquanto o central é bem volumoso e, quase sempre, fica fora d’água. Há lanchas de passeio que foram lançadas com este tipo de proa.
Proa lançada em V


A proa lançada em V é típica das lanchas de lazer, usada também em alguns navios. Seu formato, em V, ajuda a amortecer o impacto das ondas. Com o barco planando, o bico lançado diminui a resistência à água. Em caso de mar agitado, esta característica também evita que o casco mergulhe nas ondas.
Proa lançada para veleiros


Típico dos barcos a vela mais antigos, a proa lançada para veleiros já caiu em desuso. A grande inclinação na proa garante bom desempenho em mar aberto, mas diminui o comprimento de linha d’água e limita o espaço na cabine de proa.
Proa reta ou pouco lançada


Formato da proa das lanchas mais antigas e, curiosamente, também de algumas ultramodernas, como as dos estaleiros Wally, Axopar e Zonda. Inspiradas nos veleiros da classe IMS, a proa reta ou pouco lançada deixa o casco mais veloz, mas levam o barco a mergulhar em alta velocidade, pois não tem muito volume.
Proa invertida


A proa invertida é desenhada para furar a onda, em vez de escalá-la, o que resulta em um navegar mais suave, porém molhado. Esse tipo de proa é usada em alguns barcos militares e em raros barcos de cruzeiro. Um casco com esta proa exige que a área habitável do cockpit seja localizada o mais próximo possível da popa, já que a parte da frente é lavada constantemente.
Proa lançada em V, com flare


Variação da proa lançada em V, a proa em V com flare é mais usada em lanchas de pesca em alto-mar. Debaixo d’água, o V do casco é bem acentuado, mas na parte superior assume uma curva lateral invertida, ou seja, abaulada para fora, para direcionar a água de volta ao mar, mantendo o barco mais seco. Em virtude do grande volume de casco acima da linha d’água, o barco dificilmente mergulha em ondas maiores.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




