Equipe replicou barco de 4 mil anos com base em escritos sumérios de tábua exposta em museu
Uma equipe composta por arqueólogos, antropólogos e engenheiros resolveu usar escritos sumérios encontrados em antiga tábua de argila para replicar um barco da Idade do Bronze — cerca de 2100 anos a.C. A ideia não só deu certo, como conseguiu levar a embarcação para a água.
Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário
Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O material que norteou os especialistas é originário da cidade suméria de Girsu, construída pelos antigos sumérios, responsáveis pela invenção da escrita, dos primeiros códigos legais e detentora de muitos avanços tecnológicos, como a medição de tempo.


Através da espécie de “lista” dos materiais necessários para a construção da embarcação, com base em ilustrações do período e com a ajuda de construtores navais, a equipe saiu em busca de itens autênticos para a construção do barco milenar.


Esse, inclusive, foi um dos passos mais desafiadores enfrentados pelos especialistas, uma vez que a lista incluía materiais como fibra de palmeira, pelo de cabra, juncos, quatro tipos de madeira, couro, esteiras de folhas de palmeira e decks de nervuras de palmeira, óleo de linhaça, óleo de gergelim e betume.
O processo de construção
Para construir a embarcação de mais de 4 mil anos foram usadas ferramentas manuais, deixando de lado as técnicas modernas. O casco externo da embarcação levou nada menos que 15 toneladas de juncos encharcados e despojados de suas folhas, antes de serem esmagados e amarrados em longos feixes com corda feita de fibra de palmeira.
Nós projetamos o navio usando uma combinação de evidências textuais, iconográficas e arqueológicas da região– Peter Magee, diretor do Museu Nacional Zayed, em entrevista à Newsweek
O pelo de cabra, presente na “receita” para a construção da embarcação, foi usado para a fabricação da vela do barco, que alcançou 127 kg e exigiu uma força-tarefa de mais de 20 pessoas para içá-la. Outro número que chamou atenção no processo de construção foi o de tentativas para chegar ao betume perfeito para impermeabilização: mais de 100.


No final, tudo deu certo e, em uma viagem de cinco dias e 92 km pela costa de Abu Dhabi, o “Magan”, de 18 metros de comprimento, foi testado e aprovado pela equipe. “Quando rebocamos o barco do píer pela primeira vez, fomos muito cuidadosos. Não há pregos, parafusos, nem metal algum. Então, eu estava com medo de danificá-lo”, lembra Marwan Abdullah Al-Marzouqi, um dos capitães do navio.
Quando começamos a navegar, logo percebi que era uma estrutura muito forte. Fiquei surpreso com a forma como algo tão pesado conseguia se mover tão suavemente no mar– destacou Marwan
Agora armazenado em um hangar, o Magan aguarda a conclusão das obras do Museu Nacional Zayed, na Ilha Saadiyat, em Abu Dhabi, para em breve integrar o acervo da instituição. O intuito é levar aos visitantes a história marítima do Golfo Pérsico e as conexões culturais possibilitadas graças à navegação.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Maior evento náutico da Bahia movimenta a Baía de Todos-os-Santos dos dias 5 a 8 de novembro; Saiba o que esperar do salão
Salvador recebeu o 2º Fórum Náutico Internacional, realizado pela Associação Náutica da Bahia, com empresários, gestores públicos, especialistas e convidados de fora do país. A Baía de Todos-os-Santos é um dos maiores ativos náuticos do mundo, e ninguém na plateia precisava ser convencido disso. Ouvimos casos de sucesso, projetos de marinas, roteiros, regatas, oportunidades de investimento. Mas, quando chegou a minha vez de encerrar, preferi falar sobre o que ainda nos impede de transformar todo esse potencial em desenvolvimento de verdade.
O setor náutico brasileiro ainda não sabe se defender.
Um setor que conversa consigo mesmo
Somos estaleiros, marinas, garagens náuticas, clubes, escolas de vela, operadores de passeio, fornecedores, mecânicos, marinheiros, guias, pescadores esportivos, agências de turismo. Cada elo da cadeia tem sua associação, seu grupo de WhatsApp, sua pauta. E, enquanto conversamos entre nós, as decisões que definem o nosso futuro são tomadas em outros lugares, quase sempre sem a gente na mesa.
Pense em quantas instâncias de poder tocam a náutica. O licenciamento ambiental de uma marina. A alíquota de ICMS sobre a embarcação. As normas da Marinha. O plano diretor que define o uso da orla. O ordenamento de praias e acessos públicos à água. As linhas de crédito para o pequeno empreendedor. A formação de mão de obra. O saneamento. Câmaras municipais, assembleias legislativas, Congresso Nacional, conselhos, órgãos ambientais, ministérios. Em cada um desses espaços, alguém está falando sobre o nosso setor. A pergunta é: somos nós?
Na maioria das vezes, não. E quem não está na mesa costuma estar no cardápio.
[caption id="attachment_208270" align="alignnone" width="920"]

Advocacy não é palavrão
Por isso defendi, no encerramento do fórum, que o mercado náutico precisa se unir para construir um trabalho permanente de advocacy. Não se trata de lobby no sentido pejorativo, nem de defender o interesse de uma empresa isolada. É representação organizada: uma agenda comum, dados confiáveis, propostas técnicas e presença constante em todos os espaços onde se decide algo que afeta o setor.
Tenho visto de perto o que isso produz. Em São Paulo, o Fórum Náutico Paulista reúne voluntariamente empresários, gestores públicos e pesquisadores há quase duas décadas. Foi esse trabalho paciente, reunião após reunião, que ajudou a construir o plano de desenvolvimento do turismo náutico sustentável que virou programa de estado, o decreto de fomento ao setor, a nova regulamentação ambiental para estruturas náuticas e a agenda de redução de ICMS e de crédito para o setor. Nada disso caiu do céu. Aconteceu porque havia alguém, em nome do setor, sentado à mesa certa, com a proposta pronta.
Esse modelo precisa existir na Bahia, em cada estado com vocação náutica e, sobretudo, em escala nacional.
Explicar para quem não navega
O segundo ponto da minha fala é tão importante quanto o primeiro: precisamos de assessoria de imprensa e de comunicação profissional para o setor.
Para boa parte da população, a náutica ainda é "coisa de rico". Uma marina nova é vista como ameaça ao acesso à praia; um projeto de garagem náutica, como problema ambiental. E, quando não explicamos, alguém explica por nós, quase sempre mal.
Temos uma história poderosa para contar e não contamos. Um estudo do Fórum Náutico Paulista mostrou que a cadeia náutica de lazer movimentava cerca de R$ 5,3 bilhões por ano no estado de São Paulo e gerava mais de 27 mil empregos. E apenas 0,8% da população paulista usava embarcações de lazer, contra 5,3% no Reino Unido. Ou seja, o potencial de crescimento é enorme, e esse crescimento significa renda para o marinheiro, para o mecânico, para o laminador, para a cozinheira do restaurante da marina, para o operador de passeio caiçara que se formaliza.
Essa é a náutica que precisa chegar ao jornal, à TV, às redes sociais, à conversa de bar. O cidadão que entende que a cidade náutica gera emprego para o filho dele deixa de ser opositor e passa a ser aliado. E o político que percebe que a população apoia o setor passa a apoiá-lo também. Comunicação e advocacy andam juntas.
[caption id="attachment_206807" align="alignnone" width="920"]

Náutica precisa de água limpa
Não poderia falar de união do setor sem lembrar de uma bandeira que o Dr. Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista, repete há anos e que se tornou princípio do nosso trabalho: náutica precisa de água limpa.
É simples e é definitivo. Não existe turismo náutico, não existe marina, não existe regata, não existe mergulho, não existe passeio de barco em água poluída. O setor náutico é, por natureza, o maior interessado em rios, represas, baías e mares saudáveis. E é exatamente por isso que essa bandeira deveria estar no centro do nosso advocacy.
Quando o setor náutico se coloca como defensor do saneamento, da qualidade da água e da conservação dos ambientes aquáticos, ele inverte a narrativa. Deixa de ser visto como ameaça ambiental e passa a ser reconhecido como guardião da água. Um setor unido, que cobra investimento em saneamento nas mesmas instâncias em que discute tributo e licenciamento, ganha legitimidade para todo o resto da agenda.
O próximo passo é nosso
Saí da Bahia convencida de que o Brasil náutico tem tudo: costa, rios, represas, gente talentosa, empresas competentes, gestores públicos interessados. O que falta é organização. Falta transformar dezenas de vozes isoladas em uma voz coletiva, técnica e presente.
Fóruns como o da Bahia são o começo dessa conversa. O desafio agora é que ela não termine no encerramento do evento. Que vire rede, agenda comum, representação permanente e comunicação com a sociedade.
A pergunta que deixei para a plateia, e que deixo para você, leitor, é a do título: quem fala pela náutica? Enquanto a resposta for "cada um por si", seguiremos perdendo espaço. Quando a resposta for "todos nós", o setor finalmente vai ocupar o lugar que merece no desenvolvimento do país.
Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.Driving Change realiza sua 3ª edição com sete jovens velejadoras; Conheça a iniciativa!
Projeto lançado em Cannes promete casco esportivo, 1.500 hp de potência e fabricação limitada a 26 unidades
Colaboração estratégica reúne engenharia, design, condições comerciais exclusivas e experiências para clientes das duas marcas, e inclui uma edição especial da NX 44 Fly nas cores do Suassuna Design by Pininfarina




