Vídeo mostra erupção de vulcão subáquatico formando nova ilha no Japão; assista

Fenômeno aconteceu próximo da região de Ogasawara, e não causou danos nem feridos

13/11/2023
Foto: Força Marítima de Autodefesa do Japão / Divulgação

Nasce uma nova paisagem na costa do Japão. Um vulcão subaquático entrou em erupção no arquipélago japonês e está formando uma ilha perto de Iwo To (antes chamada de Iwo Jima), na região de Ogasawara — a cerca de mil quilômetros de Tóquio. O aumento da área foi confirmado pela Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

O surgimento da área sobre o oceano foi documentado em fotos tiradas pela Força Marítima de Autodefesa do Japão do país no dia 1º de novembro. Pelas imagens, é possível identificar uma pequena erupção que forma uma nuvem escura de cinzas sobre a ilha — que agora faz parte da cadeia de Ogasawara. Confira o vídeo:

 

 

Segundo as autoridades japonesas, a erupção não causou danos e ninguém ficou ferido. Além disso, a Agência Meteorológica do Japão publicou alertas após detectar tremores na ilha Iwo To regularmente desde meados de outubro — com a confirmação de que o evento “criadora” da ilha ocorreu no dia 30 de outubro.

 

Antes da erupção, moradores ouviram uma forte explosão, que lançou areia e uma grande nuvem de cinzas no ar. Assim, a nova ilha no Japão consiste principalmente em massas rochosas formadas ao norte do local, e que pode continuar crescendo se a atividade vulcânica continuar, segundo especialistas.

 

Vale destacar que esta não é a primeira vez que uma erupção subaquática forma novas ilhas. Em 2013, outro evento como este gerou uma ilhota perto do vulcão de Nishimoshina, com cerca de 200 metros. O território do Havaí também é um grande exemplo deste tipo de fenômeno.

 

Entretanto, na maioria das vezes, não é possível testemunhar essas erupções acontecerem, já que elas costumam ficar escondidas nas profundezas dos oceanos. Neste caso da região de Iwo To, sequer é possível medir quanto tempo vai durar a atividade vulcânica.

Foto: Youtube/ Asahi Shimbun Digital/ Reprodução

Inclusive, a evolução da erupção está intrigando os especialistas, que julgam ser necessário mais tempo para chegar a uma conclusão do que de fato está acontecendo e qual será o futuro desta nova ilha no Japão — que pode ter vida curta a depender do desenrolar dessa história.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano

    Projeto une arte em vidro para levar conscientização sobre mudanças climáticas às principais cidades do mundo

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves