Alerta para o final de semana: litoral norte de SP pode ter ondas de até 3 metros e ventos de até 75 km/h

Travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela corre o risco de ser afetada devido ao mau tempo; aviso da Marinha vale de sexta-feira (28) até domingo (30)

27/06/2024
Imagem ilustrativa / Envato

A chegada de uma frente fria levará ao litoral norte de São Paulo uma ressaca marítima com ventos fortes, de até 75 km/h, e ondas altas, que poderão chegar aos 3 metros de altura. O alerta foi emitido em nota pela Marinha do Brasil.

O aviso da entidade reforça que as condições adversas poderão se estender também para a faixa litorânea do Rio de Janeiro — tudo isso por conta da passagem de uma frente fria, que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias.

Imagem ilustrativa / Envato

Se está nos seus planos ir de São Sebastião à Ilhabela, melhor se atentar. Isso porque a travessia da balsa é suspensa quando a velocidade dos ventos ultrapassa 46 km/h, devido a um protocolo de segurança.

 

Em momentos como esse, podem ocorrer inundações e destruição de estruturas, portanto é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar. Passeios na orla — a pé ou de bicicleta — também não são recomendados.


Segundo o Climatempo (empresa brasileira de serviços de Meteorologia), a previsão para o sábado em São Sebastião é de “sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite”, com máxima de 22°C e mínima de 18°C. Já no domingo, faz mais frio, com máxima de 18°C e mínima de 16°C, sendo que deve chover o dia todo.

 

A Marinha do Brasil mantém todos os alertas de mau tempo em vigor por meio de seu site oficial.

Confira recomendações de segurança em caso de ressaca marítima

  • Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
  • Evitar a prática de esportes no mar;
  • Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

As dicas de segurança são do Centro de Operações Rio

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Histórico barco de corrida vintage que já atingiu 167 km/h vai a leilão por valor milionário

    Famoso Miss America VIII foi construído em 1929 e chega repaginado com parelha de 1.860 hp para ser arrematado neste sábado (17)

    Você sabe por que usamos "nós" em vez de quilômetros na navegação?

    Para responder, é preciso fazer uma viagem ao passado até meados do século 17, quando nasceu um engenhoso aparelho chamado de "barquinha"

    Tubarões brincam? Estudo flagra predadores interagindo com brinquedos em aquário

    Experimento intrigou pesquisadores, dividiu opiniões e revelou comportamento inusitado desses animais

    Dois em um: conheça o barco que é movido por um jet e acomoda até seis pessoas

    Descrito como uma plataforma de extensão para motos aquáticas, o produto une a adrenalina do jet com a socialização da lancha

    Peixe raro visto apenas duas vezes em 2025 foi flagrado por mergulhador

    Conhecido como “rei-do-salmão”, ele vive nas profundezas do oceano, mas estava a apenas 4,6 metros abaixo da superfície quando foi visto