Alerta para o final de semana: litoral norte de SP pode ter ondas de até 3 metros e ventos de até 75 km/h

Travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela corre o risco de ser afetada devido ao mau tempo; aviso da Marinha vale de sexta-feira (28) até domingo (30)

27/06/2024
Imagem ilustrativa / Envato

A chegada de uma frente fria levará ao litoral norte de São Paulo uma ressaca marítima com ventos fortes, de até 75 km/h, e ondas altas, que poderão chegar aos 3 metros de altura. O alerta foi emitido em nota pela Marinha do Brasil.

O aviso da entidade reforça que as condições adversas poderão se estender também para a faixa litorânea do Rio de Janeiro — tudo isso por conta da passagem de uma frente fria, que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias.

Imagem ilustrativa / Envato

Se está nos seus planos ir de São Sebastião à Ilhabela, melhor se atentar. Isso porque a travessia da balsa é suspensa quando a velocidade dos ventos ultrapassa 46 km/h, devido a um protocolo de segurança.

 

Em momentos como esse, podem ocorrer inundações e destruição de estruturas, portanto é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar. Passeios na orla — a pé ou de bicicleta — também não são recomendados.


Segundo o Climatempo (empresa brasileira de serviços de Meteorologia), a previsão para o sábado em São Sebastião é de “sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite”, com máxima de 22°C e mínima de 18°C. Já no domingo, faz mais frio, com máxima de 18°C e mínima de 16°C, sendo que deve chover o dia todo.

 

A Marinha do Brasil mantém todos os alertas de mau tempo em vigor por meio de seu site oficial.

Confira recomendações de segurança em caso de ressaca marítima

  • Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
  • Evitar a prática de esportes no mar;
  • Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

As dicas de segurança são do Centro de Operações Rio

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio com “asas gigantes” usa vento para economizar combustível no oceano

    Pyxis Ocean opera com velas rígidas de 37,5 metros desde 2023; tecnologia ajudou cargueiro de 229 metros a reduzir consumo durante viagens comerciais

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina