Alerta para o final de semana: litoral norte de SP pode ter ondas de até 3 metros e ventos de até 75 km/h
Travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela corre o risco de ser afetada devido ao mau tempo; aviso da Marinha vale de sexta-feira (28) até domingo (30)


A chegada de uma frente fria levará ao litoral norte de São Paulo uma ressaca marítima com ventos fortes, de até 75 km/h, e ondas altas, que poderão chegar aos 3 metros de altura. O alerta foi emitido em nota pela Marinha do Brasil.
Baleia arrasta barco de pescador no RJ após ficar presa em cabo; veja
Histórico: abertura das Olimpíadas terá delegações a bordo de 94 barcos no Rio Sena
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O aviso da entidade reforça que as condições adversas poderão se estender também para a faixa litorânea do Rio de Janeiro — tudo isso por conta da passagem de uma frente fria, que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias.


Se está nos seus planos ir de São Sebastião à Ilhabela, melhor se atentar. Isso porque a travessia da balsa é suspensa quando a velocidade dos ventos ultrapassa 46 km/h, devido a um protocolo de segurança.
Em momentos como esse, podem ocorrer inundações e destruição de estruturas, portanto é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar. Passeios na orla — a pé ou de bicicleta — também não são recomendados.
Segundo o Climatempo (empresa brasileira de serviços de Meteorologia), a previsão para o sábado em São Sebastião é de “sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite”, com máxima de 22°C e mínima de 18°C. Já no domingo, faz mais frio, com máxima de 18°C e mínima de 16°C, sendo que deve chover o dia todo.
A Marinha do Brasil mantém todos os alertas de mau tempo em vigor por meio de seu site oficial.
Confira recomendações de segurança em caso de ressaca marítima
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
- Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
As dicas de segurança são do Centro de Operações Rio
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Famoso Miss America VIII foi construído em 1929 e chega repaginado com parelha de 1.860 hp para ser arrematado neste sábado (17)
Para responder, é preciso fazer uma viagem ao passado até meados do século 17, quando nasceu um engenhoso aparelho chamado de "barquinha"
Experimento intrigou pesquisadores, dividiu opiniões e revelou comportamento inusitado desses animais
Descrito como uma plataforma de extensão para motos aquáticas, o produto une a adrenalina do jet com a socialização da lancha
Conhecido como “rei-do-salmão”, ele vive nas profundezas do oceano, mas estava a apenas 4,6 metros abaixo da superfície quando foi visto




